Paraty: charme, cultura e belas paisagens em um destino para todas as estações

Troca de informações sobre Paraty.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Out 15, 2014 10:16 am
Imagem

Ao sul do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 260 quilômetros da capital, está localizada a bela cidade de Paraty, consagrada pelo The New York Times como o destino cultural mais rico da Costa Verde, entre o litoral carioca e paulista.

O belíssimo Centro Histórico da cidade foi redescoberto na década de 1950, tendo mantido a arquitetura colonial muito bem conservada. Uma volta pelas ruas, exclusivamente de pedestres, que formam o quadrilátero histórico de Paraty é como uma viagem no tempo.

Imagem

A vila

Casas e alguns sobrados, predominantemente brancas com detalhes de cores vibrantes nas portas e janelas dão um charme especial aos passeios pelo bairro. Outro detalhe é o pavimento pé-de-moleque, preservado desde os tempos de colônia, que convidam os turistas a embarcar no clima relaxante da cidade, já que salto não é uma escolha recomendável para explorar o destino.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um traço forte da história local é a herança deixada pelos mais de 200 alambiques que já funcionaram na região: por lá podem ser encontradas centenas de diferentes marcas de cachaça, nas suas mais diversas formas. Paraty já foi sinônimo de excelência em relação à origem da bebida e, hoje, continua forte em sua posição.

É difícil resistir às degustações de cachaça envelhecida, misturada com especiarias ou frutas, oferecidas pelas muitas boutiques quem vendem nada além de aguardente.

Imagem

Imagem

A cidade, que é inspiração para muitos artistas, é lar de diversos ateliês e galerias. Por lá, brasileiros e estrangeiros preparam e expõem sua arte e produtos que encantam os pedestres no Centro Histórico. Prova disso é a Feira Internacional de Literatura de Paraty (FLIP), que inseriu o Brasil no circuito internacional dos festivais de literatura e traz à cidade cerca de 200 eventos – entre shows, exposições, oficinas e outros - durante 5 dias.

Programa imperdível para quem quer conhecer um pouco mais da cultura e arte local, as paradas obrigatórias são a loja Grumixama e Casa de Cultura de Paraty.

A Grumixama (Rua da Matriz, 12), comandada pelas simpáticas amigas Débora e Lia, faz uma seleção meticulosa do melhor encontrado na região. Artigos de decoração, acessórios, alguns móveis e utensílios domésticos feitos por índios, artistas locais ou estrangeiros que adotaram a cidade são vendidos junto com um pouco da história que acompanha cada obra – cortesia das donas do local. Vale a pena para quem quer deixar a casa mais bonita, levar uma lembrança ou conhecer mais sobre a produção da cidade.

Imagem

Imagem

A Casa da Cultura apresenta a história e a vida da cidade litorânea, seu folclore e tradições religiosas. O espaço conta com exposições permanentes e temporárias, além de servir como local de eventos artísticos internacionais. Por lá conferimos um encontro internacional de desenhistas, com direito a festa, música e muita arte sendo feita ao vivo. Inusitado e super bacana!

Imagem

Imagem

Imagem

E não é só arte que os estrangeiros espalham pelo local, muitos dos novos residentes da cidade optaram por trazer um pouco do sabor local. Por lá, é possível encontrar o melhor culinária internacional. Na maior parte deles há apresentações musicais ao vivo durante o jantar, o que deixa o clima ainda mais gostoso.

Veja que charme a entrada da autêntica, e deliciosa, Creperia Le Castellet (Rua Dona Geralda, 44). Com um variado cardápio de crepes autênticos crepes franceses, o restaurante e padaria francesa são ideais para uma noite romântica a dois.

Imagem

Imagem

Onde comer

O que é bom fica ainda melhor quando se acrescenta uma pitada brasileira às referências internacionais. O melhor representante da cozinha contemporânea em Paraty é, sem dúvidas, o excelente e despretensioso Restaurante Bartholomeu e seu alter-ego Bartô, anexos à pousada de mesmo nome.

Imagem

Imagem

Onde se hospedar

As opções são muitas e nós indicamos a Pousada das Bromélias, um verdadeiro tesouro escondido a 15 minutos do centro de Paraty, reunindo o melhor da natureza, conforto, bom gosto e privacidade. Ideal para quem procura um cenário deslumbrante para recarregar as energias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Praias

Para os visitantes que encontrarem dias quentes e ensolarados, opções não faltam, cortesia da riqueza natural da cidade. Os maiores destaques na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu são: Trindade e Praia do Sono.

A Praia do Sono, como o nome já avisa, é perfeita para o descanso e tranquilidade após a trilha de 50 minutos, mas que não exige muito preparo físico. Além da maravilhosa e quase deserta praia, ainda se pode tomar banho de água doce no gostoso Rio do Sono, que deságua no mar. A apenas 20 minutos de caminhada, encontram-se cachoeiras, poços e piscinas naturais, com destaque para o Poço do Jacaré. Um dia reservado para explorar a Praia do Sono não tem preço e recarrega todas as energias dos visitantes.

Imagem

Imagem

E para fechar com chave de ouro, um dos destinos mais importantes de Paraty: Trindade, a 30 quilômetros do trevo de entrada, conta com diversas praias, como a Praia e Piscina do Cachadaço e a Praia do Cepilho, ambas de beleza indescritível. Ideal para escapar durante um fim de semana de paz absoluta.

Imagem

Imagem

Apesar de estar no litoral, Paraty é um destino ideal para todas as estações, seja para curtir o frio na vila com um bom vinho e conhecer um pouco da rica cultura da região ou para aproveitar essas praias exuberantes. Viagem simplesmente imperdível!

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Bianca Nassif.

E você, conhece Paraty? Foi à Casa da Cultura? Onde se hospedou? Gostou das praias? E da vila? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qua Out 15, 2014 10:58 am
Adoro Paraty! Com o verão chegando a água volta a ficar quente, ai é bem melhor para mergulhar! ;)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Out 15, 2014 11:58 am
Paraty é muito linda. Todas as vezes que fui para lá gostei tanto de andar pelas ruas históricas que praticamente não fui nas praias.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Out 15, 2014 12:07 pm
Poxa moro pertinho e não conheço esse paraíso!
Acho que devo programar minha ida para ontem né?! um charme a cidade!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Out 15, 2014 2:03 pm
Também gosto bastante de Paraty, bom pra relaxar.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
RobertaGiordano Mensagens: 194
Qua Out 15, 2014 2:53 pm
Paraty é um dos meus destinos favoritos ...Não me canso de ir !!! E de quebra, dá para aproveitar Trindade, que é outro paraíso!!

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Out 25, 2014 8:50 am
O que fazer em Paraty? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=526&t=9827" onclick="window.open(this.href);return false;

Adriana Mensagens: 2231
Dom Nov 02, 2014 11:12 am
Adoro Paraty, é um charme mesmo, bom para descansar, comer, ficar vendo as lojinhas, sair de barco, mergulhar.
Juliana, você tem que visitar mesmo.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Nov 11, 2014 11:17 am
Pousada das Bromélias: Um recanto na paz e exclusividade em Paraty http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=526&t=9945" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Paraty”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio