Destinos - Brasil
Região Sul
Foz do Iguaçu

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: Itaipu Binacional | Um passeio pela maior geradora de energia limpa e renovável do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jul 11, 2018 9:51 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17753
Administrador
Imagem

A Itaipu Binacional é um empreendimento ambicioso, que exigiu cooperação e acordo entre duas nações, demandou o trabalho de milhares de pessoas e se tornou um marco da engenharia moderna. Em 1974, tiveram início as obras, e em determinados momentos tivemos mais de 40.000 pessoas e 20.000 caminhões dedicados à construção desta que seria a maior hidrelétrica do planeta.

Foram necessários 8 anos até que a usina fosse inaugurada no ano de 1982, mas as obras somente pararam em 2007, quando entraram em operação as 2 últimas unidades geradoras, resultando em um total de 20. Atualmente, a Itaipu Binacional é responsável por quase 20% da demanda energética do Brasil e supri em torno de 85% das necessidades do Paraguai.

Um fato interessante é que a Hidrelétrica de 3 Gargantas, na China, apesar de possuir um maior potencial energético, não consegue explorá-lo em virtude de questões climáticas, razão pela qual a Itaipu Binacional continua sendo a maior geradora hidrelétrica do mundo.

Grande parte deste sucesso deve-se ao enorme lago criado, que ocupa uma área de 1.350 km2, e que possibilita explorar a capacidade máxima da usina durante praticamente todo o ano. Este lago, por sinal, demandou um grande esforço dos ambientalistas para que as espécies da fauna e flora fossem resgatadas e remanejadas antes do alagamento, tendo-se criados reservas para garantir a perpetuidade de todas as espécies afetadas.

Por mais que os números e a história impressionem, a verdadeira surpresa está em conhecer este local, repleto de superlativos e que encanta todos os visitantes. Tanto é assim, que desde sua inauguração, mais de 21 milhões de pessoas já passaram por aqui, e nós não poderíamos ficar de fora.

Como chegar à Itaipu Binacional

A usina está localizada a 12 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu e a forma mais cômoda de se chegar lá é de táxi ou Uber. Quem está de carro poderá deixá-lo no estacionamento localizado ao lado do Centro de Visitantes, ao custo de 20 reais a diária.

Quem quiser economizar pode optar pelas linhas de ônibus “Itaipu Dam", Conjunto C Norte” ou “Conjunto C Sul”, que partem do terminal central de Foz do Iguaçu. Já se você prefere não se preocupar com nada, uma boa opção é fechar uma excursão.

Quais os passeios disponíveis?

Existem duas opções para se conhecer a Itaipu Binacional: a vista panorâmica e o circuito especial. A vista panorâmica consiste em percorrer a usina a bordo de um ônibus panorâmico, com direito a uma parada no Mirante Central, de onde podemos admirar a grandiosidade deste incrível empreendimento. Na sequência é realizada uma visita ao Porto Kattamaram, que possui um bom restaurante, e de lá encerra-se o passeio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atualmente, este percurso custa 38 reais por adulto, e tem saídas a cada 20 minutos, com a primeira partida às 8:30 e a última às 16:45. O tempo varia, pois você pode descer em alguma das paradas e somente prosseguir no próximo ônibus, mas reserve em torno de uma hora e meia para completar o trajeto com calma.

Outra opção é o circuito especial, que também transita pelas áreas externas da usina, mas permite entrar no setor interno, inclusive próximo aos equipamentos de geração. É indicada principalmente para quem quer conhecer melhor o funcionamento e presenciar o trabalho desenvolvido no local.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O valor é de 82 reais por adulto, com saídas em horários predeterminados, sendo o primeiro às 08:30, e o último às 15:30. É essencial a utilização de calçados fechados e roupas com comprimento abaixo dos joelhos, sendo restrito aos maiores de 14 anos. O tempo deste passeio é de quase três horas.

Antes da visita, sugerimos consultar valores, horários e orientações atualizadas diretamente no site da Itaipu Binacional.

Vale a pena fazer o passeio?

O passeio é muito interessante e é difícil não se encantar com algo tão grandioso. No entanto, se você está com o tempo muito curto, sugerimos conhecer as Cataratas do Iguaçu dos lados brasileiro e argentino, mas tendo disponibilidade compensa, e muito, visitar a Itaipu Binacional.

Bom passeio!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional.

E você, conhece a Itaipu Binacional? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Re: Itaipu Binacional | Um passeio pela maior geradora de energia limpa e renovável do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qua Jul 11, 2018 3:27 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 9744
O circuito especial deve ser muito interessante. Já visitei a UHE de Paulo Afonso por dentro, mas nem se compara ao tamanho de Itaipu.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Título: Re: Itaipu Binacional | Um passeio pela maior geradora de energia limpa e renovável do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qui Jul 12, 2018 10:43 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 4951
Já fiz esse passeio e achei muito interessante! Não tinha ideia de várias coisas que aprendi a da grandiosidade de Itaipu!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Itaipu Binacional | Um passeio pela maior geradora de energia limpa e renovável do mundo
Mensagem não lidaEnviado: Qui Jul 12, 2018 4:32 pm 
Mensagens: 423
Visitei em 2016. Vale a visita. Uma obra monstruosa, que felizmente deu certo. Deve ter sito pela participação do Paraguai. Senão poderia estar inacabada até hoje, como alguns estádios da copa do mundo de 2014. :lol: :lol:


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Passeio de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes: como comprar ingressos pela internet

em Minas Gerais

Última mensagem Seg Jul 30, 2018 5:43 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Air France-KLM terá maior operação da história no Brasil

em Notícias

Última mensagem Ter Abr 24, 2018 10:08 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

1

En Gedi Nature Reserve: o maior oásis de Israel

em Israel

Última mensagem Dom Set 02, 2018 9:53 pm soares Ver última mensagem

 

2

O que fazer em Auckland | A maior cidade da Nova Zelândia

em Nova Zelândia

Última mensagem Qui Out 26, 2017 10:04 pm Fabio Ver última mensagem

 

8

Atrações novas de parques temáticos e aquáticos: o risco é maior?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Beach Park

Última mensagem Qua Jul 25, 2018 8:05 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

18

 

Destinos - Brasil
Região Sul
Foz do Iguaçu

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes