Foz do Iguaçu | Roteiro de 1 ou 2 dias para explorar a cidade e suas atrações

Troca de informações sobre Foz do Iguaçu.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jul 12, 2018 9:32 am
Imagem

O tempo ideal para conhecer todas as atrações de Foz do Iguaçu e seus arredores são 3 dias inteiros na região. No entanto, nem sempre dispomos desse tempo, por isso precisamos priorizar alguns locais, o que nem sempre é simples. Se você está com o tempo apertado, mas quer aproveitar ao máximo a viagem, vamos sugerir um roteiro relâmpago.

Leia também: 10 motivos para viajar para Foz do Iguaçu

1º dia em Foz do Iguaçu

Se você só tem disponível um único dia em Foz do Iguaçu, deverá priorizar as Cataratas do Iguaçu nos lados brasileiro e argentino. Veja que a visão e experiência mudam muito de uma margem para a outra, e exatamente por isso sugerimos que ambos os locais sejam explorados.

O primeiro passo é fechar com um taxista o trajeto desde o seu hotel até o Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Programe-se para sair em um horário que lhe permita estar lá às 08:00 e marque o retorno para as 11:30. Para o percurso sugerido, o custo deste primeiro táxi será entre 180 e 250 reais, dependendo do trajeto que você fechar, e pode levar até 4 passageiros.

Lembre-se de levar o passaporte, carteira de identidade emitida nos últimos 10 anos ou carteira de motorista (só é aceita neste posto de imigração que liga os dois países).

Chegando ao parque, compre os ingressos e siga direto para o trem que te levará até a trilha da Garganta do Diabo, a mais distante de todas. Adotando um ritmo mais rápido, 1 hora é suficiente para ir até a Garganta, ficar alguns minutos admirando sua beleza, e retornar para a estação de trem.

Pegue novamente o trem e desça na Estação Cataratas, onde deverá escolher entre o Circuito Superior e o Circuito Inferior, sendo que ambos demandam o mesmo tempo de visitação. Nós fizemos o Circuito Superior e não nos arrependemos, pois as vistas são maravilhosas, e o contato com a natureza fabuloso.

Caso tenha conseguido andar rápido, deverá estar de volta à estação das cataratas às 11h. Se o trem estiver na iminência de chegar, espere por ele, caso contrário encare os 10 minutos de caminhada pelo Sendero Verde até a estação central. Vá até a entrada do parque, pegue o táxi e peça para ele parar no Free Shop de Puerto Iguazu, onde você poderá dedicar entre 1 e 2 horas às compras.

Saia de lá, faça um lanche e vá direto para o Marco das 3 Fronteiras, que passou por uma grande reformulação nos últimos anos e hoje é uma das grandes atrações da cidade. Fique lá em torno de 30 minutos e siga para o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Neste momento, o relógio estará marcando entre 15h e 16h, então compre o ingresso, pegue o ônibus panorâmico e faça a trilha que leva até o mirante das Cataratas.

Todo o trajeto demanda em torno de 1h 30m, e se ainda estiver animado, pode sair à noite para jantar em um dos inúmeros restaurantes da cidade.

2º dia em Foz do Iguaçu

Caso você possa ficar 2 dias na cidade, faça o roteiro acima no 1º dia, e no seguinte programe-se para visitar a Itaipu Binacional na parte da manhã. O passeio panorâmico demora em torno de uma hora e meia, enquanto que o circuito especial, que permite o acesso às áreas internas, demanda quase três horas.

Após sair da Itaipu, passe no Templo Budista, que fica bem próximo e é tido como um dos mais belos do país. Dedique o período da tarde para explorar as lojas do Paraguai, lembrando-se de tomar cuidado redobrado com carteiras e celulares, bem como com os produtos, pois existem muitas cópias e falsificações. Caso não queira errar, opte pelas lojas maiores e tradicionais, pois mesmo sendo mais caras oferecem mercadorias de procedência.

Tem mais dias em Foz do Iguaçu?

Dispondo de mais tempo na região, é possível fazer a programação acima com mais calma, dedicando, por exemplo, 1 dia inteiro às Cataratas na Argentina. Também é possível ir no Parque das Aves, fazer um passeio de helicóptero, um tour de barco na represa de Itaipu, café da manhã no Belmond Hotel das Cataratas e city tour na Argentina.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Foz de Iguaçu

Como ir para Foz do Iguaçu?

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar à Foz do Iguaçu com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Cidade Maravilhosa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos direto são de Congonhas (SP), Curitiba (CWB), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU).

Leia também: Como é o Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU)

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional.

E você, conhece Foz do Iguaçu? Ficou quantos dias na cidade? Tem dicas de roteiros? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jul 12, 2018 10:36 am
Eu ficaria pelo menos 3 noites em Foz. Mas se tiver pouco tempo, em 2 dias da para conhecer!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jul 12, 2018 1:04 pm
Destino incrível, mesmo para quem tem pouco tempo para aproveitar.

soares Mensagens: 504
Sex Jul 13, 2018 9:09 pm
O passeio vale a pena. Já as compras no Paraguai, há controvérsia.
Estive lá em 2016, por uma semana. Tudo que comprei de eletrônico deu problema. E olha que só comprei nas lojas mais recomendadas pagando mais caro!
Até uma calculadora financeira HP12C deu pau!

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Jun 24, 2019 9:45 am
Comentário em nosso Telegram:
Fiz essa viagem em junho do ano passado, paguei as 5 diárias, mas na prática tive o mesmo tempo que vc. Foi muito corrido pra ver os maiores pontos turísticos, então, aconselho vc aproveitar ao máximo. Algumas dicas com base na minha experiência:

=> Um dia para as cataratas Brasil + parque das aves (não deixa de ir neste, vc entra no viveiro das araras e ele fica em frente ao parque das cataratas do Brasil)

=> Marco das três fronteiras: bom de ir a noite é que tem shows com tango e iluminação que dá um toque bem diferenciado ao lugar, porém, visão diminuída do rio e dos outros países. Vc poderia ir logo no primeiro dia que chegar, já que pelo que li vai ser à tarde. Se quiser repeti-lo durante o dia, também é válido, mas não sei se vai compensar, visto que é pago

=> Mesquita + templo budista: únicos passeios que são gratuitos a entrada e particularmente acho bacana caso te interesse estes temas. Na mesquita há apresentação da religião por praticantes e eles respondem dúvidas dos turistas. Em nenhum dos dois lugares é permitida a entrada total nos templos e vestimenta adequada são exigidas. Dependendo do horário da sua volta, dá pra fazer de manhã os dois lugares.

=> Parque argentino: é enorme e vai um dia inteiro só pra ele e exige bastante caminhada. A sugestão dos guias é a visão acima das águas, lateral e baixa, por isso se anda tanto. Fiz o passeio do macuco no lado argentino, paguei em torno de 160,00. No Brasil era 215,00. Recomendo comprar pesos por garantia, eles aceitam o real apesar de negarem de início, mas em caso de troco é em pesos. No centro de Foz tem uma casa de câmbio num shopinho, consegui por uma boa taxa. Há uma taxa de turismo nas cataratas do lado argentino que na época era de 5,00 reais por pessoa e podia ser paga na nossa moeda.

=> Se tiver tempo, o Duty Free é uma opção de compras, alguns itens chegam a ser mais em conta que no Paraguai. Particularmente não achei que nenhum dos dois valia realmente a pena na maior parte dos produtos. Na época, a CVC fazia ida-volta do hotel de graça (eles ganham comissão das compras) dentro de um período específico (buscava às 18h e voltava pontualmente às 21h, eles não esperam)

=> Itaipu: linda, maravilhosa e com visita guiada. Até a penúltima turma de visitantes era permitido ver turbinas trabalhando na parte interna. Para a última turma de visita no dia não era permitido ver. Eu não vi

=> Há passeios como City Tour Porto Iguaçu e Ice Bar. Sinceramente acredito que Porto Iguaçu foi bom em épocas passadas. Vi uma vila escura, poucos itens na feira e pouca opção de alimentação na época que eu fui. Ice Bar: 15 à 30 min dentro de um bar de gelo, consumo open.

=> Cataratas, aves, Itaipu, marco das três fronteiras têm entradas pagas

=> Não aconselho ir para o Paraguai no próprio carro ou no alugado. Passa no centro de Foz com frequência um ônibus que a passagem custava 6,00 e cruza a ponte. Há a possibilidade de vistoria da PF na volta, não fizeram quando eu fui

=> Há outras opções de passeios na cidade (polo gastronômico, passeio de barco no rio Itaipu, mas não deu tempo de pensar em fazer.

=> Em junho passado o tempo estava frio da peste manhã/noite e calor do saara durante o dia. Deu pra aproveitar bem. Em janeiro é bem calor

=> Viajei sozinha e achei Foz muito segura, andei a noite com tranquilidade pelo centro. A vila de Porto Iguaçu também é de boa. No Paraguai, aconselho tomar cuidado, mas sinceramente não vi nada de violência. Tenho celular da Vivo que mesmo com roaming ativo não pegou no Paraguai, Claro pega de boa.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Fev 01, 2020 6:23 pm
Comentário em nosso WhatsApp:
Cheguei e Foz na quinta-feira, passei 7 dias inteiros lá.
Fiz a maioria dos passeios de ônibus e alguns poucos de Uber.
Os passeios pagos não são baratinhos, mas super vale.
Fui ao Paraguai e Argentina também.
Os passeios que fiz foram:
Itaipu panorâmico, templo budista, Mesquita e doceria árabe (todos no mesmo dia)
Mesquita e templo budista são gratuitos, na mesquita é necessário observar a vestimenta e agendar com antecedência, pode agendar na hora em um número de telefone que tem escrito lá no portão)
No dia das cataratas brasileiras, fiz também macuco safari (amei) e parque das aves.
Fui um dia só Paraguai
Um dia na missão jesuíta San Ignácio Miní na Argentina
Um dia nas cataratas lado argentino e na feirinha (recomendo o Kioske da Miriam, com picanha delícia, cerveja gelada, empanadas maravilhosas e um precinho ótimo)
Leve comida e água nas cataratas argentinas, lá você anda muito e a logística do trenzinho não é muito boa
Também fui ao duty Free Argentina
Fiz também Marco das três fronteiras (sinal de celular zero lá, tem que usar o wi-fi deles para pedir o Uber)
O passeio de kattamaram com jantar para ver o pôr do sol também é legal, apesar do buffet não ser nada excepcional pelo preço cobrado.
Ainda tinha mais coisas que poderia ter feito, mas como falei os passeios não são baratos, então, é preciso priorizar o que mais te agrada.
Espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida pode perguntar que tentarei responder, se souber.





Booking.com

Voltar para “Foz do Iguaçu”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio