Como se locomover em Foz do Iguaçu | Táxi, Uber, carro alugado, ônibus ou excursão?

Troca de informações sobre Foz do Iguaçu.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Jul 16, 2018 9:30 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/Cataratas7.jpg]As Cataratas do Iguaçu estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza[/pic]

Foz do Iguaçu não é uma cidade grande, mas cria alguns desafios logísticos para o turista na medida em que suas atrações são distantes entre si, e também pelo fato de fazer fronteira com a Argentina e o Paraguai. A melhor forma de se locomover na cidade vai depender de três quesitos principais: comodidade, custo e tempo disponível.

Vamos lhe ajudar com algumas informações para que na próxima viagem a Foz do Iguaçu você consiga escolher o meio de transporte, que melhor atenda às suas necessidades.

1. Táxi

Existe uma boa oferta de táxis na cidade, mas os custos são elevados pelo fato das atrações serem distantes entre si. Outro problema é que em caso de deslocamento até a Argentina e o Paraguai, dificilmente se encontrará um táxi brasileiro para o retorno, sendo necessário utilizar um táxi local. Apesar da grande maioria aceitar reais, pode haver alguma dificuldade quanto ao troco e/ou conversão.

A principal vantagem é a agilidade que se ganha, pois em poucos minutos se chega ao destino, seja ele no Brasil ou em algum dos países próximos. Para quem ficará pouco tempo na cidade, e visitará vários lugares em um único dia, pode ser interessante fechar um pacote com o taxista, de forma que fique todo o tempo à sua disposição.

O táxi é para quem quer muita comodidade, está disposto a pagar mais caro e não tem muito tempo disponível.

2. Uber

É bem mais barato do que o táxi, podendo chegar a uma economia de 50% em determinados trechos, mas a oferta de carros na cidade ainda não atende à demanda, principalmente nos períodos de média e alta temporada e nos horários de pico. Com isso, pode-se aguardar muito até a chegada do carro ou ser obrigado a pagar tarifa dinâmica.

Em nossa recente viagem fizemos algumas simulações, e em alguns momentos havia apenas um carro disponível, e mesmo assim se encontrava a 20 minutos de distância.

Outro ponto a ser considerado é que os motoristas da cidade informaram que o Uber não pode atravessar a fronteira (aparentemente deve-se a problemas de regulamentação nos países vizinhos) e quem arrisca pode enfrentar problemas durante os trâmites de imigração.

O Uber é ideal para quem quer muita comodidade, não quer pagar caro e tem um pouco de tempo disponível.

3. Carro alugado

Uma ótima forma de conciliar um custo razoável com rapidez até as atrações. No geral, o trânsito em Foz do Iguaçu e na Argentina são tranquilos, sendo relativamente fácil estacionar próximo das atrações.

Já no Paraguai, o tráfego é intenso, sendo que muitos motoristas e motos não respeitam as placas e normas de direção, o que pode causar estresse no motorista não acostumado. Achar uma vaga também pode ser um desafio em horários de maior movimento.

O carro é para quem quer comodidade, não quer pagar caro e tem um pouco de tempo disponível.

4. Ônibus

Sem dúvida, a forma mais barata de se locomover, mas também a mais demorada e que pode demandar algumas caminhadas. A malha pública que atende a cidade é ampla e chega a maioria das atrações ou próximo a elas. E tudo isso por uma fração do preço que se pagaria em um táxi.

Por outro lado, é necessária ter paciência para aguardar o ônibus e depois chegar ao seu destino. Inclusive, dependendo da origem e o destino, pode ser necessário utilizar mais de uma linha, tornando o trajeto ainda mais demorado.

O ônibus é ideal para quem não faz questão de comodidade, quer pagar barato e tem muito tempo disponível.

5. Excursão

Existem diversos receptivos na cidade, que organizam passeios diariamente para as principais atrações de Foz do Iguaçu e arredores. O preço não é tão barato quanto o ônibus, mas bem mais barato do que o táxi.

O principal problema é que você ficará refém dos horários fixados pela excursão, não podendo dedicar mais tempo em um local que gostou, e nem ir embora mais cedo de outro que não tenha lhe agradado.

É importante também fazer as contas quando se está viajando em grupos de 3 ou 4 pessoas, pois pode acontecer de a excursão, cobrada por pessoa, ter o mesmo preço, ou ser mais cara, do que o transporte de Uber ou até mesmo táxi.

A excursão é ideal para quem quer um pouco de comodidade, não quer pagar muito caro e tem tempo disponível.

Como ir para Foz do Iguaçu?

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Foz do Iguaçu com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Cidade Maravilhosa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos direto são de Congonhas (SP), Curitiba (CWB), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU).

Leia também: Como é o Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU)

Boa viagem!

Texto e foto: Hugo Medeiros.

E você, conhece Foz do Iguaçu? Como se locomoveu na cidade? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 16, 2018 10:16 am
Eu me locomovi de Táxi e Uber. Quando fui para o lado da Argentina fechei um valor fixo com um taxista!

soares Mensagens: 504
Ter Jul 17, 2018 10:04 pm
Quando fomos em 2016, estávamos em um grupo de 15 pessoas (entre adultos e crianças). Então contratamos uma VAN, que ficou disponível para o grupo por todo o período da viajem (8 dias).

Rgleyson Mensagens: 161
Ter Mar 26, 2019 11:30 pm
Juliana, você acha que o valor que pagou de Uber e Taxi privativo ficaram mais barato que alugar um carro, contando uma diária média de R$110 com carta verde?

calheira Mensagens: 481
Qua Mar 27, 2019 9:48 am
Em termos de conveniência e custo, optei por alugar carro. Só ir para o Paraguai que não indico ir de carro, melhor, não indico ir ao Paraguai.





Booking.com

Voltar para “Foz do Iguaçu”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio