Uso do Uber e 99 em Foz do Iguaçu

Troca de informações sobre Foz do Iguaçu.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 31, 2019 8:53 am
Imagem

Quando viajei para Foz do Iguaçu, meu objetivo maior era um só: levar meu filho de 5 anos para curtir o Mabu Thermas Grand Resort. Escolhi esse hotel por ter uma excelente área de lazer, com águas termais, um parque aquático ao lado, e ainda oferecer o sistema de meia-pensão ou pensão completa (não oferecem o all-inclusive). Claro que, uma vez na cidade, também iria querer conhecer algumas das suas atrações turísticas, mas no quesito localização o que me importou foi o hotel, e não a localização em si.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Foz de Iguaçu

Voei com a GOL Linhas Aéreas e chegando ao aeroporto, ainda na esteira, fui verificar a disponibilidade e o preço do Uber e 99. Vi o preço de R$ 12,00 no 99 e de R$ 14,00 no Uber. Excelente, certo? No mesmo trajeto, as informações que recebi é de que o táxi custa entre R$ 30,00 e R$ 40,00. Quando estava na área de desembarque, o 99 entrou em dinâmica, e subiu para R$ 14,00. Em mais ou menos 5 minutos o motorista chegou. No Uber, o carro não foi confirmado nesse tempo, então cancelei a solicitação quando o motorista do 99 chegou.

Leia também: Como se locomover em Foz do Iguaçu | Táxi, Uber, carro alugado, ônibus ou excursão?

Conversando com o motorista (a maioria trabalha com os dois apps, para maximizar os passageiros transportados), ele me disse que não há dificuldades no uso dos apps na cidade, pois são muitos carros. Ele informou que no passado (em 2018) sim, havia problemas de disponibilidade, mas que atualmente é relativamente rápido. Ele citou ainda que o preço do táxi chega a ser o dobro ou o triplo do que de uma corrida com aplicativo. Vale ressaltar que os aplicativos são regulamentados no Paraná e operam legalmente.

O motorista também me informou que outros motoristas do Uber e 99 ficam no desembarque, abordando os passageiros, com o aplicativo desligado, e dizendo que leva eles até o local desejado pelo mesmo valor mostrado no app. Isso é malandragem, pois assim o motorista recebe em dinheiro, e ganha mais ao não precisar pagar comissão para os aplicativos. Aceitar isso prejudica a todos, então recomendo não aceitar de maneira nenhuma.

Leia também: 10 motivos para viajar para Foz do Iguaçu

Todas as vezes que precisei me locomover, dei preferência para o 99, pois é mais barato e é o que eu uso mais no Rio de Janeiro, onde moro. Como os motoristas são os mesmos do uberX, não vejo motivos para usar o Uber, exceto se o valor foi igual ou próximo, ou se o carro do 99 estiver demorando muito.

Vale destacar que nenhum motorista me deu seu cartão pessoal, para tentar realizar corridas e passeios por fora, isso aconteceu com frequência em Penha, Balneário Camboriú e Itajaí.

Quanto custam os deslocamentos?

Você quer provavelmente saber isso, então eu separei o valor com o 99 de alguns deles:
- Do Aeroporto de Foz do Iguaçu até o Mabu Resort: R$ 12,00;
- Do Aeroporto de Foz do Iguaçu até um hotel no centro da cidade: R$ 20,00;
- Do Mabu Resort até o Parque Nacional das Cataratas: R$ 18,00;
- Do Mabu Resort até o Parque das Aves: R$ 18,00;
- Do Mabu Resort até o Marco das Três Fronteiras: R$ 12,00;
- Do Mabu Resort até o Dreamland: R$ 10,00.

Leia também: Foz do Iguaçu | A cidade de uma das Sete Maravilhas da Natureza

Os preços acima foram calculados sem a tarifa dinâmica, então use como referência apenas. Com a tarifa dinâmica, os valores não aumentam tanto. Usando o Uber, espere valores entre R$ 2,00 e R$ 8,00 mais caro, normalmente.

É possível cruzar a fronteira de Uber ou 99?

Não é possível. Pelos aplicativos, não é permitido cruzar a fronteira. Você até pode cruzar, mas terá que negociar por fora com o motorista, se ele aceitar.

Leia também: Foz do Iguaçu | 3 países na mesma viagem | Brasil, Argentina e Paraguai

Como ir para Foz do Iguaçu?

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Foz do Iguaçu com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Cidade Maravilhosa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos direto são de Congonhas (SP), Curitiba (CWB), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU).

Leia também: Como é o Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU)

Conclusão

Se você está indo para a região, e não quer alugar um carro, vai conseguir se locomover bem com o Uber ou o 99. Talvez, em algumas situações, precisará esperar um pouco mais, então a minha dica é já ir pedindo o carro antes de estar realmente pronto, para a espera ser menor. Em último caso, você sempre pode pegar um táxi, que tem grande disponibilidade na cidade. Acho também que, dependendo do estilo da viagem, vai sair bem mais barato se locomover usando os aplicativos ao invés de pagar pelas diárias do carro, seguro, estacionamentos e combustível.

Boa viagem!

O Falando de Viagem viajou a convite da GOL Linhas Aéreas e Mabu Thermas Grand Resort

E você, já usou o Uber ou 99 em Foz do Iguaçu? Achou fácil ou teve problemas? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

rogeriocardoso Mensagens: 455
Qua Jul 31, 2019 9:14 am
Realmente a chegada dos aplicativos de transporte barateou muito o descolamento em Foz do Iguaçu.

Outra coisa bacana de Foz, para quem gosta de viajar ao estilo mais mochileiro, é que o transporte público chega a todos os pontos turísticos e aeroporto, inclusive Argentina e Paraguai. O site da prefeitura de Foz detalha os horários, e no Terminal Terrestre Urbano (TTU) as linhas com destinos turísticos são evidenciadas. Além disso, pode-se pagar nas três moedas (real, peso e guarani) o que facilita desovar os trocados das visitas aos países vizinhos.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jul 31, 2019 12:52 pm
Para atravessar a fronteira o melhor é negociar com um taxista local.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Ago 04, 2019 2:44 pm
Nossa, bem barato. Tá parecendo que alugar carro não compensa (posso tá enganada).

RafaelTrops Mensagens: 59
Ter Ago 06, 2019 11:21 am
Olha eu fui em Janeiro para lá e minha experiencia foi bem ruim com Uber e 99. Ainda faltam sim carros, chegou ao cumulo um dia de sair de uma pizzaria meia noite e depois de 40 minutos tentando simplesmente ter ido embora de taxi pq ninguém aceitava a corrida. Parece que corridas mais rapidas do centro de 8 a 15 reais os motoristas simplesmente ignoram. Além disso se vc vai do centro para o parque nacional por exemplo o preço varia exorbitantemente de um horário para o outro (fui pagando cerca de 25 reais e voltei pagando 85 na mesma distância). A lugares como o marco das tres fronteiras dependendo da condição do tempo vc não tem acesso nenhum a internet movel ai não consegue chamar nada..

E ponto na ponta do lapis: cerca de 100 reais ida e volta pras cataratas + descolamento por restaurantes + marco tres fronteiras + possibilidade de ir ao paraguai e ainda para a argentina.. não fica tão mais caro assim alugar um carro e a pratificade me parece muito maior. É o que pretendo fazer quando retornar para lá.. uber não rola..

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 06, 2019 11:35 am
Só lembrando que os motoristas da Uber não conseguem ver para onde você está indo. Já os motoristas da 99 conseguem ver o destino.





Booking.com

Voltar para “Foz do Iguaçu”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio