Sri Lanka: um país de muitas etnias e religiões

Troca de informações sobre o Sri Lanka.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Jan 04, 2015 9:28 am
Imagem

Uma ilha banhada pelo oceano Índico, com área em torno de 66 mil quilômetros quadrados, chegando a quase 23 milhões de habitantes, o Sri Lanka se encontra no extremo sul do subcontinente indiano - Ásia Meridional, e embora seja bem próximo à Índia e seu povo com fisionomias semelhantes, possui características distintas principalmente ao se tratar de costumes e arquitetura, isso devido aos longos anos que tiveram de colonização europeia, quando foram dominados pelos portugueses, em seguida holandeses e por último ingleses, ganhando sua independência somente em 4 de fevereiro de 1948.

Com um povo extremamente religioso, onde o budismo atinge 70% de sua população com adeptos, seguido do hinduísmo com 14%, dos muçulmanos com 8% e de cristãos e outras religiões com também 8%, esse conjunto apresenta um mundo espiritualizado e com uma composição mista de culturas, que aliás influencia inclusive na arquitetura, fazendo o visitante lembrar de várias partes do mundo em um só lugar, - aonde até mesmo suas comidas típicas se perdem na origem, apesar do curry ser um tempero tão marcante que é um pouco difícil encontrar alimentos sem o toque desse sabor.

Há muitos lugares belos que proporcionam desde paradisíacas praias de águas claras e clima agradável, como Yala, Galle e Bentota, em seu litoral sul, - até regiões montanhosas com elevadas altitudes e temperaturas mais baixas, como em Nuwara Eliya, onde se chega a 2.500 metros acima do nível do mar. Região que também possui extensas plantações e fábricas de chá, sendo ela responsável pelo país ser o maior produtor mundial dessa bebida. Isso sem esquecer dos parques de ruínas que há espalhados.

Suas cidades são relativamente limpas, como Colombo e a charmosa Kandy - as mais visitadas, - sendo possível nelas até mesmo encontrar lugares com coleta seletiva de lixo. E sim, o país é bem pobre, por alguns lugares e por suas estradas se vê muita miséria, mas nada tão impactante para quem está acostumado com o interior do nordeste brasileiro, uma vez que os cenários são bem semelhantes.

Difícil descrever exatamente como é o Sri Lanka. O destino parece um pouco de tudo. Se mistura tanto culturalmente como em sua arquitetura, com muitos templos (sendo a maioria budista), igrejas, prédios modernos e coloniais, estátuas budistas e hinduístas por diversos lugares. Até mesmo pelas estradas se vê pequenos templos onde seu povo carinhosamente faz reverências. Talvez seja um país ainda com muitos problemas políticos, mas certamente ao se tratar de religiões eles convivem bem pacificamente. Já as pessoas são quase um caso a parte de tão carismáticas e alegres, conquistando seus visitantes com gentileza e uma alegria estampada na cara. Eles sorriem com os olhos e é muito fácil querer retribuir com outro sorriso.

Esses muitos templos budistas e estátuas de Budas estão por todos os cantos. Para quem deseja tirar fotos vale lembrar que não é permitido tirá-las com o corpo de costas para os Budas, pois é considerado uma grande ofensa. Com destaque especial ao Templo Dourado de Dambulla, perto da cidade de Kandy, um espaço enorme onde se sobe uma escadaria até chegar a 5 grutas com muitas estátuas de Budas em seu interior, - um lugar que já faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e mesmo os não religiosos se sentirão energizados, não somente pelo lugar, mas também pela admiração que se vê o povo em adoração as imagens, algo indescritivelmente encantador.

Terra do renomado arquiteto Geoffrey Bawa, as principais línguas do Sri Lanka são o cingalês e o tâmil, sendo o inglês a terceira mais falada, já que é fundamental para a comunicação universal. E para quem deseja fazer compras, há diversos lugares baratos, mas com um comércio bem estressante, lembrando o mundo árabe, onde eles querem te vender tudo e você nunca tem certeza se o preço que está pagando é coerente ao que está levando. Então para quem não quer ter esse tipo de aborrecimento, prefira comprar nas grandes lojas e nas lojinhas dos museus ou templos que for visitar. A moeda oficial é a Rupia, sendo aconselhável o câmbio quando se chega ao país, pois mesmo em muitos lugares aceitando o dólar como pagamento, as lojas de redes, por exemplo, só aceitam a moeda local.

Os lugares mais procurados possuem pequenos aeroportos. Há ferrovias em determinados trechos e rodovias com boa pavimentação (mão inglesa), porém muitas estreitas, sem acostamentos e sem pistas duplicadas no mesmo sentido.

E o mais surpreendente e diferente? Essa parte fica com os elefantes que são vistos pelas estradas, em parques preservados (como no Parque Nacional de Yala) e no Orfanato de Elefantes em Pinnawala, que se encontra a aproximadamente 90 quilômetros da cidade de Colombo e é um dos lugares mais visitados do país. Também se vê muitos macacos por diversas regiões e é preciso tomar um pouco de cuidado, pois eles podem machucar os turistas que se aproximam demais.

Um verdadeiro destino exótico, que fica ainda mais atraente quando se aproveita a estada para conhecer as tão desejadas Ilhas Maldivas, que ficam a menos de 1 hora de avião e se pode além de aproveitar os maravilhosos hotéis com bangalôs sobre a água, se impressionar com a rica biodiversidade marinha que todo aquele deslumbrante fundo do mar oferece.

Vamos conhecer um pouquinho desse surpreendente país através de fotos?

Imagem
Estátua gigante de Buda na cidade de Colombo.

Imagem

Imagem
Monumento da Independência.

Imagem

Imagem
Mesquita Mulçumana na cidade de Colombo.

Imagem
Templo hinduísta na estrada.

Imagem
Pinnwala, onde os elefantes em determinados horários ficam se banhando no rio. E onde fica o Orfanato dos elefantes.

Imagem

Imagem
Estradas com plantações de arroz - Campos alagados.

Imagem
Templo Dourado de Dambulla.

Imagem

Imagem
Interior dos templos.

Imagem

Imagem
A fé dos seguidores do budismo.

Imagem
Polonnaruwa - as ruínas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Há muitos macacos em diversas partes do Sri Lanka.

Imagem
SIGIRIYA.

Imagem

Imagem

Imagem
A charmosa cidade de Kandy.

Imagem
Um dos muitos templos pequenos que existem pelo Sri Lanka.

Imagem
Região montanhosa e de plantações de chá - Nuwara Eliya.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Parque Nacional Yala.

Imagem
Safari no Parque Nacional Yala.

Imagem
As praias da costa sul com muitos coqueiros.

Imagem
Galle.

Imagem

Imagem
Pescador em cima de uma estaca no mar pescando seu peixe com vaga sem anzol..

Imagem
Vista para a praia do hotel Vivanta by Taj, em Bentota.

Imagem
Tuk Tuks – os muitos táxis encontrados por todo o país.

Imagem
As muitas especiarias que o país oferece.

Imagem
Apresentação de dança típica do país.

Muitos Sri Lanqueses são auspiciosos e se casam de acordo com a astrologia, em dias e horários exatos, sendo possível ver casamentos realizados às 6 horas da manhã, por exemplo.

Imagem

Imagem
A simpatia das pequenas Sri Lanquesas.

Como chegar ao país? Isso é mais fácil do que você imagina, pois a Etihad Airways oferece voos diários saindo de São Paulo rumo ao Sri Lanka, com apenas uma escala em Abu Dhabi. São 14 horas de viagem até Abu Dhabi e depois de uma rápida conexão, se leva mais 4 horas para chegar até Colombo, no Sri Lanka.

Você pode aproveitar a luxuosa Classe Executiva, que oferece um serviço exclusivo desde a sua casa, passando pelo aeroporto e terminando no assento com reclinação total e atenção o tempo todo dos comissários de bordo. Impossível não fazer uma boa viagem!

Deixamos o Sri Lanka bem surpreendidos com a quantidade de opções que ele oferece e com uma enorme gratidão pela oportunidade de poder conhecer e vivenciar um pouco desse lugar tão místico, tão espiritualizado, com um povo muito acolhedor e carismático, nos dando a certeza de que ele merece ainda receber muitos turistas, que poderão explorar bastante cada cantinho mágico que o destino oferece. É uma viagem que pode ser feita tanto voltada para a parte religiosa, como cultural, de aventura, de descanso ou até mesmo romântica, para casais em lua de mel.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, conhece o Sri Lanka? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jan 04, 2015 12:27 pm
Que lugar exótico e diferente!

Nunca pensei em ir ao Sri Lanka mas acho que isso vai mudar.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 04, 2015 12:37 pm
Cultura no Sri Lanka e praia nas Maldivas. Adorei a combinação! E ainda dá para conhecer Abu Dhabi, que é incrível.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Jan 05, 2015 12:06 am
Que viagem legal, Patricia.
Há certos lugares que ouvimos falar mas não fazemos ideia de como é. O Sri Lanka era um desses lugares pra mim. Bacana poder conhecer através dessa matéria e fotos :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Seg Jan 05, 2015 1:01 am
Eu já tinha vontade de visitar o país e com essa matéria do FDV ainda mais. O problema é que nunca lançam promoções para este destino.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Jan 05, 2015 7:28 am
Olá JLito,

Talvez haja em 2015. O destino está trabalhando no mercado brasileiro :)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jan 05, 2015 8:11 am
Adorei o relato e as fotos. Sem dúvida um lugar surpreendente.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jan 05, 2015 8:38 am
Uma viagem para um destino como esse é um "banho" de cultura! Adorei conhecer um pouco mais pois sabia muito pouco sobre lá e realmente juntando com outros destinos próximos como Maldivas, Emirados Árabes ou até mesmo Índia pode ser ótimo e um roteiro bem atraente!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jan 06, 2015 1:42 pm
Como são as praias? Água quentinha? Tem muitas pessoas?

Patricia Mensagens: 2384
Ter Jan 06, 2015 1:46 pm
Beatriz, eu não vi muitas pessoas nas praias não... elas são lindas e águas mornas! Bem do tipo que eu adoro.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Sri Lanka”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio