Como qualquer destino de praia, naturalmente a alta temporada em Arraial do Cabo é o verão. Mas será que esta é a única estação possível para curtir o Caribe brasileiro? Felizmente, a resposta é não. A grande dica é que no Rio de Janeiro faz calor o ano inteiro, então é sim possível conhecer o destino no inverno, aproveitando preços consideravelmente mais baixos e praias mais vazias. Se você quer aproveitar a baixíssima temporada, vá em dias da semana no inverno. Portanto, inversamente proporcional estão os fins de semana de verão como altíssima temporada.
Um aspecto especial de viajar para Arraial no inverno é a temporada de baleias. Isso mesmo, de junho até o início de setembro milhares de baleias da espécie Jubarte passam pelas águas de Arraial como parte do ciclo reprodutivo. Este é definitivamente um grande atrativo que movimenta a baixa temporada. Você pode tentar a sorte de encontrar baleias durante o passeio de barco e vivenciar este fenômeno incrível.
O lado negativo
Como nada é perfeito, há sim alguns pontos negativos de visitar Arraial na baixa temporada. Como o sol não fica tão intenso e brilhante no inverno, a luz reflete menos na água e ela fica um pouco menos caribenha. Isso resulta em um visual menos impressionante e também na visibilidade para snorkel e mergulho um pouco prejudicada - já que quanto mais cristalina a água, melhor.
O mais importante a se observar ao escolher uma data no inverno para conhecer Arraial não é a temperatura (que costuma estar sempre amena), e sim os ventos, já que eles sim afetam diretamente na qualidade do mar e consequentemente, dos passeios. Portanto, dê sempre uma olhada no Climatempo antes de marcar a sua viagem. Além da temperatura, o site também aponta as condições da umidade, chuva e vento, que é o que mais interessa aqui.
Para poder responder esta pergunta com ainda mais precisão, a equipe do Falando de Viagem foi para Arraial no inverno para observar de perto o funcionamento da cidade em baixa temporada. Chegamos em um domingo no fim de julho e para nossa surpresa, a cidade estava bem cheia. Ruas repletas de carros estacionados, praias movimentadas e pousada lotada. Ao iniciar a semana comercial, naturalmente as atrações esvaziaram, mas a Pousada da Prainha, onde estávamos hospedados, manteve-se bem ocupada. A primeira conclusão, portanto, é: mesmo em baixíssima temporada, não deixe para garantir a sua reserva de última hora.
O clima estava o que para nós é o ideal. De dia, sol e um calor na medida certa, que te faz querer encarar a água gelada de Arraial (e bota gelada nisso!), mas não desidrata e nem queima demais. De noite, a brisa pedia uma leve jaqueta jeans por cima da roupa.
Fizemos dois passeios: o de barco e o mergulho de batismo. Ambos foram reservados pela agência de turismo Don Juan Tour, que é especializada em serviços de Arraial. Por sorte, o passeio de barco aconteceu no dia mais bonito de toda a viagem. O céu não tinha uma nuvem sequer e a visibilidade da água estava ótima para o inverno. De snorkel, conseguimos observar diversos peixes e até uma linda tartaruga! Infelizmente, não demos sorte com as baleias. Como nada controla a natureza, é evidente que não há a garantia deste encontro ocorrer. No início do passeio, a equipe do Saveiro Don Juan informa que o capitão irá verificar se o alto mar está com condições de navegar. Em nosso caso, não estava. Mas isso nos mostra que o serviço é sério e preza pela segurança.
O dia antes do mergulho de batismo entardeceu com o céu totalmente cinza. Fomos dormir preocupados, mas o dia seguinte amanheceu com algumas nuvens pontuais, mas nada preocupante. Se a água na praia já é gelada, no fundo do mar é congelante - mesmo com a roupa térmica. Nós, cariocas da gema, estamos acostumados, mas quem não está com certeza vai sentir o impacto. Mesmo assim, é nada que tire o foco das belezas marinhas.
Como foi dito anteriormente, viajar no inverno pode afetar a visibilidade debaixo d'água. Os instrutores da AcquaWorld nos explicaram que há duas semanas daquele dia, ventos fortes deixaram a água totalmente turva, o que impossibilitou o passeio naquele período. Em nossa ida, a visibilidade não estava ideal como é no verão, mas estava boa. Conseguimos ver peixes, cavalos marinhos, estrelas do mar, enguias e tartarugas sem problemas. A experiência foi incrível.
Como viajar para o Rio de Janeiro
Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Rio de Janeiro com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Cidade Maravilhosa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo. Outra opção interessante é voar direto para Cabo Frio, que fica ao entre Búzios e Arraial do Cabo, nos voos durante a alta temporada.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Afinal: vale a pena?
Só você pode responder esta pergunta. Após ler nossas explicações dos prós e contras de viajar para Arraial do Cabo no inverno, cabe apenas a você tirar uma conclusão. Mas em nosso caso, podemos afirmar que foi uma ótima viagem. Adoramos aproveitar as paisagens paradisíacas mais vazias. Consideramos que este benefício compensa os aspectos negativos. E ainda voltaríamos para tentar ver baleias!
Boa viagem!
Texto: Manoela Caldas.
E você, já viajou para Arraial do Cabo no inverno? O que achou? Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente a sua experiência!
Geralmente, vale a pena sim. Tem que ficar de olho no Clima Tempo, pois às vezes fica frio mesmo, como nesse final de semana. Eu mesmo ia viajar e desisti por causa do frio e da chuva.
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias