Vale a pena viajar para Arraial do Cabo no inverno?

Troca de informações sobre Arraial do Cabo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Ago 20, 2019 2:01 pm
Imagem

Como qualquer destino de praia, naturalmente a alta temporada em Arraial do Cabo é o verão. Mas será que esta é a única estação possível para curtir o Caribe brasileiro? Felizmente, a resposta é não. A grande dica é que no Rio de Janeiro faz calor o ano inteiro, então é sim possível conhecer o destino no inverno, aproveitando preços consideravelmente mais baixos e praias mais vazias. Se você quer aproveitar a baixíssima temporada, vá em dias da semana no inverno. Portanto, inversamente proporcional estão os fins de semana de verão como altíssima temporada.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber antes de viajar para Arraial do Cabo

Temporada de baleias

Um aspecto especial de viajar para Arraial no inverno é a temporada de baleias. Isso mesmo, de junho até o início de setembro milhares de baleias da espécie Jubarte passam pelas águas de Arraial como parte do ciclo reprodutivo. Este é definitivamente um grande atrativo que movimenta a baixa temporada. Você pode tentar a sorte de encontrar baleias durante o passeio de barco e vivenciar este fenômeno incrível.

O lado negativo

Como nada é perfeito, há sim alguns pontos negativos de visitar Arraial na baixa temporada. Como o sol não fica tão intenso e brilhante no inverno, a luz reflete menos na água e ela fica um pouco menos caribenha. Isso resulta em um visual menos impressionante e também na visibilidade para snorkel e mergulho um pouco prejudicada - já que quanto mais cristalina a água, melhor.

O mais importante a se observar ao escolher uma data no inverno para conhecer Arraial não é a temperatura (que costuma estar sempre amena), e sim os ventos, já que eles sim afetam diretamente na qualidade do mar e consequentemente, dos passeios. Portanto, dê sempre uma olhada no Climatempo antes de marcar a sua viagem. Além da temperatura, o site também aponta as condições da umidade, chuva e vento, que é o que mais interessa aqui.

Leia também: Arraial do Cabo ou Búzios?

Nossa experiência

Para poder responder esta pergunta com ainda mais precisão, a equipe do Falando de Viagem foi para Arraial no inverno para observar de perto o funcionamento da cidade em baixa temporada. Chegamos em um domingo no fim de julho e para nossa surpresa, a cidade estava bem cheia. Ruas repletas de carros estacionados, praias movimentadas e pousada lotada. Ao iniciar a semana comercial, naturalmente as atrações esvaziaram, mas a Pousada da Prainha, onde estávamos hospedados, manteve-se bem ocupada. A primeira conclusão, portanto, é: mesmo em baixíssima temporada, não deixe para garantir a sua reserva de última hora.

Leia também: Pousada da Prainha | Uma hospedagem que se destaca em Arraial do Cabo

O clima estava o que para nós é o ideal. De dia, sol e um calor na medida certa, que te faz querer encarar a água gelada de Arraial (e bota gelada nisso!), mas não desidrata e nem queima demais. De noite, a brisa pedia uma leve jaqueta jeans por cima da roupa.

Fizemos dois passeios: o de barco e o mergulho de batismo. Ambos foram reservados pela agência de turismo Don Juan Tour, que é especializada em serviços de Arraial. Por sorte, o passeio de barco aconteceu no dia mais bonito de toda a viagem. O céu não tinha uma nuvem sequer e a visibilidade da água estava ótima para o inverno. De snorkel, conseguimos observar diversos peixes e até uma linda tartaruga! Infelizmente, não demos sorte com as baleias. Como nada controla a natureza, é evidente que não há a garantia deste encontro ocorrer. No início do passeio, a equipe do Saveiro Don Juan informa que o capitão irá verificar se o alto mar está com condições de navegar. Em nosso caso, não estava. Mas isso nos mostra que o serviço é sério e preza pela segurança.

O dia antes do mergulho de batismo entardeceu com o céu totalmente cinza. Fomos dormir preocupados, mas o dia seguinte amanheceu com algumas nuvens pontuais, mas nada preocupante. Se a água na praia já é gelada, no fundo do mar é congelante - mesmo com a roupa térmica. Nós, cariocas da gema, estamos acostumados, mas quem não está com certeza vai sentir o impacto. Mesmo assim, é nada que tire o foco das belezas marinhas.

Como foi dito anteriormente, viajar no inverno pode afetar a visibilidade debaixo d'água. Os instrutores da AcquaWorld nos explicaram que há duas semanas daquele dia, ventos fortes deixaram a água totalmente turva, o que impossibilitou o passeio naquele período. Em nossa ida, a visibilidade não estava ideal como é no verão, mas estava boa. Conseguimos ver peixes, cavalos marinhos, estrelas do mar, enguias e tartarugas sem problemas. A experiência foi incrível.

Como viajar para o Rio de Janeiro

Saindo de qualquer lugar do Brasil é fácil chegar ao Rio de Janeiro com os voos da GOL Linhas Aéreas. De muitas cidades, você terá opções de voos diretos, mas quando não houver essa opção você chega à Cidade Maravilhosa com apenas uma conexão. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo. Outra opção interessante é voar direto para Cabo Frio, que fica ao entre Búzios e Arraial do Cabo, nos voos durante a alta temporada.

Leia também:
- Destinos nacionais da GOL Linhas Aéreas
- Destinos internacionais da GOL Linhas Aéreas

Planeje sua viagem para Arraial do Cabo

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Afinal: vale a pena?

Só você pode responder esta pergunta. Após ler nossas explicações dos prós e contras de viajar para Arraial do Cabo no inverno, cabe apenas a você tirar uma conclusão. Mas em nosso caso, podemos afirmar que foi uma ótima viagem. Adoramos aproveitar as paisagens paradisíacas mais vazias. Consideramos que este benefício compensa os aspectos negativos. E ainda voltaríamos para tentar ver baleias!

Boa viagem!

Texto: Manoela Caldas.

E você, já viajou para Arraial do Cabo no inverno? O que achou? Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Ago 25, 2019 12:34 pm
Geralmente, vale a pena sim. Tem que ficar de olho no Clima Tempo, pois às vezes fica frio mesmo, como nesse final de semana. Eu mesmo ia viajar e desisti por causa do frio e da chuva.





Booking.com

Voltar para “Arraial do Cabo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio