Tobago: uma pequena e paradisíaca ilha entre o Caribe e o Atlântico

Troca de informações sobre Tobago.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Out 07, 2015 5:17 pm
Imagem

Talvez ao escutar esse nome, muitos ainda precisem procurar no mapa para saber exatamente onde fica o destino. A boa notícia é que a ilha de Tobago está localizada bem mais perto do que você imagina, na América Central, ao nordeste da Venezuela. Ela faz parte do arquipélago de Trinidad e Tobago.

A ilha é rústica e proporciona um intenso e constante contato com a natureza, tanto na sua área terrestre, como na marinha. O litoral leste é banhado pelo Oceano Atlântico e o oeste pelo Mar do Caribe. Ela é pequena, com 300 quilômetros quadrados. Como base de comparação, ela é do tamanho da Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, e possui aproximadamente 57 mil habitantes.

O paraíso é pertinho, pois a GOL voa semanalmente para lá. O voo parte aos sábados do Aeroporto Internacional de Guarulhos e retorna aos domingos. São apenas 7 horas para você chegar ao destino e depois aproveitar a semana inteirinha para fazer tudo que deseja ou simplesmente não fazer nada. Se prepare para: pé na areia, protetor solar e óculos escuros, pois lá o sol brilha praticamente todos os dias do ano e a boa energia do lugar é mais do que contagiante!

Embarcamos rumo à Tobago com aquela enorme curiosidade do desconhecido, mas com a certeza de que nossos dias seriam maravilhosos, com praias deslumbrantes e desertas. Decolamos pontualmente e o simpático piloto passou algumas informações, nos avisando inclusive que a ilha está fora da rota de furacões. Então, todas as épocas do ano são boas para visitá-la. O voo faz uma rápida parada em Barbados e enfim chegamos.

Imagem

Desembarcamos no pequeno Aeroporto Internacional de Tobago, passamos rapidamente pela imigração (não precisamos de visto e nem vacinas), pegamos as malas que tiveram que obrigatoriamente passar pelo raio-x e em seguida partimos para conhecer o destino.

A língua oficial é o inglês, mas não se assuste se não entender o que alguns nativos conversam entre eles, pois eles podem estar falando outras línguas crioulas. A moeda oficial da ilha é o dólar TT, mas o dólar americano é bem aceito em diversos lugares, como restaurantes e passeios.

O hotel que nos hospedou pelas 8 noites foi o Coco Reef Tobago, que além de estar bem pertinho do aeroporto (2 minutos de carro), se encontra em uma das principais áreas da ilha, ao lado de restaurantes, pubs e ainda possui uma praia particular, que parece mais uma piscina de tão calma.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Logo que chegamos ao hotel já demos de cara com um Rolls-Royce, uma das marcas de automóveis mais desejadas do mundo. Impossível não tirar uma foto!

Imagem

O pôr do sol do dia nos recebeu de forma espetacular e tudo indicava uma semana extraordinária. E foi mesmo, até nos mínimos detalhes. Aliás, você sabia que dá até para ver diariamente o sol nascendo no Atlântico e se pondo no Caribe?

Imagem

Desfizemos nossas malas, demos um mergulho à noite na praia e em seguida saímos para jantar no Café Coco, um dos restaurantes do hotel, que nos passou logo a primeira boa impressão da deliciosa gastronomia de Tobago, com uma lagosta maravilhosa.

Imagem

Depois do jantar, terminamos o dia nos dividindo entre o pub Jade Monkey e o restaurante/bar Shade, que ficam ao lado do hotel e que aos sábados são bem agitados até altas horas. Os tobaguenses gostam (e muito) de música, então se prepare para em todos os lugares escutar algo e vê-los animados cantando e tornando a ilha bem dançante.

Imagem

No domingo, começamos o dia pela Pigeon Point, uma praia que fica cerca de 3 minutos de carro saindo do hotel ou 15 minutos para quem quiser ir andando (3 dólares a entrada). Como ela é bastante visitada, o Coco Reef disponibiliza transfer duas vezes ao dia para seus hóspedes.

Imagem

Imagem

Imagem

Só pelas fotos já dá para entender o motivo dessa praia ser tão frequentada, afinal, com essa cor de azul não dá vontade alguma de ir embora. Os finais de semana são sempre mais cheios, então se não quiser uma praia com muitas pessoas, vá durante a semana e se programe para passar o dia inteirinho lá, pois há restaurantes e boa estrutura de banheiros e chuveiros com água doce.

Almoçamos em um restaurante na praia, o Ren Mars, onde experimentamos o Callallo, um “creme” verde típico que lembra um pouco o quiabo no sabor e na textura.

Imagem

Como já dito, reserve pelo menos um dia inteiro para curtir a praia, caso contrário irá logo querer voltar, como foi o nosso caso, já que depois do almoço fomos conhecer a Adventure Farm Conservation, um sítio onde é possível encontrar mais de 55 espécies de pássaros, sendo cinco delas de beija-flor.

O lugar é mais indicado para visitar no começo ou no final do dia, para poder ver mais pássaros. Se quiser observar muitos ao mesmo tempo, entre janeiro e abril é provável que encontre mais de mil Colibris no mesmo dia. Deve ser incrível!

Imagem

Já no final do dia, passamos para conhecer a Turtle Beach, onde fica o Rex Resort, bem de frente para a praia e com uma ótima piscina para relaxar. A estrutura é simples, mas o lugar é interessante.

Imagem

Imagem

Bem perto da Turtle Beach está localizada Stonehaven Bay, onde há um condomínio com casas para alugar e com serviço de hotel, a Plantation Beach Villas. É uma ótima opção de hospedagem para grupos de amigos ou família.

Imagem

Outro local também na Stonehaven Bay para alugar casas de luxo é o The Villas at Stonehaven, com igualmente estrutura hoteleira e ainda onde há um restaurante com uma extraordinária vista para a praia. O lugar é um sonho de tão lindo, ainda mais com a piscina de borda infinita.

Imagem

Neste dia, fomos jantar no The Deck at Buccoo, que fica ao lado do estádio onde ocorre a famosa corrida de cabras. Sim, você leu certo, em Tobago eles não fazem corrida de cavalo, mas sim corrida de cabras, onde os “jóqueis” correm ao lado das competidoras. O local é bem estruturado e essas competições ocorrem sempre após a Páscoa.

Imagem

Fechamos o domingo no Sunday School, que fica na área de baixo do restaurante, onde há festa com música agitada ao som de DJ's locais e tambores de steelpan (instrumento originário da ilha). Ela sempre ocorre aos domingos, com entrada franca. O ambiente enche depois das 23 horas.

Imagem

Quanto ao deslocamento em Tobago, seria ideal alugar um carro, porém a mão inglesa não facilita, então a melhor opção é solicitar um táxi no hotel. Vale lembrar que ônibus pela ilha não passam com frequência e por isso compartilhar táxis é normal na comunidade.

Para identificar um táxi, verifique as placas que começam com a letra H.
Imagem

A segunda-feira começou e nos preparamos para explorar a exuberante vegetação de floresta tropical. Colocamos tênis, calça de ginástica, e claro, roupa de banho por baixo, porque passaríamos por cachoeiras e praias.

Começamos o passeio por uma entrada no Parque Nacional Main Ridge, onde o guia da Rain Florest Tour nos aguardava. O percurso não exige muito esforço físico, mas é preciso levar água e algo para comer, pois são quase três horas de caminhada. Tivemos uma verdadeira aula de biologia, uma vez que conhecemos espécies de diferentes animais, distintos vegetais e ainda pudemos contemplar toda sua beleza natural quase intocável. Um lugar bastante preservado, com muito verde e o agradável som dos pássaros.

Imagem

Imagem

Depois da longa trilha, nada melhor do que relaxar com um bom banho de mar em Castara, que fica em uma vila de pescadores. É uma praia com estrutura bem rústica e indicada principalmente para quem gosta de reggae, pois é o estilo de música tocado. No local, a maioria dos habitantes usa rastafári no cabelo, então se você procura por um ambiente mais hippie, este é o seu lugar!

Imagem

Imagem

Mantendo o estilo rústico do vilarejo, mas sem perder o conforto, há uma linda pousada em Castara. A Castara Retreats oferece aulas de yoga, quartos aconchegantes e uma deslumbrante vista para o mar.

Imagem

Jantamos nesse dia no charmoso Havana Café, que serve comidas contemporânea.

Nossa terça-feira começou da melhor forma: fizemos um prazeroso passeio de veleiro catamarã Island Girls com a Sail Tobago, onde contemplamos o lado caribenho da ilha, com lindas praias, e pudemos mergulhar com snorkel e ter nosso primeiro contato com o incrível fundo do mar da ilha.

Se a floresta é preservada e com muitas partes ainda não exploradas, pode ter certeza que a parte aquática também é!

Pense em milhões de espécies marinhas. Pensou? Em Tobago você pode encontrar muitas delas, como tartarugas, golfinhos, tubarões, arraias, moreias, uma riquíssima quantidade de corais muito bem preservados, diversas esponjas e uma infinita abundância de peixes, indo dos mais coloridos aos mais camuflados. É fantástico!

Imagem

Imagem

Imagem

O passeio é completo, pois saímos de manhã e só voltamos no final da tarde. As bebidas (inclusive alcoólicas), os aperitivos, o almoço e equipamento de snorkel estão inclusos. Certamente um dos melhores passeios do destino e um momento delicioso para relaxar e aproveitar as paisagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A ilha é montanhosa, com uma densa floresta tropical (2/3 da ilha é de vegetação) e o que mais fascina das paisagens é que quando termina o verde da mata começa o verde do mar, tornando o lugar maravilhoso de se ver.

Imagem

Imagem

O dia no mar é cansativo, então à noite fomos comer uma pizza para relaxar no La Cantina Pizzaria, que fica ao lado do hotel. Esse restaurante também serve uma piña colada diferente, que parece mais um sorvete de tão incrementado que é. Vale a pena provar! Não deixe de experimentar também os chocolates produzidos na ilha, pois são deliciosos.

Imagem

Na quarta-feira fomos mergulhar de cilindro com a Undersea Tobago. Se você tem certificação para mergulho, separe ela, pois pode ser que eles não façam mergulho de batismo, já que não é comum esse tipo de passeio na ilha.

Imagem

À tarde fomos almoçar no restaurante do Kariwak Village, que também é um hotel, onde eles produzem diversos dos alimentos servidos, muitos deles orgânicos.

Imagem

Já no final da tarde, voltamos para a Pigeon Point para fazermos com a Radical Water Sports, o Stand Up Paddle no pôr do sol, e, só para registar, que pôr do sol indescritível que assistimos nesse dia! Degradês de laranja e vermelho que nos deixaram de queixo caído de tão fascinante que foi esse momento.

Imagem

Imagem

Se engana quem pensa que só tem mar calmo em Tobago. Não mesmo! Há também ondas na Mount Irving para os surfistas, e em todas as épocas do ano.

Você também poderá praticar vários outros esportes, como kitesurf, windsurfe, biking, kayaking e golf.

Ao anoitecer, quando a lua cheia estava encoberta, fizemos o melhor passeio da viagem, o Bioluminescência na baía. Fomos de caiaque (também é possível ir de SUP) até uma laguna, onde próximo ao manguezal há dois tipos de plânctons, que você descobrirá que são encantadores.

Os fitoplânctons (microalgas) por reação química com o oxigênio clareavam a água quando nos movimentávamos ou quando os animais passavam. Caímos na água e a cada agito se abria uma claridade. Vimos tantos peixes brilhando que foi inevitável não se lembrar da Tinker Bell, personagem da Disney, pois foram momentos mágicos e inesquecíveis.

Esse programa é como ter um passaporte da felicidade no dia. É um passeio sensacional e inexplicável! Uma pena que nas fotos não apareça à luz clareando os animais quando nadavam e nem as pessoas. Fomos dormir nesse dia com a alegria estampada em nossos rostos e totalmente fascinados com o que vimos. Faça uma busca no Google para ver fotos e entender exatamente sobre o que estamos contando.

A quinta-feira começou e era dia de cruzarmos a ilha para conhecermos a parte do Atlântico. Fomos mergulhar na praia do hotel Blue Waters Inn, em Speyside, onde é possível ver o maior coral cérebro do ocidente.

O barco com fundo de vidro nos levou para uma ilha em frente, onde a biodiversidade de peixes e corais é enorme. O fundo transparente já nos mostrava um pouquinho do que íamos ver, mas ao mergulhar é que a vida marinha se abriu diante dos nossos olhos. Foi admirável esse passeio!

Imagem

Imagem

Para quem deseja mergulhar com cilindro, passar alguns dias no Blue Waters Inn é bastante indicado, pois ele fica perto de diversos pontos de mergulho. Embora um pouco isolado, oferece uma boa estrutura para seus hóspedes, além de uma praia praticamente particular.

Imagem

Na sexta-feira fizemos um passeio emocionante de lancha com o Zoe's Private Tour Boat. A empresa pode pegar e deixar os passageiros na praia do hotel, proporcionando mais comodidade.

No tour eles também nos levaram às praias do litoral caribenho. Passamos por Bucco Reef, Englishman’s Bay, Castara, Cotton Bay, mergulhamos com snorkel, pescamos os peixes que iríamos comer no almoço e nos deliciamos com as paisagens. Depois paramos em uma ponta de ilha, a Nylon Pool, um banco de areia perto da Pigeon Point, onde fizemos um churrasco com o pescado e passamos a tarde naquele cantinho do paraíso, com água parada, clara e quente.

Imagem

Imagem

Imagem

Terminamos a noite com um surpreendente jantar no The Seahorse Inn, um restaurante com ambiente romântico, à luz de velas e com um gostoso barulho do mar.

Imagem

O sábado chegou e nosso último dia no destino também. Decidimos aproveitar o tempo para conhecer e usufruir do day-use do hotel Magdalena Grand Beach and Golf Resort, que fica ao lado do Oceano Atlântico. No day-use oferecido, além de desfrutar da piscina, o almoço e o uso de um quarto também estão incluídos. Aliás, o hotel tem todos os seus quartos com vista para o mar e um enorme campo de golf. Certamente não poderíamos passar um dia mais agradável que esse, em um lugar tão privilegiado.

Imagem

O Magdalena também oferece um pub com música ao vivo e um sofisticado restaurante com os melhores pratos de Tobago. Pode ter certeza que ao optar por esse hotel terá realizado uma ótima escolha.

É importante que você sabia que há dress code na ilha e diversos restaurantes não permitem pessoas com calça jeans ou sem blusas, mesmo que estejam chegando da praia.

Enfim o domingo chegou e foi hora de partirmos. Deixamos Tobago com as energias renovadas, relaxados e felizes! Que delícia de viagem! Que delícia de ilha! Tivemos momentos únicos, exclusivos e experiências deliciosas nesse destino incrível, mas ainda pouco explorado pelos brasileiros. Uma coisa é certa: quem conhece se encanta, e agora cada vez é maior o número de brasileiros se encantando.

Procurando por um destino novo? Então coloque esse pedacinho de paraíso na sua lista! Se você é mergulhador, há mais um motivo para programar a viagem, pois na ilha há mais de 30 pontos registrados para mergulho de cilindro.

Se existem muitos paraísos pelo mundo, um deles se chama Tobago! Embarque com a certeza de que irá se apaixonar, mas cuidado para não querer ficar por lá, pois vontade não faltará.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

O Falando de Viagem viajou para Tobago a convite da Divisão de Turismo e Transporte de Tobago, GOL e com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

E você, conhece Tobago? Se encantou com o destino? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Out 07, 2015 5:36 pm
Lindas fotos... local realmente a constar na wish list..
Parabéns pela reportagem..

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 07, 2015 5:39 pm
Gostei muito também do que li e vi. Me animei para 2016 :D

brunopiruka Mensagens: 1042
Qua Out 07, 2015 6:18 pm
Fiquei uma semana no Rex Resort em Turtle Beach, uma semana pra esquecer da vida e do resto do mundo.
Infelizmente meu filho mais novo estava numa fase medo do mar e nem na água queria entrar, o que impossibilitou os passeios que queríamos fazer de barco.
Gostei muito da comida, principalmente de todos os dias comer os peixes que acabaram de ser pescados logo ali na frente do restaurante do hotel.
Ter uma praia deserta e praticamente particular é excelente!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Out 07, 2015 8:46 pm
Paradisíaca mesmo. Gostei muito. Mais uma bela opção pros viajantes!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
AndBrag Mensagens: 281
Qua Out 07, 2015 8:47 pm
Maravilhoso! As fotos estão muito boas.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Out 08, 2015 1:30 am
Lindo e reúne tudo que mais gosto em uma viagem: praias lindas, mar cristalino e quente e uma vida marinha abundante!

Nunca tinha pensado em Tobago como uma opção e adorei conhecer mais!
Lindas fotos, Patricia! ;)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Out 08, 2015 9:07 am
Lindas fotos, ótimo texto e maravilhoso o destino. Fiquei com vontade de fazer as malas e embarcar no próximo voo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Out 09, 2015 5:42 pm
Linda praias heim?

Haja protetor solar! :D





Booking.com

Voltar para “Tobago”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio