Como é se hospedar em um hotel de selva na Amazônia?

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Fev 05, 2021 8:38 am
Imagem

De cara posso dizer que todo brasileiro deveria ser obrigado a conhecer a nossa floresta. O bioma da região é um dos mais ricos do mundo. É surreal, exuberante, dona de uma energia incrível e é nosso Brasil!

A parte mais turística da Amazônia fica no estado do Amazonas, onde a maioria dos turistas viajam, principalmente para explorar a floresta a partir dos hotéis de selva que ficam a aproximadamente 180 quilômetros de Manaus. E é sobre a experiência de hospedagem nessa região que vou falar aqui.

Todo mundo deveria também se hospedar em um hotel de selva na Amazônia pelo menos uma vez na vida. Mas sabemos que esse tipo de viagem gera muitas dúvidas, medo do desconhecido e as pessoas não sabem o que vão encontrar e o que esperar desse tipo de viagem.

Nós viajamos no mês de novembro, época da seca, e nos hospedamos no Mirante do Gavião Amazon Lodge que é, sem dúvidas, uma das melhores opções de hospedagem na região.

Leia também: Quando ir para a Amazônia? Estação seca ou cheia

Como são os hotéis?

É possível sim ter muito conforto em um hotel de selva e ao mesmo tempo estar integrado com a natureza e todo seu entorno. Existem hotéis para todos os tipos de gostos e bolsos. Opções mais simples e outras mais luxuosas e confortáveis. Algumas com acesso mais fácil e outras que requerem uma logística com maior deslocamento. Alguns possuem sistema pensão completa, incluem transfer e passeios no valor da hospedagem ou seja, uma vez lá você não precisa se preocupar com nada. Outras oferecem apenas hospedagem.

Outro fator importante é que praticamente todos os hotéis são sustentáveis e fazem um trabalho lindo, causando menor interferência possível no meio ambiente. A escolha de um hotel que atua com boas práticas é de extrema relevância ainda mais quando falamos da maior floresta tropical do mundo.

Algumas das melhores opções:
- Mirante do Gavião Amazon Lodge
- Anavilhanas
- Juma Amazon Lodge

Leia também: Onde se hospedar na Amazônia: Mirante do Gavião Amazon Lodge

Outras opções:
- Pousada Flutuante Uakari
- Amazon Tupana Lodge
- Amazon Ecopark Lodge

Como são os quartos? Tem ar condicionado? E televisão?

É possível sim ter conforto, cama boa, quarto espaçoso. O Mirante do Gavião Amazon Lodge possui ar condicionado nos quartos, o que para alguns é muito importante devido ao clima quente e úmido da região. Os quartos não possuem televisão mas existe uma sala com uma TV comum aos hóspedes. Mas acredite se quiser, uma vez lá você não terá vontade sequer de ver TV, sua distração será todo o entorno e o canto dos pássaros soará como música para seus ouvidos.

Mas são poucos os hotéis que oferecem TV e ar condicionado. O Anavilhanas, assim como o Mirante do Gavião, oferece. Já o Juma Lodge por exemplo não possui esses itens mas, quem já se hospedou lá diz que não é algo relevante pois a experiência é muito autêntica e especial.

Tem sinal telefônico e Wi-Fi?

Depende. O sinal depende da operadora e da região que está. Particularmente acho melhor não contar com o sinal por lá. Wi-Fi a grande maioria dos hotéis possuem mas ainda que não tenha, vale a reflexão se não vale a pena se desconectar totalmente e se integrar de corpo e alma e viver intensamente o que a floresta tem a nos oferecer.

Preciso me preocupar com animais selvagens no hotel? E mosquitos?

Definitivamente não para ambas as perguntas. Você não verá muitos animais selvagens nessa viagem, ao contrário do que muita gente pensa. Se esse for o intuito da sua viagem, melhor desistir e ir para o Pantanal por exemplo. Nessa região da floresta amazônica você poderá ver macacos, bichos-preguiça, jacarés mas talvez em pequenas quantidades. Outros animais, não-selvagens, da região são iguanas, sapos, boto, muitas espécies de pássaros e peixes.

Em relação a mosquitos, na região de Novo Airão, onde ficam os hotéis Mirante do Gavião e o Anavilhanas, devido ao nível alto da acidez da água eles não conseguem se reproduzir. Eu passei 3 dias lá e sequer usei repelente.

Como funcionam os passeios?

Depende do hotel que você se hospedar e do tipo de pacote que contratará. Existem passeios para todos os tipos de gostos e idades. Eles podem durar apenas um turno ou o dia inteiro. Dependendo da sua disposição você poderá fazer até 3 passeios em um único dia. Um guia do hotel (normalmente é um local e que entende muito da região) sempre acompanha o grupo.

Alguns dos passeios que você poderá fazer por lá

- Passeio de barco para assistir ao amanhecer ou pôr do sol no Rio Negro.
- Trilhas e caminhadas na floresta - opções curtas e longas.
- Passeio de barco pelos igapós e igarapés (na época cheia).
- Focagem de jacaré.
- Visita a comunidades ribeirinhas, com opção de almoço e compra de artesanato regional.
- Passeio de barco para desfrutar das belas praias e ilhas amazônicas que se formam época da seca.
- City tour pela cidade de Novo Airão.
- Conhecer a Fundação Almerinda Malaquias e seu belíssimo trabalho de marchetaria.
- Visitar o Flutuante dos Botos.
- Passeio de barco para pescar.

Leia também: O que levar na mala em uma viagem para a Amazônia.

Como funciona a alimentação?

Provavelmente todas as refeições serão feitas dentro do hotel em que estará hospedado. A maioria deles é pensão completa justamente por conta da falta de opções e logística, etc. Mas tenha certeza também que você comerá muito bem por lá e provará o sabor inigualável da gastronomia amazonense, com muitos peixes frescos, ingredientes locais e muita regionalidade e personalidade nos pratos.

É caro?

Não estamos falando de um destino barato mas sem dúvidas um destino único, especial e que todo o brasileiro deveria conhecer.

O bioma da região é um dos mais ricos do mundo: a fauna amazônica conta com milhares de espécies de peixes, aves e mamíferos, principalmente. Já a flora, possui 30 mil das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina concentradas em um só local. Com mais de 400 bilhões de arvores, ela é considerada pelo cientistas como o pulmão do planeta. Já o Rio Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água e em extensão.

São muitas as dificuldades e barreiras encontradas pelos hotéis na região como logística, treinamento de mão de obra, dificuldades com o clima entre outros e isso reflete diretamente no preço. Mas a maioria das propriedades fazem um lindo trabalho de sustentabilidade que chega a dar gosto de ver e pagar. no melhores hotéis da região espere encontrar diárias a partir de mil reais por pessoa. Mas lembrando que existem opções mas em conta.

Mas pesar da incrível biodiversidade, o ser humano degrada cada vez mais a floresta, que sofre com desmatamento ilegal, queimadas, violência contra o povo indígena e políticas maléficas por conta de nossos governantes. A maior biodiversidade do mundo precisa da nossa ajuda e uma das formas mais efetivas de abraçá-la é conhecendo-a de perto e movimentando a economia local a partir do turismo.

Conclusão

Se hospedar em um hotel de selva é uma experiência que todo mundo devia ter, seja para se conectar com a natureza em suas diferentes formas, seja para conhecer mais profundamente nosso Brasil através da nossa floresta, seja para apoiar o turismo interno e comunidades locais.

O tipo de hospedagem que será melhor para você e a intensidade e profundidade da viagem dependerá muito do tipo de viajante que você é. Mas certamente será uma viagem focada em experiências e emoções. É um Brasil totalmente diferente dos centros urbanos e precisa ser visto para ser compreendido. Só tendo uma experiência na selva para entender a dimensão do que estou falando.

Leia também: Você TEM que conhecer a Amazônia!

Grupos de WhatsApp do Falando de Viagem

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos quatro grupos até o momento, com capacidade para até 257 pessoas:
- Falando de Viagem G1: https://chat.whatsapp.com/5nXZduvniMMJJp8Z4mU9FN
- Falando de Viagem G2: https://chat.whatsapp.com/AW0NjeeLYPo2wxSLW6150g
- Falando de Viagem G3: https://chat.whatsapp.com/7CL0wdGKOtp2FSky2gXqE6
- Falando de Viagem G4: https://chat.whatsapp.com/0lSl9rqUWIj56r5TDKnOFq

Prefere o Telegram? Participe lá também: https://t.me/falandodeviagem

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, já conhece a Floresta Amazônica? Se hospedou em um hotel de selva? Gostou? E dos passeios? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Ter Fev 09, 2021 8:40 am
Eu fiquei hospedada em um hotel de selva. Adorei tanto a hospedagem quanto os passeios. Recomendo muito.





Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio