A diferença entre turistas e viajantes

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 11, 2015 8:26 am
Cada vez tenho viajado mais e isso me traz um eterno conflito de sentimentos e emoções que me faz sempre refletir. Nessas minhas caminhadas pelo mundo pude perceber nitidamente a diferença entre turistas e viajantes.

Algumas pessoas nascem viajantes. Elas possuem um espírito nômade mais forte do que elas e não conseguem ficar paradas muito tempo. O impulso de estar em outro lugar, uma espécie de curiosidade pelo mundo, as movem o tempo todo. O desejo por novos lugares, pessoas e culturas fala mais alto e elas se entregam a paixão e prazer de estar constantemente na estrada e ser um eterno viajante. Essas pessoas normalmente não sossegam enquanto não explorarem tudo o que desejam e se entregam durante uma viagem de uma forma única e inesgotável.

Vocês sabem o significado de Wanderlust? Ela é também uma ótima definição da palavra viajante.

Segundo a Wikipédia: "Wanderlust é uma expressão derivada do alemão: ’wandern’, ‘a vagar’, e ‘Lust’, ‘desejo’ ou em português, "desejo de viajar". É um termo que descreve um forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo, de viajar".

É uma sede inexplicável de estar pelo mundo e esse ser seu lar. É ter rodinha nos pés. Ou seria melhor asa nas costas? Para o viajante não importa se a viagem será de 1 dia ou de 1 ano, ele viverá aquilo de uma forma intensa e única. Eles sempre deixam um pouquinho de si naquele lugar e levam um outro tantinho no coração.

E aí vem aquela pergunta que todos fazem: e a saudade? Ahhhh a saudade!!! Não há como não suspirar ao falar desse tema.

Ela está sempre presente na vida de um viajante, de muitas formas e os acompanha em cada aventura. Mas a saudade é um sentimento bom, que só sentimos por quem amamos ou por algo que gostamos muito. Saudade do lar, saudade dos familiares e amigos, saudade da rotina, da comida e principalmente dos momentos importantes e especiais que estamos deixando de presenciar.

Mas tem também a saudade das viagens e de estar viajando, daqueles momentos únicos que nunca mais serão vividos daquela forma e a incerteza de que se algum dia você voltará aquele lugar que tanto gostou. Os momentos de nostalgia ao lembrar, ver as fotos daquela viagem e ao contar as histórias também são uma forma deliciosa de sentir saudades.

Seria insano tentar lutar contra esse sentimento que sequer tem tradução para outra língua e que os viajantes sabem melhor do que ninguém o significado de cada letra dessa palavrinha e o que representam naquele momento. É isso! Viajantes são eternos saudosos que vivem um conflito constante de qual saudade estão sentindo naquele momento!

Mas e os turistas?

A principal diferença entre turistas e viajantes está na profundidade e na forma de encarar as viagens. A "sede" pelo desconhecido é diferente, mas isso não quer dizer que os turistas não gostem de viajar ou de estar naquele lugar.

Eles normalmente viajam com um roteiro pré-definido e não deixam a emoção tomar conta da viagem. Dão check naqueles programas tipicamente de turistas e isso os satisfazem. Eles têm medo do desconhecido e querem o mínimo de esforço e estresse possível. É como se seguissem uma receita de bolo que é impossível dar errado, sabe? O resultado é gostoso, mas talvez se arriscassem e colocassem aquele tempero especial poderia se tornar algo delicioso. Isso difere turistas de viajantes.

Para muitos turistas as viagens são uma válvula de escape da dura realidade do seu dia-a-dia. Para outros viajar é obrigação (sim, isso existe!). Eles gostariam mesmo é de ficar em casa, na sua rotina e isso de forma alguma está errado. É pessoal e simplesmente uma escolha que cada um tem e como tudo na vida, há vantagens e desvantagens.

Uma coisa é certa: as viagens transformam as pessoas de forma irrevogável, as fazem crescer, amadurecer e a ver um mundo de outra forma, independente de ser turista ou viajante. Muda valores, muda a forma de pensar e traz novos sentidos e emoções a vida.

"Marcar uma viagem é marcar sua vida para sempre".

E você, é turista ou viajante?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 11, 2015 8:34 am
Acho que sou viajante também. Gosto de conhecer lugares novos com bastante calma.

Tanto que nessa última viagem fiquei 17 dias na Europa e visitei apenas duas cidades. Tem gente que vai em 5/6 países nesse tempo. Mas melhor do que apenas ticar os pontos turísticos é passear e ir em locais que você só conhece quando tem tempo e disposição para explorar.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 11, 2015 11:16 am
Existem os turistas, os viajantes e os compulsivos, como eu :lol:

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 11, 2015 11:34 am
O "flórida" é vc descer no Galeão...
Aí, aeroporto sujo, decadente (a privatização ainda não deslanchou) e vc ter que pegar Linha Vermelha com sua família e o receio de engarrafar na altura da Maré e começar o bang bang...
Aí, dá vontade de vc fazer meia volta e ser viajante 365 ou 366 dias por ano...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 11, 2015 11:36 am
Sou viajante. E faço terapia para não evoluir para uma compulsão. :)

Zahlouth Mensagens: 1667
Qui Jun 11, 2015 11:56 am
O importante é viajar, ruim é categorizar.

Avatar do usuário
Tigerlies Mensagens: 428
Qui Jun 11, 2015 12:11 pm
Sou viajante, com certeza! Impossível voltar de uma viagem sem estar com outra marcada. E não importa o destino, o importante é aproveitar ao máximo o que ele tem a oferecer!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Jun 11, 2015 12:39 pm
Busco a cada dia mais ter esse perfil de "viajante".
O gosto por viagens é tanto que penso todos os dias em trabalhar diretamente com isso, assim que possível :)

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio