Planejamento: a melhor fase de uma viagem?

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Ago 13, 2015 1:42 am
Imagem

Quem é viajante de verdade está sempre com alguma viagem marcada ou em fase de planejamento, certo? Muitas vezes até mais de uma! Há estudos que dizem que essa fase de planejamento adiciona uma felicidade extra a viagem. É como se você estivesse construindo um sonho e essa expectativa fosse uma dose diária de alegria.

Por outro lado há quem prefira viajar sem saber muita coisa e descobrir tudo lá, sozinho, dando a cara a tapa, pois acha que a ansiedade e expectativa podem ter efeito contrário e gerar uma certa frustração durante a viagem.

A verdade é que não existe certo ou errado e sim maneiras diferentes de encarar a viagem e o planejamento - ou falta dele em alguns casos. Temos que estar sempre conscientes do tipo de viagem que estamos encarando e saber lidar com as situações sem stress e frustrações. Há viagens muito planejadas que não saem como queríamos e há aquelas que não planejamos nada e que nos surpreendem. O contrário também acontece e me arrisco em dizer que as chances de sucesso é maior nesses casos.

Eu literalmente me encaixo na categoria de pessoas que amam planejar as viagens, tim tim por tim tim. Posso dizer que hoje em dia sou obcecada pelo mundo de viagens e quero saber tudo e de todos os lugares. Não me canso de ler, aprender e quero sempre saber mais e mais. O Falando de Viagem é, sem dúvidas, minha maior fonte de informação atualmente. Aprendo muita coisa nova por aqui e essa troca com outros viajantes é incrível e me traz uma alegria enorme.

No momento que decido meu próximo destino mergulho de cabeça nele até descobrir tudo! Tudo mesmo! Quero saber a melhor forma de chegar, melhores restaurantes, lojas, passeios e aquelas dicas que fogem dos programas "pega turistas". Há quem diga que o planejamento pode trazer até mais felicidade que a própria viagem. Acho que não é para tanto, mas tenho certeza que é essencial para tornar a minha viagem inesquecível e perfeita.

Costumo dizer que no planejamento cada descoberta é uma dose de alegria que durante a viagem se transformará em uma felicidade total e depois, na volta, ao escrever e dividir minhas dicas, se tornam uma felicidade plena, em forma de saudade e momentos de nostalgia. É como se eu eternizasse minhas viagens.

E você, curte a fase de planejamento ou não?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Ago 13, 2015 1:43 am
Adoro o planejamento, mas nem sempre é fácil. Esse ano planejei duas viagens bem complicadas: África do Sul e Ásia.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Ago 13, 2015 6:49 am
Eu gosto de planejar bem o basico, superficial. Como a logistica. Mas o minuto a minuto no destino prefiro livre e ao meu criterio.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qui Ago 13, 2015 7:04 am
Sinceramente não curto o planejamento embora seja essencial ao sucesso da viagem.

Mas não me divirto preparando a viagem, só me divirto na viagem mesmo.

Avatar do usuário
kateto Mensagens: 962
Qui Ago 13, 2015 8:19 am
Eu me divirto porque no planejamento consigo visitar inúmeras páginas de hotel e escolher qual hotel será onde será, carro que vou alugar, tickets de atrações, acho tudo isso, o máximo, e sempre surpreendo minha esposa com coisas diferentes

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Ago 13, 2015 8:50 am
A fase do planejamento só não é melhor do que a própria viagem!

Patricia Mensagens: 2384
Qui Ago 13, 2015 10:54 am
Concordo totalmente com essa frase: "A verdade é que não existe certo ou errado e sim maneiras diferentes de encarar a viagem" - Cada uma tem uma forma de viajar mesmo e o importante é que a viagem seja prazerosa, caso contrário não faz sentido viajar!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Ago 13, 2015 11:13 am
Eu curto muito o planejamento e quanto mais exótico o destino mas difícil é a fase de planejamento. Mas isso por sua vez pode estar diretamente ligado ao sucesso da Viagem.
Mas quando o intuito é não planejar nada vou também com a cara e com a coragem e nesse espírito!

Adoro chegar em um lugar e lembrar de algo que li sobre ali, alguma curiosidade ou dica imperdível!
As vezes dá trabalho mas concordo com Baran, só não é melhor do que a própria viagem! :)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Ago 13, 2015 11:20 am
Adoro planejar por dois motivos. Primeiro porque já começo a curtir desde muito antes de sair de casa, conhecendo melhor o lugar e suas atrações.

Segundo pelo fato de quando estiver no destino poder aproveitar melhor a viagem, sem gastar tempo com questões burocráticas.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Ago 13, 2015 11:31 am
Com certeza não existe certo ou errado.

Mas eu adoro a fase do planejamento. Todas as pesquisas, descobertas do que fazer, do que não fazer e até mesmo do que infelizmente terá que ficar para a próxima vez.

Também porque infelizmente não tenho condições financeiras de escolher um lugar, ir e pagar o que tiver que pagar. Gosto de ter uma estimativa de gastos e isso somente consigo com pesquisa e planejamento. Me dá uma certa segurança, que irá me ajudar a aproveitar a melhor fase, que é a viagem em si.

Existem lugares que eu acho que até dá para ir sem planejamento. Mas outros (a maioria da minhas viagens) a logística é tão complexa, que realmente tem que ter planejamento.





Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio