A ascensão do turismo sustentável | Qual o impacto que você deixa nos lugares em que visita?

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Ago 03, 2018 9:31 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/TurismoSustentavel.jpg]Viajar é maravilhoso, mas é precisa pensar também nos impactos que causamos

Muito se ouve hoje em dia sobre sustentabilidade, palavra que deriva do latim sustentare e significa "sustentar, apoiar, conservar e cuidar." De uma maneira geral, sustentabilidade aborda a maneira como devemos agir em relação à natureza.

E o turismo sustentável, você sabe do que se trata?

A verdade é que o meio ambiente está precisando de mais cuidados e não podemos fechar os olhos para os inúmeros problemas que vem acontecendo em escalas assustadoras, como resultado de anos, décadas e séculos de descuido. Atualmente, nos deparamos com campanhas lindas, como a contra o uso de canudos, que vem recebendo apoio mundial com estabelecimentos, empresas, cidades, órgãos de turismo e pessoas aderindo e fazendo viralizar essa corrente do bem. Mas ainda é pouco perto do que temos e podemos fazer.

Leia também: AccorHotels não irá usar mais canudos em seus hotéis

O turismo sustentável surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras e o impacto que elas vão causar no lugar, garantindo principalmente a proteção do meio ambiente.

Para isso a gestão do turismo local deve estar atenta às questões ambientais, culturais e sociais, buscando minimizar os impactos da atividade e fazendo com que os moradores locais estejam inseridos economicamente e socialmente nas ações. É preciso controlar, educar, ensinar e respeitar. Os anseios dos turistas e os das regiões receptoras serem compatíveis é a chave de sucesso que garante a proteção de lugares que são verdadeiros oásis e que todos merecem visitar, hoje ou daqui cem anos. Temos que começar a viajar de uma forma mais sustentável e responsável o mais rápido possível pois o mundo está em apuros. Esse é nosso dever e não apenas nos divertir.

Leia também: Governo do Chile anuncia novas regras para viajar para a Ilha de Páscoa

São vários os pilares que sustentam o turismo sustentável:
- Pilar ambiental: conservação da natureza onde estiver alojado;
- Pilar econômico: apoio aos negócios locais e ações economicamente viáveis;
- Pilar social: apoio aos projetos culturais locais e respeito a outras culturas e ao povo.

Sustentabilidade, "ser verde", eco resorts, reciclagem, despejo de lixo nos oceanos são palavras e assuntos que estão na moda e na boca do povo. Ideias e ações que estão sendo passadas para todo nós e que temos a obrigação de que isso não seja apenas uma tendência passageira ou campanhas de redes sociais. É preciso se conscientizar, se empenhar e propagar essa ideia.

Quando você viaja, qual é o impacto que você deixa no lugar que visitou? Já parou para pensar nisso?

Proponho aqui uma reflexão sobre seus atos e seu papel na sociedade para contribuir para um mundo melhor, mais sustentável e com ações ecologicamente corretas. Leia, se informe, pergunte, estude, debata, ajude e faça campanhas de conscientização. Vamos viajar verde?

Lembre-se sempre que a responsabilidade de viajar pelo mundo de maneira sustentável é nossa. Não é fácil, mas se cada um fizer seu papel, o mundo será melhor!

Boa viagem!

E você, costuma pensar no turismo sustentável? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Ago 05, 2018 7:55 pm
É preciso, realmente, pensar nisso. O excesso de turistas estão trazendo muitos problemas para alguns destinos. Não à toa, vários lugares já estão limitando o número de visitantes por dia. Não tem jeito, tem que limitar mesmo.

Os chineses são uma "praga", pois são muitos e só viajam em grupos enormes. Nas minhas viagens eu me programo para chegar aos principais pontos turísticos antes deles, senão fica um caos.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jan 18, 2020 9:58 am
Turismo sustentável: 5 souvenires para você NUNCA comprar em viagens https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=659&t=18346" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio