Como viajar de forma mais sustentável: 10 práticas para você usar em suas viagens

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mar 04, 2020 9:25 am
Imagem

Viajar de forma sustentável não é difícil. O primeiro e mais importante passo é a tomada de consciência. A forma como viajamos tem mais impacto do que nunca, tanto no meio ambiente como nas comunidades dos locais que visitamos. A grande questão é que a maioria das pessoas não têm essa consciência e não percebem os danos que estão causando.

O turismo responsável e sustentável tem em consideração o impacto, tanto positivo quanto negativo, que as viagens podem causar no meio ambiente, no entorno, na sociedade e na economia local. Sem dúvidas, viajar de maneira mais sustentável pode dar algum trabalho e é necessário um pouco de pesquisa e uma reflexão antes e durante a viagem.

Foi então que resolvi reunir algumas dicas para viajar de forma mais consciente e, sempre que possível, ajudando os outros no caminho. Essa é uma prática e reflexão que tento fazer a cada viagem, defendendo um estilo de viagem mais sustentável. Acredito que, enquanto viajantes, é nosso dever deixar uma marca positiva por onde passamos. Tento sempre aprender e praticar algo novo. Lembre-se que dividir com os outros também é uma prática do turismo sustentável.

Leia também esse outro texto que escrevi, propondo uma reflexão: A ascensão do turismo sustentável | Qual o impacto que você deixa nos lugares em que visita?

Então vamos a algumas dicas que podem ajudar nosso planeta como um todo e comunidades locais:

1- Pesquisa

Pesquise sobre as políticas das empresas antes de fazer a reserva, seja ela um hotel, agência ou empresa de qualquer porte ou tipo. Priorize sempre empresas que tenham o turismo sustentável em consideração, que não causem impacto no meio ambiente, que não abusem dos animais e que proponham um turismo menos massificado e mais autêntico.

2- Transporte

Caso a viagem seja de avião, considere utilizar uma companhia aérea com programas de compensação de dióxido de carbono e que tenham como missão tornar a viagem de avião mais ecológica, evitando o uso de plástico no serviço de bordo e outras práticas. Uma vez no destino de preferência sempre que possível para andar de bicicleta ou a pé mesmo.

Leia também:
- Como calcular a pegada de carbono da sua viagem?
- Como tornar viagens de avião mais sustentáveis?

3- Hospedagem sustentável

Tenta encontrar hotéis ou acomodações que estejam comprometidos e tenham como filosofia a responsabilidade social e ambiental. Existem muitas empresas sérias, comprometidas que fazem um trabalho lindo, como o caso da rede Six Senses.

Leia também: Six Senses Laamu | Luxo e exclusividade nas Maldivas.

4- Evite o plástico

Você pode levar com você artigos que não precise aceitar o uso de plástico. Leve uma garrafa de água reutilizável e/ou copo - essa prática pode começar dentro do avião, ainda no serviço de bordo. Leve também uma mochila ou sacola estilo eco-bag, canudo de vidro, papel ou metal. É muito legal montar um kit de viagem para que você possa sempre rejeitar os sacos de plástico e outros itens que lhe forem oferecidos.

5- Consumo consciente - Apoiar comunidades locais

Vai levar algumas lembrancinhas de viagem para você ou presentear familiares e amigos? Por que não optar pelos artesanatos locais? Com essa prática você apoia a economia do destino. Além disso, pense sempre duas vezes antes de cair nas compras. Cortar os excessos não apenas diminui o lixo do planeta, como também melhora a relação com o seu ambiente

A Manoela Caldas escreveu um texto muito legal e profundo sobre o tema: Como comprar de forma mais consciente em viagens - por uma (ex) consumista.

6- Respeito

Respeite a cultura, costumes e normas locais, vestindo-se e comportando-se de forma respeitosa. Isso não uma questão de concordar ou não e sim de educação e de aceitar as diferenças culturais. Tenha sempre em mente que você é o estrangeiro ali.

7- Reduza o desperdício

Tente controlar o lixo que se deixa para trás e procure sempre que possível um descarte consciente. Por exemplo: se levar um plástico para um hotel, lembre-se de levá-lo de volta com você para posteriormente fazer um descarte adequado. Evite também pegar mapas e panfletos que vão acabar virando lixo em pouco tempo.

8- Protetor solar

Lembre-se de utilizar protetores solares que não tenham substâncias que danifiquem os oceanos. A vida marinha agradece e muito.

9- Roupas de banho e cama

Avise o hotel que estiver hospedado que não é preciso trocar as tolhas e os lençóis diariamente. Alguns hotéis já não fazem essa prática, ao menos que o hóspede sinalize o desejo. Muita gente não percebe que isso prejudica e muito o ambiente, seja pelo aumento do uso de água e energia e até mesmo pelo uso de produtos de limpeza. Pare para pensar em um hotel lotado trocando diariamente toda as roupas de cama. Um absurdo, né?

10- Conte a sua experiência aos seus amigos e família

Boas práticas devem ser divididas. Converse com amigos e familiares sobre suas práticas e ideias e proponha uma reflexão. Assim você estará fazendo ainda mais seu papel por um mundo mais sustentável, ajudando comunidades locais e o planeta.

Boa viagem!

E você, tem mais ideias para viajarmos de forma mais sustentável? Divida aqui comigo e com os leitores do Falando de Viagem suas dicas e vamos refletir juntos sobre boas práticas!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Mar 04, 2020 12:01 pm
Sou adepta. O tipo de pauta que está cada vez mais urgente - e com razão.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mar 04, 2020 5:13 pm
Estamos em alerta! O mundo precisa dessa conscientização de todos!

Adriana Mensagens: 2231
Qui Mar 05, 2020 6:05 am
Concordo! Temos que tentar ao máximo usar estas 10 práticas e eu diria que uma 11. seria explicar e demonstrar estas práticas para as crianças quando elas estão conosco.





Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio