Você TEM que conhecer a Amazônia!

Seu lema é conhecer o mundo, então se o tema é viagem ela topa tudo, dos lugares mais exóticos aos mais refinados. Em sua coluna ela relatará um pouco de suas aventuras pelo mundo afora com muitas dicas.
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Dez 13, 2020 12:01 pm
Imagem

Sim, a Amazônia é um destino único no mundo e não pode de maneira nenhuma estar de fora da sua lista de desejos. Eu demorei para acertar as contas com nossa floresta e por isso decidi escrever esse texto para tentar colocar em palavras a emoção que senti ao conhecê-la e quem sabe tentar convencer algumas pessoas a ir para nossa selva também.

Eu, que já viajei para lugares tão distantes e inóspitos como Fiji, Austrália e Índia, confesso que ficava envergonhada quando alguém, especialmente gringo, me perguntava como era a Amazônia e eu tinha que responder que não a conhecia pessoalmente. Todos ficavam literalmente chocados. Eu inclusive!

Ao contrário do que muitos pensem, a Amazônia não é a maior floresta do mundo e sim a maior floresta tropical do mundo. O bioma da região é um dos mais ricos que existem: a fauna amazônica conta com milhares de espécies de peixes, aves e mamíferos, principalmente. Já a flora, possui 30 mil das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina concentradas em um só local. Com mais de 400 bilhões de árvores, ela é considerada pelos cientistas como o pulmão do planeta. Já o Rio Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água e em extensão.

Uma viagem para a Amazônia é focada em experiências e emoções. É um Brasil totalmente diferente do eixo Rio-São Paulo e precisa ser visto para ser compreendido. Só tendo uma experiência na selva para entender a dimensão do que estou falando.

O que você encontrará por lá? Natureza por todos os lados, muita água, um canto quase ensurdecedor dos passarinhos, sossego e muito muito muito verde. É uma imensidão sem fim. Uma paz indescritível.

O que você poderá fazer? Navegar pelas igapós e igarapés, caminhar pelas florestas, visitar uma tribo indígena, conhecer comunidades ribeirinhas, se encantar com a beleza hipnotizante do artesanato local, nadar com botos que nadam livres pelas águas, mergulhar em um rio de água quentinha, ver as belíssimas praias de rio que se formam na seca, ver os mais belos pores do sol no Rio Negro (ou quem sabe até um amanhecer) e desfrutar da inigualável gastronomia amazonense com seus sabores tão marcantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Apesar da incrível biodiversidade, beleza e importância, o ser humano degrada cada vez mais a floresta, que sofre com desmatamento ilegal, queimadas, violência contra o povo indígena e políticas maléficas por conta de nossos governantes, como mostram estudos ambientais e várias matérias jornalísticas.

Os termos Turismo Sustentável, Turismo Responsável, Turismo com Propósito têm sido objetos de muitas pesquisas minha e tenho cada vez me engajado mais nos temas. Inclusive, atualmente faço parte da GreenPress – Rede de Turismo Consciente, um projeto elaborado por jornalistas e formadores de opinião especializados no setor de viagens e turismo. Sem fins lucrativos, a rede trabalha para que o turismo seja uma indústria sustentável. A GreenPress pretende ser fonte de inspiração e de informação confiável para viajantes que buscam deixar pegadas sustentáveis pelo Brasil e pelo mundo.

Esses tipos de viagens já vinham sendo apontadas como uma tendência mundial e depois da pandemia essa tendência ainda ficará mais forte e necessária. Em um mundo com tantas impossibilidades de viajar ao exterior, com tantas fronteiras fechadas para brasileiros, pode ser tornar uma baita oportunidade de fazer uma grande viagem pelo Brasil há tempos adiada. Hotéis de selva verdadeiramente sustentáveis podem ser uma bela alternativa para quem busca viagens seguras no Brasil durante a pandemia, como é o caso do Mirante do Gavião onde me hospedei e me encantei pela experiência proporcionada.

Imagem

Imagem

Não é um turismo barato, por todas as precariedades, peculiaridades e dificuldades da região. A logística é difícil, apesar de já ter crescido e melhorado muito. Mas é absolutamente necessário e urgente. A maior biodiversidade do mundo precisa da nossa ajuda e uma das formas mais efetivas de abraçá-la é conhecendo-a de perto e movimentando a economia local a partir do turismo.

Então, se você está planejando uma próxima viagem, pense nisso tudo que leu aqui, pense numa relação com o turismo com mais propósito, conhecer a Amazônia é quase uma obrigação, uma responsabilidade de todo brasileiro. Sem dúvidas uma viagem para lá poderá mudar sua relação com a natureza e com o mundo num geral. Temos que repensar nossos atos e preocupação com as florestas. Não importa onde você vive ou o que você faz, floresta tem a ver com você sim.

Se você ainda não colocou a Amazônia na sua listinha de viagens está na hora de repensar sobre isso. É surreal e é nosso Brasil.

Eu fui, me encantei e quero voltar. Foi lindo, foi intenso e foi profundo.

Obrigada por tanto, Amazônia. Nos vemos em breve!

VISITE A AMAZÔNIA! Não irei me cansar de falar isso para todo mundo.

Leia também:
- Quando ir para Amazônia? Estação seca ou cheia?
- O que levar na mala em uma viagem para a Amazônia
- Vacinas e recomendações para viagens à Amazônia

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou para a Amazônia? Gostou? Se surpreendeu? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 14, 2020 1:17 pm
Fotos lindas. Quero conhecer, mas não está nos planos imediatos.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Dez 15, 2020 8:05 am
Também não conheço. E é uma vergonha....

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 15, 2020 8:55 am
Eu já fui para a Amazônia, amei, também quero voltar e concordo que TEM que conhecer.





Booking.com

Voltar para “Coluna da Juliana Magalhães”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio