Nashville: a vibrante capital da música country

Troca de informações sobre o Tennessee.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mar 13, 2015 9:37 am
Nashville: a vibrante capital da música country

Imagem

É comum que as cidades ou estados recebam algum tipo de apelido que as defina. Nova York é a Big Apple, a Flórida é o Sunshine State, Paris é a Cidade-luz. Ser conhecida como Music City, ou, em português, Cidade da Música não é nada mau. Pelo contrário, dá um ar poético e interessante para qualquer lugar que ganhe este nome. É o caso de Nashville, a capital do Tennessee. Berço da música country, o município é um destino vibrante e surpreendente, encravado no interior dos Estados Unidos.

Imagem

Nashville faz dupla com Memphis como duas das cidades mais culturais dos Estados Unidos, mas ao contrário de Memphis, que se baseia muito em um passado de glória, Nashville é uma cidade do presente e do futuro, em pleno crescimento. Isso torna qualquer road trip pelo Tennessee ainda mais interessante, já que as duas cidades acabam se completando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Enquanto Memphis é o berço do soul e do rock, Nashville é o berço da música country. A cidade revelou diversos artistas, lançando-os ao estrelato, tais como Johnny Cash, Kenny Rogers, Dolly Parton, Barbara Mandrell, Lady Antebellum e, mais recentemente, Taylor Swift. A RCA, uma das principais gravadoras do país, está sediada em Nashville, e é um dos principais celeiros musicais. Não à toa, muitos aspirantes a cantores vão para a Music City tentar a sorte. É a Hollywood da música.

Imagem

Enquanto Memphis tem a Beale Street, Nashville conta com a Broadway. Localizada em Downtown, é a principal rua da cidade. Vibrante, animada, alto astral, é naturalmente musical, devido à enorme quantidade de bares e restaurantes com música ao vivo espalhados por seu perímetro, sem contar com os tradicionais músicos de rua. Completando o cenário, há lojas vendendo produtos típicos da cultura country, como botas e chapéus de couro, a deliciosa loja de doces Savannah Candy Kitchen e algumas das melhores atrações da cidade, como o Johnny Cash Museum, inteiramente dedicado ao lendário cantor country. Perto dali está localizada a Bridgestone Arena, casa do time de hóquei no gelo Nahsville Predators.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É na Broadway que acontece aquela que tem se tornado uma das maiores e melhores festas de Réveillon dos Estados Unidos. Todo dia 31 de dezembro ocorre o New Year's Eve Bash on Broadway, evento gratuito que conta com shows de música country e uma animada contagem regressiva seguida de uma bela comemoração. Nós tivemos a oportunidade de presenciar acomodados na ala VIP o réveillon de 2014 para 2015, que contou com uma excelente apresentação da banda Lady Antebellum, que cantou hits como Need You Now, Just a Kiss, Goodnight, I Run to You e Islands in the Stream (de autoria de Kenny Rogers e Dolly Parton), embalando a multidão e esquentando a noite gelada de inverno. O evento vem crescendo e ganhando destaque na mídia ano após ano, sendo uma das principais comemorações dos Estados Unidos.

Imagem

Para honrar a fama de Nashville, nada mais justo que a principal atração da cidade seja dedicada ao seu ritmo mais marcante. O Country Music Hall of Fame and Museum, em Downtown, é uma verdadeira instituição da música country, com diversos andares contando a história do ritmo, com discografias, itens pessoais de artistas e exposições itinerantes. Um passeio imperdível, mesmo para quem não é fã de música country.

Imagem

Imagem

Imagem

O passeio pelo museu não é completo sem uma visita ao RCA Studio B. Neste interessante tour, pega-se um shuttle que parte do Country Music Hall of Fame and Museum em direção ao RCA Studio B, um estúdio ainda em atividade, que contou com gravações históricas de diversos artistas famosos. Acompanhados por um guia, os visitantes passam pelos diversos ambientes do estúdio, culminando em uma sala onde é possível ouvir gravações originais de Elvis Presley. Apesar do rei do rock sempre ser associado a Memphis, sua história está bastante ligada a Nashville, já que ele assinou contrato com a RCA depois de estourar nas paradas pela Sun Records, gravadora sediada em Memphis. Ouvir uma de suas gravações originais no estúdio onde ele as fez é emocionante. Nashville, afinal, não é só música country.

Imagem

Imagem

Tanto não é que a cidade também conta com outras excelentes atrações culturais. É o caso do Schermerhorn Symphony Center, o teatro municipal de Nashville, sediado em uma construção histórica de Downtown, que conta com lindíssimas apresentações da internacionalmente renomada Nashville Simphony Orchestra. Outra atração cultural de encher os olhos é o Frist Center for the Visual Arts, museu de artes que fica no antigo prédio dos correios e que conta com ótimas exposições itinerantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Nos arredores de Nashville também estão concentradas ótimas atrações, como a belíssima Fontanel Mansion, antiga casa da diva da música country Barbara Mandrell, preservada e transformada em uma espécie de museu em homenagem à cantora e ao ritmo country. Seu estilo interiorano, com móveis de madeira e sofás de couro, encravado em meio a uma área de mata nativa, é um convite ao relaxamento. O fato da visita ser interativa (é possível sentar-se nos móveis e tocar nos objetos expostos) torna o passeio ainda mais charmoso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não muito longe dali, está localizado o Opry Mills, principal shopping da região, repleto de lojas com ótimos preços e sem a mesma muvuca dos centros de compras de destinos mais concorridos, como a Flórida e Nova York. Ao lado do Opry Mills, fica o Gaylord Opryland, um enorme resort que conta com vários complexos e que no fim do ano ganha uma atmosfera ainda mais especial com sua maravilhosa decoração natalina espalhada por toda a propriedade, junto com passeios de carruagem e até pista de patinação no gelo. Um passeio mágico e bonito que viajante nenhum deve perder quando for a Nashville.

Imagem

Imagem

Quem deseja se sentir inserido na tradicional cultura norte-americana, de forma extremamente genuína, não pode deixar de visitar Nashville. A cidade possui um ar tradicional, orgulhoso de sua cultura country, ao mesmo tempo em que revela-se um centro cultural vibrante, de formação de novos talentos, seja através da renomada Vanderbilt University ou das gravadoras que ano após ano lançam cantores ao estrelato. A Music City merece o apelido. Uma cidade que encanta não só através dos olhos, mas também através dos ouvidos.

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já foi a Nashville? Ouviu bastante música country? Mergulhou na cultura local? Conte para nós a sua experiência!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 13, 2015 9:40 am
Matérias incríveis, que me dão vontade de realizar essa road trip :D

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Mar 13, 2015 9:55 am
Realmente uma bela Music City. Acho um máximo essa cultura country!

Adriana Mensagens: 2231
Sáb Mar 14, 2015 9:39 am
Muito legal, country não é muito a minha música, mas mesmo assim acho que adoraria a cidade!

Avatar do usuário
davidvader Mensagens: 190
Sáb Mar 14, 2015 11:03 am
Estive em Nashville no último final de semana para assistir ao jogo dos Predators na Bridgestone Arena. O jogo foi ótimo (o Predators perdeu :( ) e a cidade é muito bonita. O único lugar que não gostei foi justamente o mais conhecido da cidade: a Broadway. A rua é zoneada demais para o meu gosto :lol:

Lua de Mel 15-24/Out/2013 em Orlando, aí vou eu!

Passagens aéreas: OK
Hotel: OK
Ingressos: comprar em Abril
Carro: alugar em Maio
Ajudante Mensagens: 18088
Seg Abr 13, 2015 1:53 pm
The Frist Center for the Visual Arts: o excelente museu de arte de Nashville http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=542&t=11012" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Nov 10, 2015 5:13 pm
Muito legal saber mais desse destino tão pouco conhecido no Brasil...

tatifons Mensagens: 34
Sex Nov 04, 2016 8:06 am
Bom dia galera!

Alguém pode me indicar um bom hotel em Nashville?

Estou pesquisando a várias semanas e não consigo uma boa relação custo/benefício!

Muito obrigada pela ajuda!!!!
:P





Booking.com

Voltar para “Tennessee”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio