Memphis: uma cidade com muita cultura, história e gente hospitaleira

Troca de informações sobre o Tennessee.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mar 16, 2015 9:11 am
Memphis: uma cidade com muita cultura, história e gente hospitaleira

Imagem

Algumas cidades são conhecidas por suas grandes belezas naturais, por seus belos monumentos e construções históricas ou por serem oásis de diversão construídos pelo homem. É o que podemos chamar de "destinos óbvios", amplamente conhecidos até pelos turistas mais desavisados: Paris, Miami, Nova York, Las Vegas, Orlando, Londres, Roma, entre muitos outros. Existem lugares que necessitam um olhar mais atento e sensível do viajante para serem compreendidos em sua plenitude e então serem admirados em toda sua beleza particular. Memphis é um desses casos: a cidade não possui paisagens deslumbrantes, é pobre se comparada à média dos municípios norte-americanos, não tem edifícios imponentes, mas é um dos destinos culturalmente mais ricos que já visitamos, contando com a excelente gastronomia sulista aliada ao charme hospitaleiro desta região do país, além de desempenhar um papel de extrema importância na história recente.

Imagem
The Peabody, um imponente e histórico hotel em Downtown Memphis.

Localizada no extremo oeste do estado do Tennessee, na fronteira com o Arkansas, Memphis fica à beira do Rio Mississippi. Seu auge deu-se entre os anos 40 e 60, quando a cidade viveu seu apogeu criativo, tornando-se o berço de vários cantores de sucesso e sendo um centro de convivência entre brancos e negros em plena época de segregação racial. Não à toa, Memphis tornou-se conhecida como a cidade do soul e berço do rock, em uma época em que este novo ritmo ainda era uma novidade para toda a sociedade.

Imagem

O ponto central que resume bem a história recente de Memphis é a Beale Street, principal rua de Downtown. É aqui, principalmente na parte de acesso exclusivo a pedestres, que se concentra um sem-número de bares com música ao vivo, restaurantes, músicos tocando e cantando no meio do asfalto, e lojas históricas, como a A. Schwab's, fundada em 1876, que vende os mais variados itens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É pela Beale Street que nós sugerimos que você comece seu passeio por Memphis, para sentir logo de cara todo o charme musical e o alto astral da cidade. Passar ao menos uma noite lá é um programa indispensável. Não deixe de jantar em um de seus bares, como o famoso B.B. King's Blues Club, ou em algum restaurante, como o Itta Bena, que fica no andar de cima do bar. No quesito gastronomia, aliás, Memphis está muito bem servida, com excelentes opções em Downtown, como o sofisticado McEwen's on Monroe, e ainda com o famoso barbecue (churrasco) do Tennessee, que encontra sua melhor expressão no Central BBQ, com algumas unidades espalhadas pela cidade. É a deliciosa gastronomia sulista aliada ao charme hospitaleiro e à cultura country.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Beale Street durante o dia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outras atrações de Downtown, além da histórica Beale Street, que revelou diversos artistas e os lançou ao estrelato, são a fábrica de guitarras Gibson e o FedExForum, novíssima arena do time de basquete Memphis Grizzlies. E para coroar a riqueza cultural da área, há o Memphis Rock 'n' Soul Museum, que conta a história dos ritmos do rock e do soul, que tanto marcaram a história local, com muita interatividade, apresentando itens pertencentes a cantores famosos, discografias, entre outros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O excelente Memphis Rock 'n' Soul Museum:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um local mais afastado de Downtown, mas que nem por isso é menos representativo para a história de Memphis, é o Sun Studio, uma das melhores e mais emocionantes atrações que já visitamos nos Estados Unidos. Foi neste estúdio histórico, que hoje é aberto ao público para visitas guiadas nas quais é possível se emocionar com gravações originais de músicas famosas, que muitos cantores de sucesso fizeram suas primeiras gravações e foram lançados ao estrelato. Só para ficar em alguns exemplos: Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e o mais famoso deles: Elvis Presley, que possui uma ligação extremamente forte com Memphis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi nesta cidade que Elvis começou sua carreira e iniciou sua trajetória de sucesso, que o tornou conhecido no mundo inteiro, um dos maiores fenômenos da cultura contemporânea. O cantor chegou em Memphis aos 13 anos, vindo da pequena cidade de Tupelo, no Mississippi. E além de ter começado sua carreira no lendário Sun Studio, estabeleceu residência em Memphis, onde construiu Graceland, sua enorme mansão, que hoje é aberta à visitação e tornou-se a segunda casa mais visitada dos Estados Unidos, atrás apenas da Casa Branca.

Imagem

Imagem

Graceland é uma das atrações mais fantásticas que tivemos a oportunidade de visitar. Com o tempo, o local foi transformado em um verdadeiro complexo turístico, ponto de peregrinação de fãs de Elvis Presley de todas as idades. Há um museu dedicado apenas aos automóveis do astro, outro dedicado aos seus lendários shows em Las Vegas, outra sala que conta sobre sua infância em Tupelo, além de uma área que fala sobre os filmes que ele estrelou no Havaí.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O ponto alto da visita certamente é o tour pela mansão propriamente dita, preservada da mesma maneira que se encontrava em 1977, quando Elvis morreu. O passeio é tocante, emocionante, uma verdadeira viagem no tempo que encanta a todos, mesmo aqueles que não são fãs do "rei do rock".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Memphis é uma cidade de bom astral, permeada de música por todo o canto, com povo hospitaleiro e culinária deliciosa. Mas a cidade também foi palco de um triste acontecimento na história contemporânea: o assassinato do líder da luta pelos direitos civis igualitários entre negros e brancos, Martin Luther King Jr. Ele foi morto em abril de 1968, na varanda do quarto 306 do Lorraine Motel, um famoso local de hospedagem nos anos 60, que juntava negros e brancos em uma convivência harmoniosa.

Imagem

Hoje, o Lorraine Motel tornou-se um lindo museu dedicado à história dos direitos civis. E o hotel foi preservado do mesmo jeito que era no dia do assassinato, com placas em frente contando a história daquela fatídico dia e reconstituindo passo a passo a morte de Martin Luther King Jr. Um passeio emocionante e indispensável para que se entenda a história recente da humanidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Stax Museum é outra excelente atração que remete aos tempos de convivência relativamente harmoniosa entre negros e brancos em Memphis nos anos 50 e 60, uma exceção no meio de uma sociedade dominada pelo racismo e pela segregação. O local conta a história da Stax Records, uma gravadora de muito sucesso entre os anos 60 e 70, que revelou artistas como Otis Redding e Carla Thomas e contou com gravações famosas em seu acervo. A gravadora era um celeiro de talentos de artistas brancos e negros, mas acabou entrando em decadência na década de 70, até ser finalmente fechada. O excelente museu que fica onde funcionava seu prédio reconta a história de sucesso da Stax Records e hoje também funciona como uma escola de formação de músicos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda há muitas outras atrações que valem ser visitadas, como o zoológico e o Belz Museum of Asian & Judaic Art, um museu dedicado à arte judaica e asiática. Além disso, uma simples bateção de perna pelas ruas de Downtown, em especial pela animada Beale Street, já faz o passeio por Memphis se tornar mais do que especial.

O belo Belz Museum of Asian & Judaic Art:

Imagem

Imagem

Hoje em dia, Memphis vive muito de suas glórias do passado. Está longe de ser uma cidade rica e próspera, como tantas outras nos Estados Unidos. E talvez este charme um tanto decadente ajude a construir o clima tão especial que sentimos desde que pisamos na cidade. Uma beleza sensível, diferente daquilo que estamos acostumados a ver nos grandes destinos turísticos. Verdadeiro celeiro cultural da história recente dos Estados Unidos, palco de importantes acontecimentos e com um passado riquíssimo, Memphis foi um dos locais mais enriquecedores que já visitamos, nos brindando ainda com boa comida e povo extremamente acolhedor. Uma cidade especial e única, tal como as melhores canções de Elvis Presley!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já visitou Memphis? Gostou da cidade? Foi para Graceland? Comeu em bons restaurantes? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mar 16, 2015 9:39 am
Bem interessante a cidade! E diferente também.
Eu amo destinos com belas paisagens. Não é o caso de Memphis, mas concordo que a parte cultural compensa!

Muito legal, Fabio!

alessandroaf Mensagens: 40
Seg Mar 16, 2015 10:04 am
Fábio Calderon tá se superando.
Parabéns, Fábio.
Abs, Alex

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Ter Mar 17, 2015 12:28 pm
Excelente matéria... as vezes a gente foca nos destinos mais "tradicionais" e deixa de fora cidades como Memphis que tem tanta coisa para se explorar.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 17, 2015 12:34 pm
É verdade, Adriano. Os Estados Unidos têm várias cidades bem interessantes além de Orlando, Miami, Nova York e Las Vegas.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Mar 21, 2015 9:55 am
Sun Studio: uma visita histórica ao berço do rock http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=542&t=10884" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Abr 06, 2015 8:25 am
Stax Museum: uma bela viagem pela história da soul music http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=542&t=10968" onclick="window.open(this.href);return false;

tatifons Mensagens: 34
Sáb Out 29, 2016 10:10 pm
Socorro galera!
Preciso de uma dica legal de hotel em Memphis....
Alguém indica algum?
Obrigada!

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Out 31, 2016 2:06 pm
Quero conhecer!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Tennessee”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio