Sun Studio: uma visita histórica ao berço do rock

Troca de informações sobre o Tennessee.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Mar 21, 2015 9:54 am
Sun Studio: uma visita histórica ao berço do rock

Imagem

Site: https://www.sunstudio.com

Memphis é famosa por ter sido a cidade onde Elvis Presley viveu boa parte de sua vida e onde ele começou sua carreira. Não à toa, Graceland, a antiga mansão do cantor, localizada no subúrbio de Memphis, é uma das atrações mais visitadas dos Estados Unidos. Existe outro local na cidade que é bastante representativo não só para a história de Elvis Presley, como também para o surgimento do rock e para a trajetória da música no século XX. Trata-se do Sun Studio, considerado o "berço do rock'n roll".

Imagem

Neste estúdio foi gravado, em 1951, aquele que é considerado o primeiro single do rock'n roll, chamado "Rocket 88", composto por Jackie Brenston and his Delta Cats. O Sun Studio foi aberto por Sam Philipps em janeiro de 1950 e logo em seus primeiros anos foi palco de gravações históricas de cantores de ritmos como soul e rythm & blues, como B.B. King e Rufus Thomas. Após ter sido palco da gravação do primeiro single de rock, o estúdio sediou outras gravações de sucesso de artistas do gênero, como Johnny Cash, Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison e Jerry Lee Lewis, entre muitos outros.

Imagem

Talvez o Sun Studio seja ainda mais conhecido por outro fato histórico: foi aqui que Elvis Presley fez suas primeiras gravações profissionais, em agosto de 1953 e janeiro de 1954. Ainda um mero aspirante a cantor, Elvis só começaria sua caminhada rumo ao estrelato em julho de 1954, quando ele voltou ao Sun Studio, e em meio a uma sessão, começou a tocar e cantar uma versão da música "That's All Right". Sam Philipps, o dono da gravadora, ficou tão impressionado que lançou a canção no rádio. Em questão de horas, diversas pessoas começaram a ligar para as rádios de Memphis, perguntando de quem era aquela voz tão marcante. O próximo hit, "Blue Moon of Kentucky", foi outro grande sucesso. Começava assim a escalada de Elvis rumo ao sucesso. Seus primeiros discos foram lançados com o selo da Sun Records.

Imagem

O Sun Studio ainda ficaria famoso por ter sido palco de diversas gravações de músicas que entraram para a história, como "Blue Suede Shoes", de Carl Perkins. O cantor, aliás, fez parte de outro momento histórico ocorrido na gravadora: o encontro do Million Dollar Quartet, em dezembro de 1956, formado por Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash, quatro dos maiores astros da música na época.

Imagem

Em meados da década de 60, Sam Phillips, que também foi um dos fundadores da rede de hotéis Holiday Inn (que surgiu em Memphis), perdeu o interesse pela indústria fonográfica. Este período marcou o início do declínio da Sun Records, que acabou sendo vendida. O prédio onde funcionava a gravadora foi desativado e abrigou outros tipos de estabelecimentos, até ser reaberto em 1987, 10 anos após a morte de Elvis, voltando a ser um estúdio fonográfico e transformando-se em uma das principais atrações turísticas dos Estados Unidos para os fãs de música.

Imagem

Hoje, o Sun Studio é uma das melhores atrações de Memphis. No local, é possível fazer um tour guiado que passeia pelas dependências do estúdio, passando por diversos itens históricos e outros pertencentes a cantores que gravaram no Sun Studio, além de ouvir gravações originais de alguns dos maiores hits produzidos no estúdio. A visita dura cerca de 1 hora, e termina deixando um gostinho de "quero mais". Os tours saem de 30 em 30 minutos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na saída, há uma simpática loja em estilo retrô, vendendo os mais diversos itens ligados à história do estúdio. Junto à loja, há uma lanchonete cuja arquitetura remete aos anos 50. O lugar ideal para tomar uma Coca-Cola de garrafa de vidro e um delicioso milk-shake de chocolate. Nós provamos e adoramos!

Imagem

Imagem

Imagem

Ingressos: o tour custa US$12 para adultos. Crianças de 5 a 12 anos não pagam. Devido à natureza do passeio, ele não é liberado para crianças abaixo de 5 anos.

Horário de funcionamento: o Sun Studio abre diariamente, das 10h às 18h.

Como chegar: o Sun Studio fica a apenas 5 minutos de carro de Downtown Memphis e a 15 minutos de Graceland. Existe um shuttle gratuito que interliga o estúdio a Graceland e ao Rock'n Soul Museum. Há estacionamento gratuito ao lado.

Uma cidade tão cultural e historicamente rica como Memphis não poderia deixar de ter uma atração como o Sun Studio. Um passeio divertido e emocionante, que é um verdadeiro mergulho na história da música. Adoramos ver algumas relíquias e ouvir gravações originais de grandes sucessos. Imperdível!

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já visitou o Sun Studio? Gostou do passeio? Tomou um milk-shake na saída? Conte para nós a sua experiência!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Sáb Mar 21, 2015 10:40 am
Com certeza faria esse passeio.
Visitar lugares que fizeram parte da história da música deve ser incrível :D

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Mar 21, 2015 12:42 pm
Que máximo! To descobrindo um lado dos USA que poucos conhecem e tem informações.

Eu com certeza também faria esse passeio.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sáb Mar 21, 2015 3:47 pm
Adorei. Quero muito ir lá um dia.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mar 24, 2015 12:43 pm
:o Muito legal, imperdível em um roteiro nesta região.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Abr 06, 2015 9:31 am
Só passeios bacanas e todos me parecem terem preço bem justo e acessível, o que é um atrativo à mais :D

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Abr 06, 2015 9:34 am
Minhas duas paixões são viagens e Rock´n´Roll! Adoro locais que juntam elas!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Abr 06, 2015 9:37 am
Excelente consideração ralacerda! Concordo contigo :D

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Jul 01, 2015 11:02 am
Achei legal conhecer mais a história...





Booking.com

Voltar para “Tennessee”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio