Stax Museum: uma bela viagem pela história da soul music

Troca de informações sobre o Tennessee.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Abr 06, 2015 8:24 am
Stax Museum: uma bela viagem pela história da soul music

Imagem

Site: http://www.staxmuseum.com

Memphis é uma das cidades mais musicais e culturalmente ricas dos Estados Unidos. Considerada o berço do rock, sua atração mais famosa é Graceland, a casa onde Elvis Presley passou boa parte de sua vida, mas sua importância para a história recente da cultura vai muito além: foi lá que, entre as décadas de 50 e 60, quando a cidade vivia seu auge, o ritmo soul ganhou as paradas de sucesso e conquistou milhares de fãs mundo afora.

Imagem

Você pode não associar o nome ao ritmo, mas com certeza já ouviu ou até dançou alguma música soul. Só para ficar em alguns casos, são exemplos famosos da soul music: "What's Going On" e "I Heard It Through The Gravepine", de Marvin Gaye; "Respect", de Aretha Franklin; "My Girl", do grupo The Temptations; "Reach Out, I'll Be There" (The Four Tops); "I Got You" ("I Feel Good"), de James Brown; entre muitas outras canções que entraram para a história.

Imagem

A soul music é um gênero musical dos Estados Unidos que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da década de 1960 entre os negros, numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. O ritmo é caracterizado por melodias emotivas, acompanhadas por coros, movimentos corporais, bater de palmas e coreografias.

Imagem

Imagem

Um dos principais centros da soul music, seja por conta de sua importância para a indústria fonográfica na época ou por ser um local de convivência entre negros e brancos, foi a cidade de Memphis. E a gravadora que foi responsável por lançar diversos cantores e bandas do gênero foi a Stax Records. Fundada em 1957, primeiro sob o nome de Satellite Records, a gravadora tornou-se uma verdadeira instituição de Memphis, celeiro de diversos artistas de sucesso e palco de gravações históricas.

Imagem

Embora sua especialidade fosse a soul music, a Stax Records também gravou músicas de jazz, blues e gospel. A gravadora foi muito bem-sucedida até o ano de 1967, quando seu principal artista, Ottis Redding, morreu em um acidente de avião. No ano seguinte, o assassinato de Martin Luther King em Memphis foi um profundo baque para uma gravadora que era reconhecida como um centro de integração entre negros e brancos. Após um mal sucedido acordo de distribuição com a Atlantic Records, a Stax Records entrou definitivamente em decadência, vindo a fechar em 1975.

Imagem

Hoje, o local onde funcionava a gravadora foi transformado em um grande centro dedicado à música. Parte da estrutura é usada como uma escola de música, enquanto a outra parte transformou-se no belo Stax Museum of American Soul Music, um museu dedicado a contar a história do soul e mais especificamente, da Stax Records.

Imagem

Imagem

Aberto em 2003, o museu conta com mais de 2.000 itens em exibição, entre discos, filmes, memorabilia, instrumentos musicais, figurinos e gravações originais, dispostos em diversos ambientes, além da recriação do interior de uma igreja gospel, contando toda a história da soul music. Ao lado do Rock'n & Soul Museum, o Stax Museum é a grande atração dedicada ao ritmo. Junto com o Sun Studio, Graceland e a fábrica de guitarras Gibson, os dois museus formam o grupo de atrações icônicas da história musical em Memphis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A visita ao Stax Museum é imperdível para qualquer pessoa que se interesse por música. Ao andar pelas galerias, o visitante reconhecerá diversas músicas que já ouviu diversas vezes, mas que nem imaginava que faziam parte da soul music. E o mais importante: conhecerá não só a história de um ritmo musical, mas também a própria história de Memphis, do sul dos Estados Unidos e da segregação racial que ocorria desde a época da escravidão.

Imagem

Imagem

Imagem

Ingresso: a entrada para o museu custa US$13 por adulto e US$10 por criança;

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 13h às 17h. Fechado em alguns feriados.

Na saída do museu, há uma loja vendendo diversos itens ligados à Stax Records e à soul music.

Mais do que um simples museu, uma verdadeira aula de história e cultura. O Stax Museum ensina e emociona seus visitantes, sendo um exemplar vivo da rica história de Memphis e da música soul. Um passeio musical, cultural e enriquecedor.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já visitou o Stax Museum? Gostou? Aprendeu bastante sobre a história cultural norte americana? Conte para nós a sua experiência!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Abr 06, 2015 9:13 am
Com certeza um programa diferente e ótimo, não só para quem gosta de soul music.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Abr 06, 2015 9:30 am
Realmente uma aula de história! Só de olhar as fotos já me encantei.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Abr 06, 2015 9:30 am
Passeio bacana, Fabio!
Conhecer a cultura musical dos Estados Unidos é bem bacana. Eles sabem fazer um museu e demonstrar sua historia.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Tennessee”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio