5 dias em Santiago do Chile

Troca de informações sobre Santiago do Chile.
BrunaLubambo Mensagens: 2
Sex Dez 14, 2012 2:14 pm
5 dias em Santiago do Chile

Entre os países da América do Sul, o Chile era o que mais nos chamava atenção pela sua cultura, pelo clima e pela comparação que fazem dele como os países europeus. Assim, Santiago do Chile foi o destino escolhido por nós. Passagens compradas, malas arrumadas, o próximo passo foi nos informar sobre a moeda local, o peso chileno. Para converter para o dólar, é só multiplicar por 2 e cortar os últimos 3 zeros, Para converter para o real, multiplicávamos por 4,4 aproximadamente e cortávamos 3 zeros. Assim, 1.000 pesos = 2 dólares = 4,4 reais aproximadamente.

Dia 1 - Voamos pela TAM e chegamos a Santiago às 12h do sábado, trocamos dinheiro dentro do aeroporto e pegamos um taxi em um quiosque “taxi oficial” lá mesmo (16.000 pesos). Nosso apart-hotel (Infinity Suítes by Ameristar, rua Alonso Ovalle, 840) era bom, ficava no centro, mas nos arrependemos um pouco, pois o centro não é bonito, um pouco esquisito para sair à noite e distante da parte mais linda e agradável de Santiago que são os bairros Providência e Las Condes. Chegando ao hotel, deixamos as malas e fomos almoçar no restaurante Mestizo, fica no parque Bicentenário. Amamos, mas foi o lugar mais caro da viagem, pois pedimos entradas, bebidas, pratos principais e sobremesas, mas mesmo assim vale muito a pena. A vista é linda e o restaurante é super agradável. Não deixe de pedir o pisco sauer ou pisco sour, a bebida local de lá, é uma delícia. Gostinho de caipirinha de limão, mas o teor alcoólico é de 34%, ou seja: beba com moderação rs. De lá, fomos ao Cerro San Cristóbal, a vista mais linda da cidade. Queríamos subir de funicular (um trenzinho), mas estava em manutenção e então subimos de carro com uma amiga nossa que mora lá. O local é cheio de pessoas que sobem o cerro a pé ou de bicicleta. Lá você vai ver todo mundo tomando uma bebida feia que é o tal do Mote com Huesillos, uma espécie de chá gelado de pêssego com umas sementinhas tipo trigo. Compramos 1 para provar e eu não gostei, achei muito doce, mas valeu a pena matar a curiosidade.

Dia 2 – No dia seguinte fomos a pé passear pelos pontos turísticos do centro histórico. Palácio de La Moneda (sede da presidência onde ocorre a troca da guarda a cada dois dias às 10h, mas perdemos porque chegamos atrasados), andando mais um pouquinho encontramos a Plaza de Armas com vários prédios importantes e seguimos até o mercado central. Os garçons te abordam e quase te pegam pelo braço rs, os 2 principais restaurantes são: Donde Augusto e El Galeón. O prato famoso lá é a centolla, um caranguejo gigante do Pacífico que custa 40.000 pesos (80 dólares) a pequena e 60.000 (120 dólares) a grande, dá para 4 pessoas. Sentamos no Donde Augusto e pedimos uma entradinha de centolla desfiada no alho (que perde o charme por não vermos o caranguejo em si, maaas) e tomamos sucos: de chirimoya (uma fruta típica de lá) e framboesa (lá é como laranja aqui, tem em tooooodo lugar). As cervejas locais mais famosas são: Austral e Kross. De lá pegamos o metrô na frente do mercado e descemos na estação Baquedano para ir ao pátio bella vista (um centrinho gastronômico super charmoso cheio de opções, super badalado), fica na rua Pio Nono e na rua paralela (La Constituicion) fica o restaurante mais amado dos brasileiros: Como água para Chocolate. Bem, voltando, almoçamos num barzinho no Patio e seguimos para a casa de Pablo Neruda, La Chascona, que fica bem pertinho, na rua Fernando Marquez de La Plata, vale muito a pena, eu adorei a visita. É preciso marcar através do site, mas não sabíamos que horas estaríamos livres e decidimos arriscar, por sorte ainda tinha vaga (obs: não abre na 2ª feira). De noite fomos ao Zanzibar, um barzinho que fica em outro complexo gastronômico muito lindo e charmoso chamado Borde Rio.

Dia 3 – O dia mais esperado: vinícolas! Com certeza é a melhor parte dos passeios em Santiago. O ideal é reservar as visitas pelo site das vinícolas, mas como não tínhamos definido o que fazer em cada dia, tivemos que arriscar e ir sem reserva mesmo. Mas deu tudo certo. Fomos de metrô e foi super tranquilo, além de muito mais barato, mas se querem mais conforto indico pegar um taxi que passe o dia com vocês ou um pacote da Touristik (empresa de turismo local que tem um escritório dentro do mercado central) que é mais confortável e bem mais caro também (tipo 50 dólares por pessoa pelo tour básico). Paramos primeiro na Cousino Macul, decidimos ir lá porque ficava no caminho da Concha y Toro. Para chegar pegue a linha 4 – azul até a estação Quilin (45 minutos do centro até lá), vire a esquerda ao sair da estação e caminhe 500m até o shopping, pegue o ônibus D 17 ou taxi (2.000 pesos), são 3km até a vinícola. Amamos! Pegamos o passeio das 11h (olhar horários no site das vinícolas) e achamos a vinícola super charmosa, a história que eles contam é bem interessante e é um estilo mais artesanal, vinícola familiar, inclusive achamos mais interessante do que a Concha y Toro. Dica: se puderem, peguem sempre o tour Premium, que inclui mais 4 vinhos e degustação de queijo, custa 30 dólares por pessoa. O básico tem só 2 degustações sem petisco e custa aproximadamente 15 dólares. Assim, fizemos o passeio junto com todos, mas no final fomos pra uma salinha para 6 pessoas onde um sommelier serve 4 tipos de vinhos diferentes (inclusive o Lota que é o mais caro da casa, cerca de 120 dólares a garrafa) e degustamos com queijos e petiscos com a explicação dele sobre os sabores de cada um. Você faz perguntas, etc. Eu amei! De lá pegamos um taxi pra voltar pra estação de metrô e seguimos até a estação Las Mercedes (mais 30 minutos), e pegamos um táxi (5 minutos) até a Concha y Toro. A vinícola é grandiosa e bonita, mas ao mesmo tempo muito fake, feito para turista ver. Achei a apresentação bem mais rápida e menos interessante. Em compensação achei a degustação Premium melhor, apesar de não oferecer os melhores vinhos da casa. Depois do passeio, fomos em um grupo menor para a degustação Premium em uma salinha com uma sommelier, custa o mesmo preço da cousino macul (vale muuuito a pena pagar, porque senão você só degusta 2 vinhos e pronto). Ela coloca mais 4 taças com diferentes vinhos e diferentes queijos, e nos ensina a harmonizar que tipo de vinho com que tipo de comida. Pronto! Fim do passeio, pegamos o metrô de volta e em 1h15 estávamos no hotel.

Dia 4 – Viña Del Mar e Val Paraíso. Sofremos para arrumar um transfer barato para nos levar a essas cidadezinhas litorâneas que ficam a 1h30 de Santiago. Obs: lá é mais frio, portanto levem um casaquinho! O passeio da Touristik era mais ou menos 60 dólares por pessoa e acabamos fechando com um táxi que pegamos na rua por 90.000 pesos (180 dólares, saiu 90 dólares o casal). A vantagem é que ele fica a nossa disposição exclusivamente. Arrependemos-nos de não termos fechado por mais tempo (fechamos das 9 até 17h) porque no caminho tem váááárias vinícolas e queríamos ter parado para degustar em pelo menos 2. Paramos na Emiliana, uma vinícola orgânica super charmosa, mas não deu tempo de degustar. E bem do outro lado da pista tem a Indomita, uma vinícola linda no alto de uma colina que parece um castelo. Mas, infelizmente, não deu tempo e seguimos para viña Del mar. A cidade é lindinha, paramos na orla pra tirar fotos, também no cassino e no relógio de flores. De lá seguimos pra Val Paraíso, a cidade é portuária e menos charmosa, porém mais cult e cheia de artistas. Fizemos a visita à outra casa de Pablo Neruda (La Sebastiana) e mais uma vez, adorei! De lá fomos até o funicular que nos deixa num ponto bem alto com uma vista linda e tem uma feirinha de artesanato. Pronto! Foi isso, hora de voltar! Acho que vale muito a pena conhecer essas 2 cidades e se tiverem tempo vale a pena ir também em Isla Negra (fica alguns km depois dessas cidades) é onde tem a 3ª e mais bonita casa de Neruda. Chegando em Santiago fomos ao Parque Arauco, um parque bem grande e bonito, e na frente fica o shopping Parque Arauco que é bem chic e com umas áreas abertas com restaurantes e lanchonetes. De noite fomos ao Ky gastrobar, é uma proposta bem diferente. Fica numa casa normal com muro e portão pichado, você NUNCA dirá que se trata de um restaurante, mas ao entrar encontramos vários ambientes com diferentes decorações, bem jovem, muito bom! Adoramos ter ido!

Dia 5 – último dia de viagem! Ao sairmos para passear já fizemos o check-out e deixamos as malas no guarda volumes do hotel. Fomos ao cerro Santa Lucia, mais baixo que o Cerro San Cristoban, mas bem charmoso, com uns castelos no meio dele. A melhor dica é subir de elevador, que fica na parte de trás do Cerro! De lá seguimos para o hotel W, super indicado pelos amigos. Lá é um hotel mega chic que tem várias opções de restaurantes. Falaram do Osaka (o melhor japonês de Santiago), Coquinaria (uma espécie de loja que vende queijos e vinhos e tem restaurante também), o W lounge (é a cobertura do hotel com uma vista linda, pelo que vi no site, porque quando fomos estava em reforma e não conseguimos subir até lá). Ficamos no W Terraza no 4º andar, vista linda! De lá pegamos as bagagens e fomos pro aeroporto com gostinho de quero mais, pois, como estava muito quente nesse mês de Novembro, não subimos o Vale Nevado, pois não tinha neve e achamos que não valeria a pena. Já queremos voltar no inverno!

Separei algumas fotos desses 5 dias.

Imagem
bairro Las Condes

Imagem
vista do Cerro San Cristobal

Imagem
Cerro Santa Lucia

Imagem
Vinícola Concha y Toro

Imagem
Degustação de queijos e vinhos

Imagem
Hotel W

Imagem
Mercado Central

Imagem
Restaurante Mestizo

Imagem
Palacio de La Moneda

Imagem
Shopping Parque Arauco

Imagem
La Sebastiana - Casa de Pablo Neruda em Valparaíso

Imagem
Valparaíso

Imagem
Viña del Mar

Imagem
Relógio de flores de Viña del Mar

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Sáb Dez 15, 2012 12:07 am
O Chile é fantástico!! Recomendo que beba pisco sem moderação!!
Olha, vc fez o lerê básico, ou seja, conheceu tudo o que um turista precisa conhecer, tirando a neve que vc não foi.
Espera da próxima para vc ver como será ainda melhor!!!
Abs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Dez 15, 2012 12:16 am
Ótimo relato, Bruna!
Chile está em minha wish list.

capsj Mensagens: 2372
Sáb Dez 15, 2012 8:47 am
Pena que a Gol não tem mais voo para lá........confesso que é um dos países que penso em visitar. Só não sei o quão atrativo seria para gente, já que eu e minha esposa não bebemos e temos uma criança pequena.

Bruna, mesmo sendo uma cidade grande, Santiago tem atrações que valem a pena ser vistas ? São pontos turísticos de destaque ? Digo isso pois alguns lugares visitamos "pois estamos no local", mas nada que chame, realmente, a atenção.

Belo relato !

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Dez 15, 2012 11:16 am
Recomendo muito Santiago. Para mim , muito mais interessante que Buenos Aires .
Aconselho a ir la no finalzinho do inverno . A temperatura ja estara amena na cidade e os Andes continuam cobertos de neve.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Sáb Dez 15, 2012 9:29 pm
Carlos, com criança tem muita coisa em Santiago!
Saem os passeios mais adultos e chatos, entram os passeios que agradam a todos: cerro san cristobal, farellones, parque arauco, etc.
Abs,

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Dom Dez 16, 2012 7:30 pm
Concordo com o Fábio, para mim Santiago dá de mil a zero em Buenos Aires. Vou esquiar em Santiago a nove anos seguidos, por isso acabo indo sempre no inverno, em Julho ou agosto mais especificamente. Mas acho o povo lá extremamente educado, simpático, enfim me sinto muito bem recebido lá.

O único problema que vejo em Santiago é o fato de não ser uma cidade tão barata como Buenos Aires, apesar de achar que Buenos Aires tbm deu uma subida grande em seus valores, boa parte por nossa causa de sempre inflacionarmos tudo por onde passamos, hehe.

Mas tem grandes lugares para se conhecer, ótimas vinículas, bons restaurantes e passeios turísticos bem agradáveis.

BrunaLubambo Mensagens: 2
Ter Dez 18, 2012 11:37 pm
Carlos, acredito que Santiago também agrada as crianças. Os 2 cerros, parque arauco e o parque bicentenário, onde tem flamingos etc bem em frente ao Mestizo. Alem de passeio de bicicleta pela cidade e as estações de esqui, como disse o gobatto. O Chile tem uma história muito rica e por isso achei os pontos turísticos muito interessantes!

isacrisms Mensagens: 3
Dom Dez 30, 2012 3:45 pm
Bruna,

Adorei a sua postagem! Vou pra Santiago com esposo e mais um casal de amigos que tem uma filha de 5 anos em abril/13, suas dicas foram muito úteis e irão nos ajudar a montar nosso roteiro.

Tenho uma dúvida, há problemas em levar crianças nas visitas às vinícolas?

Obrigada e ótimas viagens em 2013 para você!





Booking.com

Voltar para “Santiago do Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio