Meu primeiro voo depois de 6 meses sem entrar em um avião

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 04, 2020 7:01 pm
Imagem

No dia 1 de março de 2020 eu desembarcava no Aeroporto do Galeão (GIG) em um voo da Air France vindo de Paris. Nessa época, a capital francesa ainda estava totalmente aberta e lotada, mas a imprensa local só falava do coronavírus (COVID-19). Logo após o meu retorno, as atrações turísticas começaram a ser fechadas. E eu não imaginava que ficaria 6 meses sem colocar os pés em um aeroporto.

No dia 22 de setembro de 2020 retornei as minhas viagens de avião - antes disso, as três primeiras viagens foram de carro. Na verdade, nunca tive medo de viajar de avião, mas não fazia sentido viajar no cenário em que a pandemia estava. Você já deve ter lido várias matérias no Falando de Viagem e na mídia em geral sobre a renovação do ar nas aeronaves, além dos vários procedimentos de segurança e higiene adotados.

Meu primeiro destino foi Fortaleza, com a GOL Linhas Aéreas. Escolhi esse destino por ter voos diretos e em bons horários. Voo com escala é sempre ruim, então eu sempre evitei, e agora há mais um motivo para evitar: você fica mais tempo exposto no aeroporto. Não acho que seja arriscado, afinal, passamos horas em shoppings, mercados e restaurantes, mas se der para evitar é melhor.

Viajei com meu filho de 6 anos - Felipe Dias - e vou contar para vocês um pouco da minha experiência.

Aeroporto

Todos os aeroportos, no mundo inteiro, estão operando com menos voo. Com isso, o fluxo de passageiros também é menor. No Galeão, mesmo em épocas de muito movimento, a grande movimentação nunca foi um problema, pois é um aeroporto com muito espaço.

A GOL permite fazer o check-in on-line de várias maneiras, além de despachar a bagagem sem interação com os funcionários. Mesmo assim, quis fazer tudo presencial, para ver o funcionamento. Antes de entrar na fila do check-in tivemos que passar álcool em gel nas mãos. No balcão, uma divisão de acrílico separa o passageiro do funcionário. De resto, tudo igual e zero problema.

Imagem
Higiene é mais importante do que nunca.

Imagem
Distanciamento social.

Imagem
Proteção nos balcões de check-in.

O processo de passar pela área de segurança é exatamente igual - com exceção do uso da máscara por todos. Logo após, talvez você nem perceba, mas passará em frente à uma câmera que irá medir a sua temperatura, sem necessidade de parar.

Imagem
Triagem por temperatura.

As salas VIP domésticas estavam fechadas ainda. Em vários locais do aeroporto havia álcool em gel e alguns assentos estavam bloqueados para haver maior distanciamento entre as pessoas. Notei também que removeram os brinquedos infantis. Não vi aglomerações - todos respeitavam os protocolos.

Imagem
Álcool em gel.

Imagem
Assentos bloqueados.

Voo

Comecei a ficar impressionado na hora do embarque, pois as filas se formaram sem aglomeração, apesar do movimento. Havia distanciamento entre os passageiros. A GOL também deixa um totem de álcool em gel na entrada do embarque.

Imagem
Organização das filas com distanciamento.

Imagem
Totem de álcool em gel da GOL.

Dentro da aeronave não há assentos bloqueados, mas todos precisam ficar de máscara, e o filtro de ar HEPA elimina 99,9% de vírus e bactérias, e renova o ar a cada 4 minutos. Na ida e na volta havia uma pessoa ao meu lado esquerdo e o meu filho do meu lado direito. A vibe dos voos foi ótima e notei que muita gente viajava a turismo.

A GOL fez algumas mudanças por causa da COVID-19:
- Higienização intensificada em todas as aeronaves;
- Álcool em gel a bordo;
- Suspensão do serviço de bordo - você recebe o snack no desembarque;
- A água é oferecida em um copo de plástico fechado.

Imagem
Álcool em gel 70% da Giovanna Baby na saída do banheiro.

Para beber água ou comer algo que você tenha levado é permitido tirar a máscara. Nos dois voos, não houve nenhum problema com passageiros desobedecendo as regras.

A GOL não tem monitores individuais em suas aeronaves, o que é ótimo em época de pandemia, pois você usará o seu notebook, tablet ou celular para acessar o entretenimento individual (gratuito) e a internet (paga). Em todos os assentos há entradas USB para você carregar o seu device.

Imagem

O mais incrível é o desembarque da aeronave. Antes da pandemia, com o avião ainda em movimento já tinha dezenas de passageiros se levantando na pressa de sair. Isso não existe mais, acredite. O desembarque é realizado por fileiras e o comissário vai organizando. Se alguém se levanta fora da hora recebe a orientação para retornar ao assento. Realmente funciona!

É seguro viajar de avião em época de coronavírus?

Sim, é. E quem diz isso não sou eu, mas os estudos. Um estudo recente, realizado em julho de 2020 entre a Delta Air Lines e o Georgia Institute of Technology, avaliou o número e a concentração de partículas finas no ar em uma variedade de locais, incluindo o ar a bordo das aeronaves da empresa em altitude e em outros espaços internos, e os resultados mostraram que o ar que se respira durante o voo é muitas vezes mais limpo do que a amostra de ar de outros locais fechados, como restaurantes, residências e mercearias.

Os estudos também apontam que com o uso de máscaras a probabilidade de uma pessoa contaminada passar o coronavírus uma pessoa saudável é baixa. Por isso, você não precisa achar que vai ser contaminado só em ficar perto de uma pessoa, pois isso não existe com o uso de máscara. Pode ser mais incômodo do que nunca ter alguém ao seu lado, mas com as medidas corretas o risco é muito pequeno.

Viajar sempre envolveu riscos e nunca será 100% seguro, mesmo quando houver vacina, pois viver é um risco. Você deve avaliar se está disposto ou não a correr esse risco. Tem muitas pessoas que já estão viajando de avião, mas também tem muitas pessoas que acham que não é a hora. Não tem certo ou errado na minha opinião e todos devem ser respeitados.

Se você vai viajar, tenha cuidado redobrado com a higiene. Use máscara, troque a sua máscara a cada 2 ou 3 horas, mantenha o distanciamento sempre que possível e use bastante álcool em gel. Eu, por exemplo, viajo com um vidro pequeno no bolso, e sempre que toco em superfícies sujas faço a limpeza das mãos. O álcool em gel é permitido nas viagens de avião, mas o álcool líquido é proibido.

Uma última dica: cuide também da sua saúde mental. Se você não quer viajar de avião, faça uma viagem de carro, para um local tranquilo em meio à natureza. Isso fará um bem enorme para a sua saúde. Ficar trancado em casa não é saudável e seguindo os protocolos à risca você não coloca a sua saúde em perigo.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já viajou de avião depois da retomada das viagens de lazer? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Out 05, 2020 1:39 am
Pois é, está mais civilizado que aqui.

Aqui todo mundo continua levantando ao mesmo tempo para desembarcar

Adriana Mensagens: 2231
Seg Out 05, 2020 6:26 am
Bom saber da sua experiência. A questão da entrada e saída do avião é o que mais me preocupa.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 05, 2020 9:31 am
Pelo que tenho recebido de feedbacks, o desembarque está sendo bem organizado de uma forma geral em todos os voos. Acho que depende muito da companhia aérea exigir isso, pois se deixar os passageiros "soltos" eles não irão obedecer.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 05, 2020 9:48 am
Os voos precisavam retornar. E bom ver que medidas estão sendo adotadas para que a viagem se torne mais segura.

Mas o ideal seria deixar a cadeira do meio bloqueada, pois assim o distanciamento seria maior. Mas isso acabaria aumentando muito o valor das passagens.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Out 05, 2020 10:12 am
Sim, é realmente inviável manter o assento do meio bloqueado. Tem gente achando que vai ser contaminada só ao estar ao lado de alguém, mas com a renovação constante do ar e o uso de máscara a possibilidade é muito baixa.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Out 05, 2020 3:20 pm
Já voei também e me senti segura também. É bom saber que as empresas e pessoas estão respeitando as novas normas.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Out 05, 2020 5:33 pm
Apesar de eu continuar optando só por viagens de carro por um tempo, gostei muito da sua cobertura, Gabriel!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 15, 2021 4:53 pm
De outubro até maio já fiz uns 30 voos. Continuo afirmando que é seguro sim!





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Anúncio