Puebla: uma interessante cidade cheia de cultura no México

Troca de informações sobre Puebla.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jul 07, 2015 3:01 pm
Imagem

A cidade de Puebla, cujo estado também se chama Puebla, está localizada a cerca de 130 quilômetros da Cidade do México, a capital do país, e possui encantos que vão desde sua arquitetura antiga e bem preservada encontrada na área central, até a parte moderna, com opções de diversão e belas paisagens, tornando um destino perfeito para juntar história com modernidade.

Sua colonização espanhola é bem retratada através das 128 belas igrejas e suas casas coloridas, que dão vida as construções datadas entre o século 16 e 19, impressionando os visitantes com os ricos trabalhos realizados nas fachadas. Uma cidade marcada pelo importantíssimo dia 5 de maio, devido a uma surpreendente vitória do México em uma batalha com a França, fazendo os poblanos sentirem muito orgulho e sempre ressaltarem que ocorreu em Puebla o determinado combate.

O estado possui cerca de 6 milhões de habitantes, sendo o quinto maior em população e o quarto em economia. Sua capital, Puebla, possui mais de 2,5 milhões de habitantes, muitas universidades, institutos tecnológicos e se encontra a 2.150 metros acima do nível do mar, possibilitando a visão privilegiada do vulcão Popocatépetl (ainda ativo) e outras montanhas que compõe um belo cenário.

Hoje Puebla é considerada uma das cidades mais seguras do mundo, segundo o FBI, deixando qualquer turista tranquilo até mesmo ao caminhar até altas horas pelas suas ruas. Aliás, andar é uma das melhores atividades para fazer pelo centro antigo, pois ele é muito agradável, com todas suas cores e seu aconchego, conseguindo ficar ainda mais encantador durante a noite.

Estivemos por 4 dias inteiros na região e foi difícil definir o que mais nos agradou, pois o conjunto foi primoroso. Tivemos a oportunidade de passear tanto na área central e antiga, como em Angelópolis – o bairro e área moderna da cidade. Se você pretende explorar melhor as regiões, passe em um dos Centros de Informações Turísticas ou solicite no hotel um mapa turístico para facilitar o caminho.

Na área antiga, além de passearmos por suas ruas, visitamos a Biblioteca Palafoxiana, a Catedral de Puebla e a Igreja Santo Domingo – ambas do século 16 e as mais antigas da América do Norte. Além de conhecer a Rua dos Doces, que é de se perder na quantidade de lojas preparadas para os amantes de doces.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Praça Central.

Caminhamos pela cidade pela manhã, mas as luzes dos prédios à noite dão um toque todo especial, conseguindo deixá-la ainda mais charmosa.

Imagem

Imagem

Imagem

Catedral de Puebla.

Imagem

Igreja Santo Domingo.

Imagem

Imagem
Interior da Igreja Santo Domingo.

Biblioteca Palafoxiana, a primeira biblioteca pública da América, fundada em 1646. Ainda hoje é possível consultar seus livros, mediante agendamento.

Imagem

Rua dos Doces, com as mais variadas opções e com os doces regionais mais típicos.

Imagem

A arte da cerâmica (talavera) é bastante famosa pela região, pois tornou-se altamente desenvolvida em Puebla por causa da grande disponibilidade de argilas finas e a demanda por telhas das igrejas recém-criadas e mosteiros na área. Na fábrica Uriarte Talavera (fundada em 1824) foi possível vermos o passo a passo da fabricação dessas verdadeiras obras de arte. Os artistas esculpem e pintam como se fizessem mágicas, mas são muitos anos de experiências que os fazem brincarem com tanta perfeição em habilidade manual.

Imagem

Imagem

Imagem
Artista esculpindo.

Imagem
Artista pintando.

Já na área moderna, mais especificamente no bairro de Angelópolis, é onde se encontra a roda-gigante Estrella de Puebla, o Paque Linear e o Jardim de Arte. O local privilegia todos com uma bela paisagem, com o vulcão ao fundo.

Imagem

Estrella de Puebla, com seus 80 metros de altura e suas 54 cabines – divididas com cabines padrões para 8 pessoas e VIP's, com maior conforto para 6 pessoas.

Imagem
Roda-gigante.

Imagem
Vista da cabine.

Imagem
Vista da cabine.

Parque Linear (Parque Lineal), com pistas elevadas e arquitetadas para a prática de esportes.

Imagem

Imagem
Vista do Parque Linear para o vulcão.

Jardim de Arte.

Imagem

Um pouco mais afastado dos pontos principais está localiza a Casa de la Música Viena em Puebla, que é um museu bem interativo que apresenta de forma simples e divertida a música relacionada ao homem. Imperdível!

Imagem

Nossa hospedagem foi no charmoso Palácio de San Leonardo, muito bem localizado na área central, possibilitando uma fácil circulação pela parte histórica e perto de bons restaurantes e bares. Ele possui uma arquitetura clássica, cativando facilmente seus hóspedes e harmonizando perfeitamente com a cidade.

Os restaurantes Intro, La Casita Poblano, Mi Cidad, Mesón Sacristía de la Compañía, San Leonardo e Royalty são ótimas opções e onde experimentamos a gastronomia local.

Imagem
Mesón Sacristía de la Compañía.

Imagem
La Casita.

O Mole Poblano, uma receita de tortilha recheada de frango com molho de chocolate salgado, é um prato que pode não agradar a todos com seu contraste de sabores, mas que é bastante famoso e consumido por moradores da cidade. Vale a pena experimentar para tirar suas próprias conclusões!

Imagem

Tortilhas abertas com cebola, carne e molhos são opções saborosas e pratos típicos do México.

Imagem

Deixando a viagem ainda mais prazerosa, fizemos um day trip para conhecer os encantos de Atlixco como seus Mega Viveiros, o Ex-Convento de Carmen, Museu de Arte Prehispánico e visita à Cervejaria Artesanal 5 de Mayo. Também fizemos um day trip para Cholula, conhecida como Puebla Mágico Cholula, por possuir ainda partes da pirâmide de maior base do mundo em seu sítio arqueológico, além de muitas igrejas.

Atlixco.

Imagem
Mega Viveiro.

Imagem
Praça principal.

Imagem
Cervejaria Artesanal - 5 de mayo.

Cholula.

Imagem
Museu de Cholula.

Imagem
Sítio arqueológico.

Imagem
Sítio arqueológico.

Imagem
Igreja de la Virgen de los Remédios.

Imagem

Para explorar mais a região você pode alugar um carro, pois certamente ver e viver o lugar lhe trará experiências incríveis. As cidades de Tlatlauquitepec, Cuetzalan, Za Xatlán, Chignahuapan, Pahuatlán e Xicotepec, a região Norte Serrana com Ixtacamaxtitlán e Tetela, Zacatlán, Chignahuapan, Huauchinango, Xicotepec, Pahuatlán e ainda região dos vales: Serdán, Atlixco e Tehuacán. Para os amantes de animais, há um zoológico safári, o African Safari, onde se entra de carro e possibilita interação com mais de 3 mil animais.

Se a primeira impressão é a que fica, Puebla muito nos impressionou, principalmente pelas opções que a região oferece e por possibilitar uma viagem com cultura, interação, diversão e gastronomia, mostrando como esse destino ainda pouco conhecido tem muito mais a oferecer do que se imagina. Se você está pensando em um destino novo e diferente, Puebla com certeza lhe agradará.

Boa viagem!

Texto e fotos: Patricia Lemos.

E você, conhece Puebla? O que mais gostou? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 07, 2015 3:03 pm
O mundo é pequeno demais para nós ficarmos parados. O México realmente tem muitas opções interessantes de viagens!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Jul 07, 2015 5:30 pm
Não sabia que a batalha do 5 de Mayo tinha ocorrido em Puebla. Data épica comemorada intensamente tanto no México quanto nos USA.

Gostei do que vi. Muito interessante!

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Ter Jul 07, 2015 6:49 pm
Realmente existem muitos lugares que não conhecemos. Pareceu um lugar interessante para conhecer. Não fazia ideia da informação quanto à segurança da cidade ser uma das maiores do mundo.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Zahlouth Mensagens: 1667
Ter Jul 07, 2015 10:07 pm
Maravilhoso relato, Fotos muito interessantes. Destino incluído na lista.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jul 08, 2015 8:04 am
Uma graça de cidade. Eu não conheço, mas meu marido fala muito bem de Puebla também.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jul 08, 2015 9:14 am
Adorei a matéria. Não sabia que Puebla tinha tantas atrações interessantes.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jul 08, 2015 12:01 pm
Nossa quanta coisa que eu não sabia!
Realmente é uma cidade muito interessante e super charmosa! Adorei o colorido!

Só o Falando de Viagem para nos apresentar esses lugares!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Jul 15, 2015 2:12 pm
Me surpreendi voando Copa. Achei muito boa e recomendo.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jul 15, 2015 2:14 pm
A Copa está muito boa mesmo. A econômica com entretenimento de bordo está ótima e a executiva melhor ainda :-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Puebla”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio