Cracóvia: a bela capital cultural da Polônia

Troca de informações sobre destinos na Polônia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jul 12, 2015 5:40 pm
Imagem

A Polônia é um país interessante, com muitas belezas e atrativos. A Cracóvia, sua antiga capital, é uma de suas principais cidades, sendo a mais visitada no país e considerada a capital cultural polonesa, além de deter o título de mais bela e romântica de todas.

Seus adjetivos não acabam aí. A cidade é inspiradora, charmosa e repleta de construções medievais que contam um pouco de um passado marcado por uma rica e turbulenta história. Seu centro histórico é lindo, impressionante e foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A Cracóvia, fundada por volta do ano 700, foi uma das poucas cidades que escapou ilesa dos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido alvo de vários invasores durante o período.

O resultado é uma bela cidade, com uma mistura na dose certa de história, cultura, modernidade e boa gastronomia. Quer saber o melhor? Os preços são bem convidativos. Podemos definir a Cracóvia como uma cidade barata, ainda mais se comparada aos principais destinos europeus.

Seu povo é receptivo e hospitaleiro. A nação possui muito orgulho de suas tradições, mas as cicatrizes de um passado triste da Segunda Guerra Mundial jamais se apagarão. Sua população é fervorosamente católica e foi lá que João Paulo II viveu, estudou entre os 18 e 58 anos e onde foi arcebispo antes de virar Papa, motivo de enorme orgulho para o povo polonês.

Imagem

Imagem
Estátua de João Paulo II.

O país está atualmente empenhado em crescer, especialmente sob o ponto de vista turístico, recebendo cada vez mais estrangeiros do mundo inteiro.

Em 2016 a Cracóvia sediará a Jornada Mundial da Juventude- JMJ, que acontecerá em julho. A cidade receberá fiéis e turistas do mundo inteiro, que estarão lá para, entre outros motivos, conhecerem suas belezas, histórias e cultura.

Há muito o que se conhecer na cidade e arredores. Começamos com um city tour, feito em um carro de golfe, pelos principais pontos da cidade. Diversas empresas oferecem o serviço na frente do seu hotel ou ao chegar à praça principal, onde irá se deparar com muitas. É preciso barganhar o preço e existe a opção do áudio ser em português. Pagamos em torno de R$60,00.

Imagem

A praça Rynek Glówny, também conhecida como Praça do Mercado, é uma das maiores praças medievais da Europa com 40.000 m² e é a principal atração da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Passeio de charrete pelos pontos turísticos.

O Complexo de Wawel está localizado no topo de uma colina, o Monte Wawel, e abriga um castelo e uma catedral, que era uma antiga moradia da monarquia polonesa durante os séculos XI e XVI.

Imagem

Imagem

Imagem

Kazimierz é o bairro judeu e um passeio imperdível de dia e à noite. O bairro está sendo reformado e algumas ruas parecem abandonadas, mas muitas ainda preservam sua história. A Sinagoga Remuh e Velha Sinagoga são os principais símbolos da história judaica na Polônia e confirmam o forte vínculo que a cidade tem com o judaísmo. Além disso, o local possui ótimos restaurantes, bares e é um bairro boêmio, com bastante agitação à noite.

Imagem

Wieliczka Salt Mine é uma mina de sal subterrânea datada do século XIII, que está inteira e em atividade até hoje. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO devido à sua amplitude e beleza. O passeio começa com uma descida de 800 degraus e percorre-se 2,5 quilômetros, que representam apenas 1% da mina. Lá dentro tem até uma catedral, restaurantes, lojas.

Imagem

Imagem

Imagem

A Fábrica de Schindler é um museu que conta a história verídica do Sr. Oskar Schindler, um empresário alemão que resolveu salvar mais de mil judeus do holocausto, simplesmente contratando-os para trabalharem em sua fábrica. A história ficou mundialmente conhecida com o filme de Steven Spielberg chamado: A lista de Schindler.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Auschwitz e Bikernau é parada obrigatória para quem está em Cracóvia. Os campos de concentração ficam a 60 quilômetros da cidade e são impressionantes. Um lugar que nunca deveria ter existido e onde tantas atrocidades aconteceram. Mais de um milhão de pessoas, em sua maioria judeus, foram assassinadas no complexo.

De alegre o passeio não tem nada, mas desperta a consciência humana e é uma boa reflexão.

Imagem
O seu infame slogan: "O trabalho liberta".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Além dos encantos medievais e arquitetônicos, a Cracóvia também é famosa pela excelente gastronomia e por possuir excelentes restaurantes. O melhor é que você comerá bem e pagará pouco.

Alguns pratos típicos mais famosos:
Pierogi: uma espécie de ravióli de batata com vários tipos de recheio.
Bigos: um prato feito principalmente com repolho e carne de porco.
Pyzy: uma espécie de bolinho de batata.
Zapiekanka: um lanche popular vendido em praças, que é um pão tipo baguete fatiado ao meio e recheado com queijo, cogumelos e alguns acréscimos que podem ser escolhidos.

A carne de porco é a mais popular da gastronomia polaca.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Zapiekanka na praça do bairro judeu.

Nossa hospedagem na cidade foi no Hilton Garden Inn Krakow, um ótimo hotel localizado a uma curta distância do centro histórico e com uma bonita vista.

Imagem

Imagem

Imagem
A linda vista do nosso quarto.

Como não se encantar pela Cracóvia? Uma cidade linda, romântica, muito agradável e repleta de atrativos para seus visitantes. A cidade respira história, cultura e tem algumas cicatrizes de um passado que nem sempre viveu de glórias.

Pronto para incluir Cracóvia seu roteiro pelo leste europeu? Um destino ideal para quem quer fugir dos principais roteiros pela Europa.

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você conhece a Cracóvia? Gostou? O que mais lhe encantou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jul 12, 2015 5:43 pm
Que legal! Tem muitos destinos interessantes e ainda pouco divulgados no Brasil. Gostei do que li e vi :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jul 12, 2015 5:48 pm
Bom saber sobre um destino tao interessante e ainda pouco explorado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 12, 2015 11:11 pm
Todos que conheço que já estiveram em Cracóvia acharam a cidade, no mínimo, linda.

Só uma observação: o nome do bairro judeu é Kazimierz, com "i".

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Dom Jul 12, 2015 11:13 pm
Já li bastante sobre a região e também vi alguns vídeos.
Belíssima mesmo. Quero conhecer um dia!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Seg Jul 13, 2015 8:11 am
Linda, fiquei com mais vontade ainda de conhecer.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Jul 13, 2015 9:20 am
Adorei a matéria, pois não tinha ideia de como era o destino! Agora também fiquei com vontade de conhecer!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 13, 2015 9:40 am
A cidade é realmente linda e charmosa!
E é impressionante como come-se e bebe-se muito bem pagando pouco!

Temos que ter jogo de cintura pra saber aproveitar as viagens mesmo quando as condições climáticas não favorecem!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jul 13, 2015 9:49 am
Ótima matéria e linda a cidade. Pelo menos para mim, foi uma grande surpresa ver como a Cracóvia é bonita.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jul 29, 2015 10:43 am
Auschwitz-Birkenau: Um triste e importante passeio pelos campos de concentração da Polônia http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=557&t=11762" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Polônia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio