O que fazer com as milhas do Amigo da Avianca Brasil?

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade AMIGO, da Avianca Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jan 17, 2019 9:51 am
Imagem

O Amigo é o programa de fidelidade da Avianca Brasil. Com a crise que a companhia está enfrentando, que caiu como uma bomba no mercado, surgem várias preocupações. Será que as passagens aéreas serão honradas? Será que serei reembolsado? Vou perder as minhas milhas aéreas? O plano de recuperação judicial será aprovado?

Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas

A grande verdade é que ninguém esperava por essa crise da O6. Aparentemente, a empresa ia bem, se desenvolvendo no internacional, oferecendo lanches gratuitos nos voos domésticos e foi a última a cobrar pela bagagem despachada. Infelizmente, agora está em crise, e cancelou as suas três principais rotas internacionais - manteve apenas Bogotá, que é um voo estranho, que nunca foi muito divulgado.

O que fazer com as milhas aéreas?

O ideal, é gastar o quanto antes. Até 31 de março de 2019 você pode usá-las para voar nos voos internacionais, mas não há garantias de que a companhia aérea continuará com os A330 até essa data. Você também pode emitir passagens aéreas nacionais, principalmente se for para viajar agora. Emissões para o futuro não são aconselháveis neste momento.

Outra opção é tentar vender as milhas aéreas, que é algo que oficialmente não é permitido, mas que todos sabem que acontece. O valor das milhas aéreas, com certeza, também está em crise. Como sempre falamos, deixar muitas milhas paradas não é um bom investimento, pois o programa de fidelidade pode mudar as regras, como sempre fazem, e ainda você pode perdê-las em um caso de falência.

E as emissões Star Alliance?

Também há risco, pois a Avianca Brasil precisa pagar as companhias aéreas pela sua emissão. Por isso, pode ser que o bilhete seja cancelado. Neste caso, o ideal é dar preferência para emissões em companhia aéreas que tenham escritório no Brasil (todas que operam voos saindo de um aeroporto brasileiro), pois assim você pode acionar a justiça em caso de problemas.

É seguro comprar passagens aéreas?

No momento achamos que não. Mesmo que o seu voo seja doméstico, aconselhamos procurar passagens aéreas na GOL, Azul ou LATAM. Apesar de todos os voos nacionais estarem 100% confirmados, não sabemos como será daqui para frente, e já ficou comprovado que a empresa não foi transparente, além de ter sido mal administrada, o que levou a essa crise.

Vale a pena, inclusive, pagar mais caro na concorrência (se for o caso) para dormir tranquilo, afinal, você não quer perder as suas próximas férias, né?

Avianca Brasil x Avianca Internacional

É importante destacar que a crise é exclusiva da Avianca Brasil. A Avianca Internacional, apesar de ter o mesmo nome, é uma empresa separada, que não está em recuperação judicial. Muita gente confunde as empresas, então se a sua passagem aérea é com a Avianca Internacional não há motivos para preocupações.

Leia também: Avianca Brasil x Avianca Internacional

Próximos capítulos

O plano de recuperação precisa ser aprovado por um juiz. A companhia aérea também pode receber um aporte financeiro ou ser comprada por outra empresa. São muitas indefinições, mas esperamos que seja resolvido da melhor forma possível para não prejudicar os clientes.

A maioria das empresas que entraram em recuperação e conseguiram sair foi por causa de junção com empresas maiores. Há fortes especulações que ela ou será vendida ou vai fechar. A Azul, por exemplo, pode se interessar pela compra por causa dos seus slots em CGH, GRU e SDU.

E você, tem milhas aéreas no Amigo? O que pretende fazer? Conte para nós os seus planos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 17, 2019 1:32 pm
Mais incertezas do que certezas. O ideal, é tentar acabar com as milhas o quanto antes, pois se a situação piorar o prejuízo pode ser grande.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jan 17, 2019 1:34 pm
Gastar ou vender as milhas. No site da Maxmilhas ainda é possível anunciar. O ideal é colocar um preço mais baixo e vender o quanto antes.

JPSAL Mensagens: 778
Qui Jan 17, 2019 1:58 pm
Viajei de Avianca na terça-feira passada e estava tudo normal. Tenho outra passagem para semana que vem emitida com o Amigo.

Achei a reportagem um pouco alarmista. Na audiência concederam à Avianca prazo até dia 1º para ela retomar o pagamento dos leasings, e aí renegociar as dívidas que ela não pagou.

A curto prazo (passagens para dali a 1-3 semanas), acho que está tudo OK. Só não marcaria para daqui a vários meses porque com certeza vão remanejar as rotas e aí tudo que estiver fora do eixo SP-Rio-Brasília pode mudar.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qui Jan 17, 2019 2:31 pm
Esse pensamento de "Se livrar" só leva ao prejuízo. Se a pessoa acumulou para voar, que voe. Caso a finalidade tenha sido outra, que a realize.

Avianca continua voando seus voos nacionais próprios e emitindo com parceiros normalmente, embora a tabela esteja horrenda.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jan 18, 2019 12:39 pm
Alguns parceiros bloquearam a emissão de passagens: vc acha a disponibilidade, mas não consegue emitir...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 18, 2019 1:05 pm
Sim. Ninguém quer perder dinheiro. E para quem acha que eu estou exagerando, ontem a Avianca Brasil perdeu 10 aeronaves, o que irá afetar também os voos nacionais. Já tem aeronave retomada da O6 com pintura da Azul.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Jan 18, 2019 2:07 pm
@gabrieldias pintura da Azul? Exagerou Kkkkkk
Essas 10 aeronaves supostamente "retidas em solo" pela ANAC ainda serão alvo de análise da competência da Recuperação judicial. Além disso estão sem registro, o que as impediria de voar, teria de tirar novos registros nas mãos de outra empresa antes de levar para pintar.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Jan 18, 2019 2:11 pm
Os A320Neo que foram retomados ou fez parte daqueles que sequer foram entregues?

Da forma como você escreveu fez parecer que se tratavam de alguma das 10 aeronaves retidas em solo





Booking.com

Voltar para “AMIGO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio