6 restaurantes para você comer bem em Gramado e Canela

Troca de informações sobre alimentação em Gramado.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Out 23, 2019 3:56 pm
Imagem

Julia Child, mitológica cozinheira e escritora americana, costumava dizer que as pessoas que gostam de comer são sempre as melhores pessoas. Para pensar um roteiro de viagem, a gastronomia é elemento fundamental e faz parte da descoberta de um destino. É por meio de uma entrada, prato principal e sobremesa, que vamos descobrindo os detalhes de cada cidade que visitamos, e Gramado e Canela, com suas influências italianas e alemãs, são sinônimos de boa gastronomia. Em cada novo restaurante, ou nos mais tradicionais, você descobre um universo ilimitado em cada garfada. O Falando de Viagem preparou um guia com seis restaurantes imperdíveis para você desvendar a cultura da Serra Gaúcha. Só não esqueça de deixar espaço para a sobremesa.

Leia também: Os 10 melhores passeios para você curtir em Canela

1) Nonno Mio

Imagem

Se é o gostinho da Itália que você está buscando, o Nonno Mio precisa entrar nesse roteiro de férias. Aos 36 anos, esse tradicional restaurante foi eleito o galeto mais lembrado pelos gramadenses. Fundado em 1982, os proprietários, descendentes de italianos e alemães, trouxeram a sua história para as receitas de pratos que costumavam comer em casa. A cozinha, comandada pelo chef Cassiano Melo, traz esse imenso universo de sabores e aromas. A pedida clássica é o rodízio, com massas; espaguete e tortéi, com molhos variados, galetos, saladinha de radicci e maionese, sobremesas e um implacável capeletti ao brodo de entrada. Além da culinária, o Nonno Mio tem um empório com azeites, temperos, pães, massas e molhos. Tudo igualzinho do restaurante para você se esbaldar em casa.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2070, Centro, Gramado.

2) Férreo Restaurante e Fiambreria

Imagem

Uma experiência gastronômica a bordo da primeira classe de um trem, esse é o conceito que o Férreo Restaurante e Fiambreria traz para Canela. Instalado na antiga estação, toda revitalizada para se transformar em mais um ponto turístico com restaurantes, cafés e lojas. Além do espaço central, construído no prédio da antiga estação, um segundo salão fica dentro de um vagão de trem original. A cozinha, comandada pelo chef Manoel Oliveira, traz uma proposta surpreendente, de petiscos e tábuas com embutidos, queijos e acepipes para serem compartilhados, passando por pratos clássicos; executados à perfeição, como a parmegiana, o entrecot e o steak tartar. Não deixe de dar uma olhada na carta de vinhos, ela foi criada para acompanhar esse talentoso e saboroso menu.

Endereço: Estação Campos de Canella, Largo Benito Urbani, 77, loja 3, Canela.

3) Containner Bistrô

Imagem

Que tal misturar decoração e arquitetura com um bistrô que vira café e bar? Essa é a ideia que fundou o Galpão Mãos do Mundo, espaço que abriga o Containner Bistrô. Aqui os dois falam a mesma língua: uma pitada asiática, um perfume contemporâneo e uma última mexidinha com a cultura gramadense. Confuso? A receita final é espetacular, uma comfort food, criativa e bem finalizada, como o filé mignon ao molho de vinho tinto, ladeado por um saboroso risoto de alho-poró. No primeiro semestre de 2019, a casa inovou e trouxe o jantar chef Surpresa. Quem compra o convite para o jantar não sabe quem assinará o comando das panelas e durante uma sequência de quatro pratos, os comensais precisarão descobrir quem é o chef que cria o cardápio. Para cada jantar, uma nova vinícola da região também é apresentada.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 580, Centro, Canela.

Leia também: Qual é o melhor café colonial de Gramado?

4) Galangal Leve

Imagem

Uma fusão de gastronomia asiática, é assim que a chef Arika Messa define a sua cozinha. Japonesa, chinesa, tailandesa, indonésia e indiana, todas com preparo rápido, no maior estilo take away, mas com criatividade, orgânicos e muito sabor. O Galangal Leve é o irmão mais novo do já tradicional Galangal. O DNA dos dois é o mesmo: a Ásia, mas é no Galangal Leve que a ideia de sustentabilidade leva a inovação ao extremo. Todos os alimentos são servidos em embalagens biodegradáveis e comestíveis, feitas com fécula de mandioca, o mesmo ingrediente usado para fazer a tapioca. Em formato de bowls, as embalagens são resistentes, acomodam bem a comida e não geram lixo. O cardápio inclui clássicos da culinária asiática: spring rolls, temakis, chirashis, hot rolls, yakisobas, ramens e combinados diversos.

Endereço: Avenida Oswaldo Aranha, 321, Centro, Canela.

5) Bêrga Mótta

Imagem

Chefiado pelo casal Guilherme Sperry e Tati Milanez Sperry, o conceito do local é a comfort food, baseado na culinária regional e com forte influência dos ingredientes orgânicos e coloniais locais. É um imenso buffet, com fogão a lenha, e cheio de surpresas. De entrada, os bolinhos de arroz com banana e canela já dão o tom do almoço, comida com cara de feita em casa e com alma. Para os pratos principais, as carnes assadas, são as estrelas. Um festival de frangos assados, com casquinha dourada, paletas que derretem na boca e carnes de panela que nos fazem querer ir até a chef e pedir todos os segredos da receita. Tudo ao lado de um festival de saladas e legumes que enchem os olhos. Para finalizar, o buffet de sobremesas é uma perdição. Doces caseiros como pudins de leite, doce de abóbora com coco, crumble de maçã com canela e farofa de cuca, ambrosias, as opções são infinitas e é difícil encontrar espaço no estômago para tantas delícias.

Endereço: Estrada Professora Elvira A. Benetti, km 05, Canela.

Leia também: Vale a pena se hospedar em Canela ao invés de Gramado?

6) Malbec

Imagem

A especialidade da casa são as carnes, cortes nobres de bovinos, peixes e aves, adquiridos diretamente de produtores. Nascido em 2012, o Malbec mantém acesa uma das maiores tradições dos pampas: o assado, que nesse cardápio é a estrela maior. O ambiente é rústico, com madeira, peles, couro, para lembrar que quem se destaca por aqui é a mais clássica cultura gaúcha. As panelas, e o fogareiro, são comandados pelo chef e assador Carlos Siedekum e, além dos cortes, a casa também recebe estrelas com seus fondues; clássicos, de receitas tradicionais e excelente matéria-prima.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2101, Gramado.

Leia também: Natal Luz 2019 em Gramado | Dicas, programação e ingressos

Como ir para Gramado e Canela

Você pode voar direto de várias cidades brasileiras até Porto Alegre com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

Os voos diretos são de: Porto Seguro (BPS), Brasília (BSB), São Paulo (CGH e GRU), Curitiba (CWB) e Rio de Janeiro (GIG e SDU). De Porto Alegre até Gramado e Canela você pode alugar um carro, ir de táxi, Uber, 99 ou traslado da Brocker Turismo.

Bom apetite!

Texto: Viviane Auerbach.

E você, conhece Gramado e Canela? Já visitou algum desses restaurantes? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Out 24, 2019 10:23 am
Da lista, conheço apenas o Nonno Mio - um restaurante raiz que é muito bom e tem excelente localização. Anotei as outras sugestões para a próxima viagem!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Out 30, 2019 12:30 pm
Eita lugarzinhos para se comer bem! Deu água na boca!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Mai 17, 2020 7:19 pm
Nossa, a comida de Gramado é boa demais, não tem como não engordar, kkk





Booking.com

Voltar para “Onde comer em Gramado”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio