Destinos - Europa
Espanha
Madrid

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jun 25, 2019 10:49 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18886
Administrador
Imagem

Madrid é a capital da Espanha e uma das cidades mais incríveis do país. Lá, você encontrará opções para todos os públicos, indo desde museus monumentais até parques e palácios incríveis. A terceira maior cidade da União Europeia conta com uma população com mais de 3 milhões de pessoas, que sobe para 6,5 milhões quando consideramos toda a região metropolitana. Apesar destes números grandiosos, Madrid é muito amigável e mesmo contando com um sistema de transporte público eficiente e diversificado, a grande maioria das atrações podem ser percorridas a pé.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Madrid

Inclusive, a cidade vem passando por uma grande transformação, que consiste exatamente em expandir os passeios, restringindo o acesso à região central somente aos carros autorizados. Um exemplo disso é a Gran Via, que passou por uma recente reforma e hoje conta com uma ampla área destinada aos pedestres.

Muitos turistas conhecem Madrid durante um stopover, mas nossa sugestão é dedicar um pouco mais de tempo para explorar suas ruas, museus, praças e bairros, e para tanto daremos algumas dicas para que você programe sua viagem, bem como um roteiro sobre o que fazer em 4 dias na cidade.

Quanto tempo ficar na cidade?

O mínimo que recomendamos na cidade são 3 dias inteiros e mesmo assim sabendo que precisará selecionar com calma os locais que quer visitar, e ciente de que algumas atrações terão de ficar para uma próxima oportunidade. Com apenas 1 ou 2 dias será possível ter apenas um vislumbre de Madrid e, neste caso, sugerimos eleger com calma os locais de maior interesse e focar neles.

Sendo possível, dedique 4 dias ou mais dias inteiros a cidade, pois você conseguirá explorar com calma os bairros, conhecer os bares e incluir no roteiro alguns bate e voltas para locais próximos.

Quais os melhores bate e voltas a partir de Madrid?

Como dissemos, Madrid é muito rica e interessante, por isso indicamos realizar bate e volta somente caso você sinta que já explorou o que a cidade tem para oferecer. Estes passeios de um dia podem ser decididos durante a viagem pois as passagens de trem para locais próximos normalmente não sobem muito de preço, mesmo quando adquiridas na véspera.

A cidade mais visitada é Toledo, pois está a apenas 30 minutos de Madrid e mostra ao visitante uma visão da Espanha da época medieval, com ruas íngremes e muita história. Em uma analogia livre, Toledo seria uma espécie de Ouro Preto da Espanha, mas que exige uma dose extra de planejamento, pois os locais mais importantes não estão muito próximos entre si, e é fácil se perder pelo caminho.

Outro local muito procurado é Córdoba, mas que fica a quase 2 horas de Madrid, e por causa disso recomendamos que seja conhecida durante o trajeto até Sevilha, caso tenha planos de pernoitar naquela cidade.

Imagem

Outras opções interessantes são Ávila e Segóvia, dentre outros.

Quando ir para Madrid?

As melhores épocas, como na maioria dos lugares, são a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas e a cidade não está tão cheia. Durante o inverno (dezembro a fevereiro), mesmo que o frio não seja muito rigoroso, as chuvas são mais intensas, o que pode atrapalhar alguns passeios ao ar livre. Já no verão (junho a agosto) espere encontrar muito sol e a cidade lotada, sendo difícil até mesmo fazer grandes deslocamentos a pé sem se sentir desconfortável com o calor.

Onde ficar em Madrid?

Segundo a nossa experiência, e com base nas conversas que tivemos com moradores locais, o melhor local para um turista se hospedar em Madrid é na Gran Via, preferencialmente na parte mais central. Desse local, você conseguirá ir a pé a grande maioria das atrações, precisando utilizar o metrô ou ônibus basicamente para ir até o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e até Las Ventas, a famosa Plaza de Toros de Las Ventas mais emblemática da cidade.

É bom destacar que os deslocamentos a pé exigem uma certa disposição, sendo que se anda em torno de 10/12 quilômetros em um único dia. Por isso, caso não goste de andar e pretenda utilizar com regularidade o transporte público e os táxis, pode considerar locais mais distantes da Gran Via, que podem oferecer hospedagens com preços mais acessíveis.

No Bairro Las Letras, por exemplo, estará perto do Museu Reina Sofia, mas distante do Palácio Real. Hospedando-se no Los Austrais estará próximo ao Palácio Real e da Plaza Mayor, mas distante do Parque del Retiro, e em uma região que à noite não tem o mesmo charme de áreas como a Chuenca. O bairro Chuenca foi revitalizado nos últimos anos e é uma opção interessante, pois está próximo da Gran Via, e oferece ao turista várias opções de bares inseridos numa área extremamente agradável de se passear.

Durante a nossa estadia em Madrid ficamos no H10 Villa de la Reina Boutique Hotel, um hotel 4 estrelas da rede H10, totalmente renovado e localizado às margens da Gran Via, e podemos afirmar que adoramos a nossa escolha.

Imagem

Imagem

Além da localização imbatível, o hotel é charmoso e oferece quartos com bons preços. E mesmo que você pague um pouco mais caro do que em outros locais, você não precisará gastar com transporte público e todas as noites terá uma ampla gama de opções de bares e restaurantes a uma caminhada de distância.

Como se locomover na cidade?

Se você seguiu os nossos conselhos sobre onde se hospedar, poderá fazer praticamente tudo a pé em Madrid. Inclusive, essa é a melhor maneira de se locomover, pois permite não apenas curtir a cidade como descobrir praças e lugares pelo caminho que irão surpreender.

Como já dissemos, hospedando-se em uma área central e gostando de andar, somente será necessário utilizar o transporte público até o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madri, e Las Ventas, a Plaza de Toros da cidade. Se porventura não quiser ou não gostar de caminhada, considere utilizar o metrô, os ônibus, ou ainda os serviços de táxi e Uber, que são muito eficientes.

Onde comer em Madrid?

Existe uma infinidade de bons restaurantes em Madrid, sendo muitos deles estrelados e de chefs renomados. A nossa dica é explorar a cidade e conhecer os seus bares, que são muito animados e oferecem uma ampla gama de tapas, acompanhadas de vinho ou cerveja. Elaboramos uma matéria com uma sugestão de tour de tapas e nela você encontrará boas opções de bares, mas se estiver na dúvida, considere ir para bairros como Chuenca ou Las Letras e sentar no local que mais lhe agradar.

Leia também: Tour de tapas em Madrid | Roteiro com os melhores bares da cidade espanhola

Outro local interessante é o Platea Madrid, o maio centro de gastronomia da Europa, e que possui diversos bares e restaurantes, em um ambiente muito animado. No geral, a gastronomia em Madrid é muito boa e barata, sendo extremamente fácil ter boas refeições.

Leia também: Platea Madrid | Conheça o maior centro de gastronomia da Europa

Roteiro de 4 dias em Madrid

Dia 1

Neste primeiro dia comece visitando a Palácio Real, localizado a apenas 15 minutos de caminhada da Gran Via. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, com hora marcada, o que permite evitar a grande fila que se forma para quem decide comprar as entradas na hora. O Palácio é a residência oficial do Rei da Espanha e é o maior da Europa, com uma área de 135 mil metros quadrados. Durante a visita você conseguirá ver não apenas a magnitude da construção, como também o luxo e suntuosidade dos móveis e da decoração, sendo um lugar de rara beleza.

Imagem

Imagem

Imagem

Saindo de lá, passe pela Plaza de la Villa e chegue no Mercado de San Miguel, repleto de turistas e com várias opções de comidas e bebidas. Os preços são mais elevados e, normalmente, paga-se muito caro pelo que se come e bebe, mas vale experimentar algo por causa da experiência.

Imagem

Siga em direção à Plaza Mayor e lembre-se que precisará pagar alguns euros caso queira tirar fotos com os personagens que ficam andando pela praça. A estátua central é de Filipe III, que encomendou a construção da praça no século XVII.

Imagem

Apesar do grande movimento, vale a pena sentar em um dos bancos centrais e observar a linda arquitetura dos prédios, que contam com 237 varandas, e grandes pórticos de acesso. Se quiser experimentar o tradicional sanduíche de lula, vá ao La Campana, um dos locais mais tradicionais.

Caso contrário, e se não se importar em comer comida italiana na Espanha, tente o restaurante Trattoria Malatesta, que normalmente está lotado e exige reservas, mas pode ser que você tenha sorte e consiga uma mesa. Logo ao lado está a Chocolatería San Ginés, que vende chocolates e sorvetes diferenciados, mas por preços bem elevados.

Dedique o restante do dia para turistar pela área central, passando pela Puerta Del Sol e cercanias da Gran Via.

Leia também: 10 atrações que você precisa conhecer em Madrid

Dia 2

Em um dia de sol, nada melhor do que visitar um dos maiores e mais belos parques da Espanha, o Parque do Retiro. Criado no século XVII, o parque possui mais de 118 hectares, sendo muito fácil percorrer longas distâncias, sem nem ao menos passar perto dos locais mais interessantes.

Nossa dica é chegar ao parque pela Puerta de Alcalá e de lá seguir para a área que, na nossa opinião, é a mais agradável: o lindo lago onde está o Monumento a Alfonso XII, obra concluída no início do século XX e que impressiona por sua magnitude e beleza.

Imagem

Dedique um bom tempo apreciando o local e se possível alugue um barquinho para passear pelas águas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, siga pelo Paseo de Cuba, mudando de direção no meio do caminho até o Palácio de Cristal, uma linda estufa construída no século XIX. O acesso ao parque é gratuito e o tempo de visitação vai depender muito de cada um, mas se programe para passar pelo menos metade de um dia por lá.

No trajeto entre o parque e a Gran Via aproveite para conhecer o Museu del Prado, o mais importante da Espanha e um dos mais relevantes do mundo, com obras de artistas como Goya, Velázquez, Rubens e El Greco, dentre outros. O museu é gigantesco e não seria errado afirmar que seriam necessários vários dias para conhecê-lo, ainda que superficialmente, por isso recomendamos concentrar nas galerias que despertem mais interesse.

Imagem

No retorno para a Gran Via não deixe de observar o Palácio Cibeles, localizado em frente à Fonte Cibeles. Neste belíssimo edifício está instalada a sede da Prefeitura de Madrid e o Centro Cultural Paseo del Arte, um local destinado à mostra de obras, reflexão e miscigenação cultural. Também é possível subir no alto do edifício e apreciar lindas vistas da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

No final do dia, estando animado, vale a pena explorar o bairro La Latina, que possui vários bares, a maioria concentrada na rua Cava Baja.

Imagem

Estivemos lá, mas particularmente achamos que o deslocamento não valeu muito a pena, pois a Chuenca, ao lado da Gran Via, tinha bares mais bonitos e está em uma região animada e agradável. É importante destacar que esta é uma posição pessoal e, na dúvida, vá conferir e nos diga o que achou.

Dia 3

No dia de hoje fizemos o tour de tapas, sobre o qual detalhamos neste post aqui, e que demora de 3 a 4 horas. No período da tarde, voltamos a andar pela área central, e à noite fomo para o Platea Madrid, um centro gastronômico enorme, com muitas opções de bares e restaurantes. Para quem gosta de gastronomia, é um dia perfeito.

Imagem

Dia 4

O último dia coincidiu com o retorno para o Brasil, por isso pela manhã fomos no museu Reina Sofia, com um grande acervo de arte moderna. As obras são impactantes e o museu, mesmo sendo grande, não chega a ser enorme como o Museu do Prado.

Adoramos a visita, e acreditamos que é um local que deve ser conhecido. Se você só tem tempo de conhecer um único museu em Madrid, e não tem especial predileção por arte moderna, nossa indicação seria o Prado, por causa da sua relevância no mundo da arte.

Imagem

Imagem

No restante do tempo fizemos o que mais gostamos na cidade, que é passear por suas ruas e entrar nas lojas para fazer algumas compras, e então fomos para o aeroporto (vantagem de pegar um voo noturno). Após 4 dias em Madrid, a conclusão que chegamos é que ainda temos muitos motivos para voltar.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para Espanha com apoio do Turismo da Espanha e Turismo de Madrid.

E você, conhece a cidade de Madrid? Como foi o seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jun 25, 2019 1:23 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3443
Amei Madrid. Ficaria ainda mais tempo na cidade.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jun 26, 2019 4:18 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5535
Utilidade pública esse guia. E pensar que tem gente que não curte Madrid

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Out 09, 2019 12:16 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37991
Adoro Madrid! A cidade é bem interessante e bem intensa. Tem muitas opções de passeios, restaurantes e compras.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Guia de Ronda | Informações, dicas e roteiro de viagem de 1 dia

em Espanha

Última mensagem Dom Jun 30, 2019 11:38 am Ajudante Ver última mensagem

 

3

Guia de Vejer de la Frontera | Informações, dicas e roteiro de viagem de 1 dia

em Espanha

Última mensagem Qua Out 09, 2019 12:17 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

3

Guia de Málaga | Informações, dicas e roteiro de viagem de 2 dias

em Espanha

Última mensagem Qua Ago 07, 2019 10:21 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Guia da Liubliana, na Eslovênia | Informações, dicas e roteiro de viagem de 2 dias

em Eslovênia

Última mensagem Qui Ago 29, 2019 4:09 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Guia de Toronto | Dicas e roteiro de viagem de 2 dias

em Toronto

Última mensagem Sex Mar 08, 2019 11:40 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - Europa
Espanha
Madrid

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante