Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 
 
 Título: Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem
Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 26, 2017 10:24 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17746
Administrador
Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem

Imagem

A Jamaica é uma ilha de mar caribenho que tem muito para oferecer aos viajantes. As belezas naturais são de tirar o fôlego, o calor de seu povo e os sabores da gastronomia conquistam qualquer turista. Mar de água cristalina, lagos e cachoeiras de tom azul-turquesa são algumas das paisagens que se encontra por lá. E como qualquer destino de aventuras, viajar para a Jamaica exige pesquisa e preparo. Para te ajudar, separamos cinco dicas essenciais para você ter em mente ao planejar a sua viagem para esse país paradisíaco.

Leia também: Quanto custa viajar para a Jamaica?

Dinheiro trocado

Antes de tudo, é importante esclarecer que não é preciso fazer o câmbio para dólares jamaicanos. Lá, qualquer estabelecimento, por mais simples que seja, aceita o dólar americano. Dito isso, praticamente todos os passeios: cachoeiras, trilhas, cavernas, lagoas e até praias são pagas. Na Jamaica, você paga por qualquer coisa. A entrada nos parques ambientais costuma ser US$10. Lá dentro, você tem a opção de alugar lockers, cadeiras e espreguiçadeiras, estacionamento, guia e etc. E cada adicional citado costuma ser US$2 ou gorjeta. Por isso, as notas de um e dez dólares serão suas melhores amigas.

Roupa de banho

Essa dica é direcionada para as mulheres: o maiô será seu melhor amigo. As atrações naturais são aventuras e você não irá querer ficar se preocupando em ter que ajustar o seu biquíni. Principalmente nos passeios de águas doces, você irá fazer trilhas e saltar de pedras altas. Hoje, o mercado tem vários modelos de maiôs bonitos e modernos. Não tem nada mais prático que aproveitar a natureza sem pensar que você pode estar mostrando mais do que gostaria sem querer. Para as que não abrem mão do biquíni, tenha em mente que você irá precisar levar uma blusa extra para saltar nas cachoeiras ou fazer trilhas. Será impossível aproveitar e se jogar (literalmente) nos passeios enquanto existir a preocupação de deixar tudo em seu lugar. Porém, a blusa pode sair feia nas fotos. Por isso que o maiô é a melhor solução!

Deixe os tênis na mala

Ao pensar em trilhas, é comum que se planeje em usar o seu tênis mais confortável. Mas, na Jamaica, todos usam ou o chinelo, que nós brasileiros conhecemos bem, ou sapatilhas de cachoeira/mergulho, que são, de fato, as melhores opções. Os caminhos para as cachoeiras são fáceis e não exigem muito preparo. Além disso, a água das fontes faz parte do percurso. E nada pior que passar o resto do dia usando um tênis encharcado, certo? Você não passará desconfortos ou dificuldades ao caminhar de chinelo nas trilhas jamaicanas. E, depois, para continuar o seu dia com cachoeiras e praias, será ainda mais cômodo.

Saiba dizer não

Acha que pode dispensar os guias nos passeios de trilhas e cachoeiras? Na Jamaica, você não tem essa escolha. Ao chegar às principais atrações de água doce ou montanha, os guias irão te abordar já na estrada. Eles se impõem, mesmo que você ache que não precisa desse tipo de serviço. E nesse aspecto, realmente não tem como fugir. Porém, essas mesmas pessoas irão te oferecer milhares de adicionais extras, e você precisa estar mentalmente preparado para responder não com firmeza. Outra situação importante de ser mencionada é o momento da gorjeta. Sim, além de pagar a entrada do parque ambiental, você precisará dar gorjeta para o guia que você não pediu. E esse é o momento de preparar sua resposta firme novamente. Se você der cinco dólares, eles irão pedir 10. Se você der 10, vão pedir 15. E por aí vai. É uma situação chata, mas saiba que isso acontece com todos os turistas. Então, pague um valor que você considera justo e mantenha sua palavra independente de reclamações.

Carro

Uma das dicas mais valiosas que se pode ter sobre a Jamaica é que é impossível fazer os passeios sem carro. As atrações são espalhadas pelo território e suas belezas deslumbrantes merecem ser exploradas. Por isso, a Jamaica, não é o destino caribenho perfeito para se hospedar em um resort all-inclusive e não sair de lá. E para aproveitar a ilha, o carro é absolutamente indispensável. Não se consegue fazer nada sem um. Se vê pouquíssimos táxis e ônibus pelos centros das cidades, o que torna impossível depender de transporte público. Então, não se assuste ao ver atrações que exigem uma viagem de uma hora na estrada, é completamente normal na Jamaica. E é por isso que o aluguel de um carro é tão importante quanto a sua hospedagem e voo. Nós recomendamos a locadora Budget, que está presente no mundo todo, inclusive na Jamaica, e é de muita confiança.

Leia também: Como retirar o carro alugado na Budget do Aeroporto Internacional Sangster - Montego Bay - Jamaica

A Jamaica é apaixonante. É um país onde não se precisa de muitos luxos para aproveitar cada segundo. O povo é muito simpático e receptivo, as paisagens são inesquecíveis e os sabores da gastronomia jamaicana são únicos. É uma viagem imperdível para grupos de amigos, família ou casais. E, com essas dicas em mente, com certeza o planejamento da sua ida para a ilha ficará ainda mais fácil.

Boa viagem!

Texto e foto: Manoela Caldas.

E você, conhece a Jamaica? Tem outras dicas? Gostou da viagem? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Re: Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem
Mensagem não lidaEnviado: Ter Dez 26, 2017 1:09 pm 
Mensagens: 425
A Jamaica é um destino muito surpreendente! Eu já sabia das belezas naturais antes de ir, mas o povo é muito receptivo, a culinária é deliciosa... vai deixar saudades!

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 Título: Re: Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem
Mensagem não lidaEnviado: Qua Dez 27, 2017 9:49 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 11237
Lugar lindo....amo estas fotos em que se tem muita, mas muita vegetação misturada a mar, rio, lagoa ou cachoeira..
Excelente a dica do maiô...
Já os guias pedintes... me lembra aqueles chatos lá de Salvador que ficam colocando fitinha no pulso... acho um saco esse tipo de situação...mas, os paraísos sempre têm alguns poucos inconvenientes...
Nada que o a exuberância do destino não te faça deixar pra lá...


 Título: Re: Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jan 02, 2018 4:26 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 4941
Louca para conhecer a Jamaica! Todos que conhecem, amam!

A dica do tênis foi muito boa! Nunca iria pensar nisso e ficaria com pé molhado o dia todo! rs

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Jamaica: 5 dicas essenciais para a sua viagem
Mensagem não lidaEnviado: Sex Jan 12, 2018 8:42 am 
Mensagens: 1688
Ótimas dicas!

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Cataratas do Iguaçu | 10 dicas essenciais para você visitar os lados brasileiro e argentino

em Foz do Iguaçu

Última mensagem Qua Jul 11, 2018 12:24 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

4

10 dicas para uma mala de viagem funcional

em Malas de viagem

Última mensagem Sex Ago 31, 2018 8:31 am zardox Ver última mensagem

 

2

A experiência de alimentar tubarões na Jamaica

em Jamaica

Última mensagem Seg Jan 29, 2018 11:46 am GabrielDias Ver última mensagem

 

3

É necessário alugar carro na Jamaica?

em Jamaica

Última mensagem Ter Set 18, 2018 3:47 am shaiaxe2404614559 Ver última mensagem

 

5

Preciso de dicas para viagem pela Transiberiana

em Rússia

Última mensagem Seg Out 02, 2017 10:43 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante