A experiência de alimentar tubarões na Jamaica

Troca de informações sobre a Jamaica.
manucaldas Mensagens: 1403
Qui Jan 25, 2018 8:08 am
Imagem

A Jamaica é um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros. Porém, um dos principais fatores da economia do país é o turismo. As regiões da ilha mais distantes da capital Kingston, como Montego Bay, Ocho Rios e Port Antonio, são totalmente voltadas para os visitantes. Os empregos das pessoas que lá moram são nas atrações, nos restaurantes e nos hotéis. Digo isso porque muitos, ao mesmo tempo que conhecem e amam vários lugares do Caribe, ainda têm a concepção de que a Jamaica, por algum motivo, é bagunça, é ''terra de ninguém’’. O que é uma ideia bastante errada.

Leia também: Jamaica | Um destino paradisíaco no Caribe

Dessa forma, ao falar que alimentei tubarões na minha ida à Jamaica, muitos se assustam. Porém, assim como em vários países do Caribe, algumas das maiores empresas de hotelaria, de aluguel de carro e de turismo estão presentes na ilha, como a Dolphin Cove, por exemplo.

Sobre a Dolphin Cove

A Dolphin Cove é a atração número um de todo o Caribe por três anos consecutivos pela World Travel Awards. Na Jamaica, há unidades do parque em Ocho Rios, onde eu fui, e em Montego Bay. Lá, você pode nadar com golfinhos, tubarões e arraias com toda a segurança do mundo. Toda a estrutura, os programas e os funcionários são extremamente corretos, organizados e profissionais, mas claro, sem perder a simpatia e o alto astral dos jamaicanos.

Leia também: Dolphin Cove | Nade com golfinhos na Jamaica

Ir ao Dolphin Cove é um programa de dia inteiro. Se você está em família ou em um grupo de amigos, mas não tem interesse em mergulhar com os animais, não se preocupe. A estrutura do local conta com bar, restaurante, gift shop, praia particular onde você pode andar de caiaque, ou relaxar enquanto observa um mar incrivelmente lindo.

É importe deixar claro que nenhum dos animais é dopado de qualquer forma para receber os visitantes. É apenas treinamento. Os únicos bichos que sofrem uma modificação são as arraias, que têm seus ferrões, que são venenosos, cortados. O que, obviamente, é um tipo de violência ao animal. Mas também é importante lembrar que, apesar de ser importante ter consciência sobre isso, essas intervenções também são feitas quando você compra um pássaro com as asas cortadas, ou um cachorro com o rabo e as orelhas cortadas, por exemplo. Claro que devemos nos importar, mas essa preocupação não deve ser seletiva.

Veja mais sobre a estrutura do parque nesse vídeo:

[html]

[/html]

Como é o programa com tubarões?

Para alimentar os tubarões, você não precisa de uma dose grande coragem, e sim de humor. É comum que os funcionários brinquem com você falando coisas como "Você que é o almoço de hoje?” ou “Olhe bem para os seus 10 dedos porque você irá sentir saudades deles’’. Claro que não passa de uma brincadeira. A parte séria é que você precisa assinar um documento se responsabilizando por qualquer incidente. Mas este procedimento é comum e a maioria dos parques do mundo trabalha dessa forma.

Desde o momento que você entra na área dos tubarões, até o momento que sai, todos os seus movimentos são guiados pelo instrutor para garantir a segurança. Por isso, não saber falar inglês pode ser um problema nessa situação. O programa é feito em grupo. Porém, os golfinhos são as maiores atrações do parque, então a chance de você conseguir ficar sozinho com os tubarões ou com um grupo só com sua família/amigos é grande, o que é ótimo.

Ao entrar na água, o guia pede para você ficar em um banquinho de madeira submerso e não sair de lá. Ele levará o tubarão até o grupo para o primeiro contato com esse animal incrível. Você poderá fazer carinho e sentir a textura fascinante da pele do rei dos mares. Enquanto isso, o instrutor irá te informar sobre características e curiosidades sobre o animal. Você sabia que quando o tubarão se alimenta, os restos de peixe saem imediatamente pelas guelras? Nesse momento, você pode ver esse processo de perto, o que é fascinante.

Depois desse primeiro momento, acontece a interação individual com o tubarão, que é quando você alimenta o animal. O instrutor segura o tubarão e você dá uma isca a ele. Para isso, o guia posiciona sua mão, e o seu trabalho é apenas soltar o peixe. E, sim: o tubarão irá se mexer nesse momento e você pode se assustar, mas nada além disso. Também é muito importante que, caso você erre a mira e a isca não caia na boca do animal imediatamente, você não vá buscar o peixe caído na água. Não sacrifique sua mão no lugar de um peixe morto. Mas não se preocupe, porque tudo isso é detalhadamente explicado a você antes de entrar na água. Por isso que, mais uma vez, deixo clara a necessidade de você falar inglês para fazer esse programa.

Depois que todos do grupo alimentaram o tubarão individualmente, é a hora das brincadeiras e das fotos. Em todo o processo, o guia é sempre muito informativo, mas muito leve e divertido ao mesmo tempo. Até esse ponto, apenas o instrutor havia segurado o animal. Agora será sua vez!

Imagem
Segurando o tubarão (e ele não é leve!)

E enquanto isso acontece, o fotógrafo do Dolphin Cove estará registrando tudo. Essas fotos estarão disponíveis para compra, e o preço varia de acordo com o número de pessoas e o número de imagens. Uma foto é 30 dólares. Eu paguei 150 dólares por todas as fotos (recebemos mais de 100 imagens) para três pessoas. Lógico que é um valor salgado, mas ter essas memórias registradas para sempre, não tem preço. Até porque é proibido alguém de fora tirar fotos suas ou você mesmo entrar na água com uma câmera a prova d’água. Então, se você quiser fotos desse momento, o único jeito é comprando as que o fotógrafo do parque tira.

Para finalizar o programa, que dura, em média, 25 minutos, o guia irá te dar um ''susto'' com o tubarão. Novamente, não é nada aterrorizante de forma alguma. É tudo de forma leve e divertida. Você é posicionado de costas para o animal, e o instrutor levanta o bicho sob a sua cabeça, e o resultado das fotos é sensacional. Diversão garantida!

Imagem
Juro que estou só fingindo o susto!

Imagem
O programa com tubarões não é assustador, e sim engraçado!

Leia também: Jamaica | 5 dicas essenciais para a sua viagem

Eu sou completamente apaixonada por tubarões. E, apesar do meu grande sonho ser encontrar o rei dos mares em um mergulho no mar aberto, a experiência de ter esse primeiro contato de perto e alimentar esses animais fascinantes no Dolphin Cove foi inesquecível, divertida e, claro, muito segura bem instruída. Eu sou uma pessoa sem medos em relação a isso. Mas posso garantir que, mesmo para os medrosos, não tem a o que temer no programa do Dolphin Cove. Todo o processo é muito tranquilo. O programa "Shark Encounter" custa 99 dólares e é um momento imperdível para todos que amam animais. Toda a minha experiência no Dolphin Cove foi muito positiva. É bem perceptível o porquê eles serem o número um do Caribe.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já foi ao Dolphin Cove? O que achou do programa com tubarões? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jan 25, 2018 9:53 am
Que delícia! Amo esse contato intenso com os animais, desde que tenha certeza que eles são bem tratados!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 29, 2018 11:46 am
Que incrível! Com tubarões, nunca tive essas experiências. Já tive com golfinhos.





Booking.com

Voltar para “Jamaica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio