
Como Milão respira moda e tudo que é ligado ao mundo fashion, só poderia estar lá localizado o que chamam de Quadrilátero da Moda. A área é formada por 4 principais ruas, sendo elas a Via della Spiga, Via Montenapoleone, Via Manzoni e Corso Venezia. Nos dois lados das calçadas dessas ruas o turista pode encontrar todas as principais grifes de luxo do mundo.
E não é somente moda, mas também os principais hotéis de luxo da cidade, assim como os mais renomados restaurantes e também as joalherias mais caras. Andar pelas ruas do quadrilátero fazem o turista se encantar com o show à parte produzido em todas as suas vitrines. Muitas marcas, que são originalmente da Itália, capricham em toda a produção de vitrines para atraírem os curiosos. E a maioria é isso mesmo: curiosos turistas que querem apenas apreciar vitrines muito mais do que entrar nas lojas e verem as peças de perto. As grifes intimidam e a grande maioria realmente só pode passar e olhar do lado de fora.
Isso já basta, pois são 4 ruas inteirinhas para bater perna, tirar fotos e são lojas que não acabam mais. Há que ser rápido senão se perde um bom tempo nesse passeio. Dedicar esse tempo ao Quadrilátero da Moda é sim um passeio e poderíamos facilmente dizer também que é uma atração turística da cidade, estando em todos os roteiros dos turistas que visitam Milão.
Conheça as ruas através das fotos abaixo.











As grifes italianas são as que mais capricham e é no Quadrilátero da Moda que estão todas as lojas de todos os segmentos da Dolce & Gabbana, por exemplo. A loja de alta costura, de acessórios, de bolsas, de moda masculina e infantil.








Quase não passa carro algum no quadrilátero e a maioria dos transeuntes fica mesmo pelo asfalto, alternando entre uma calçada e outra, para não perderem nenhuma vitrine. Os preços são realmente bem altos e, para nós brasileiros, é bem difícil encontrar turistas saindo com sacolas dessas lojas.









Não importando classe social ou disponibilidade financeira, os turistas só querem mesmo é saber de fotografar as vitrines (o que é totalmente permitido e você não verá nenhum turista ser abordado por funcionário de loja mal humorado). Reserve uma manhã para caminhar pelas ruas do Quadrilátero da Moda, sem pressa, pois há coisas para se ver e para ser visto, que vão muito além das 4 ruas. Nas ruas adjacentes também se vê muita coisa interessante.
Durante todo o ano elas ficam com bastante movimento, com exceção de agosto, pois é um mês em que muitas lojas fecham e os locais saem da cidade para as suas casas de veraneio. As ruas ficam desertas de gente. O movimento maior mesmo é sempre durante as sales, ou as grandes liquidações e, claro, a época do Natal.








Seja lá quantos dias você tiver para passear por Milão, não deixe de percorrer as ruas do Quadrilátero da Moda, pois mesmo que você não seja um entusiasta da moda e do mundo das grifes, algo com certeza você irá aproveitar. Até mesmo para reparar no vai e vem de pessoas, no clima bucólico das ruas estreitas e no trânsito dos locais misturados ao movimento agitado dos turistas, nós recomendamos muito esse agradável passeio.
Boas compras!
Texto e fotos: Fernanda Chaves.
E você, conhece o Quadrilátero da Moda? Gostou? Fez compras? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!