Museu Mauritshuis: o lar de maravilhosas obras de arte holandesas em Haia

Troca de informações e dicas sobre Haia, na Holanda.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Mai 04, 2016 1:27 pm
Imagem

Visão geral

Este museu de arte está localizado em um edifício único, o Mauritshuis, e foi construído entre 1633 e 1644 como residência do Conde Johan Maurits van Nassau-Siegen, comandante militar e governador da colônia holandesa no Brasil por 8 anos. O arquiteto foi Jacob van Campen. Ele criou um dos primeiros e mais finos exemplares do classicismo holandês, a simetria, os grandes pilares e tímpanos (os espaços entre os pilares da fachada) dão ao edifício a sua magnitude.

Desde 1822 o edifício abriga o museu que leva seu nome e seu acervo consiste na maioria por obras primas de grandes mestres holandeses da chamada Dutch Golden Age. As coleções contém obras de Johannes Vermeer, Rembrandt van Rijn, Jan Steen, Paulus Potter, Frans Hals, Jacob van Ruisdael e Hans Holbein the Younger, entre outros.

O prédio histórico, que tem seu interior ricamente decorado, tem dois pisos e abriga a maior parte das exposições, mas desde o final de 2014 ele está ligado a um segundo prédio, onde estão as exposições temporárias, salas de restaurações, oficinas de arte, biblioteca e outras áreas do museu, permitindo assim que o museu aumentasse sua área. A ligação dos prédios é feita pelo subsolo, onde estão as facilidades do museu, como bilheteria, sanitários, guarda-volumes, empréstimos de audio guide, informações e loja de souvenires.

Vamos conhecer um pouco deste lindo museu? Começamos pelo edifício, que embora já tenha sido parcialmente destruído por um incêndio, foi detalhadamente restaurado:

Imagem

Imagem

Imagem

Seu lindo interior:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora o acervo, onde estão mais de 800 obras de arte, mas com certeza a mais famosa é o quadro Meisje met de parel, ou Moça com brinco de pérola, de Johannes Wermeer, por muitos chamada de Monalisa do Norte. Este adorado quadro faz parte da coleção do museu desde 1902.

Imagem

Imagem

Não menos maravilhosas, algumas das demais obras primas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O museu tem uma brasserie para um pequeno lanche ou café e também uma loja com muitos itens para comprarmos de recordação.

Imagem

Imagem

Importante

É permitido tirar fotos, sem flash e sem o uso de tripé ou pau de selfie. Em algumas exposições temporárias, no entanto, elas não são permitidas, então fique atento aos sinais.

Embora muitas obras de arte não tenham vidro na frente ou barreira física (postes com corda ou vidro), as obras de arte possuem sensores de aproximação, então não chegue muito perto, mesmo com o celular ou câmera, pois os alarmes são sensíveis e começarão a tocar.

Embora esteja em uma mansão datada de 1633, todo o museu é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção e cadeiras de rodas podem ser solicitadas nos guichês da entrada.

Mochilas, bolsas grandes ou casacos pesados (o museu é climatizado, então você não precisará deles e não é permitido caminhar segurando-os) deverão ser deixados na recepção ou nos armários disponíveis gratuitamente.

Imagem

Imagem

Como chegar

Sua localização é bem central, ao lado do Binnenhof, sendo possível ir andando da estação central de trens de Haia em menos de 10 minutos.

Endereço: Plein 29.
Transporte público: TRAM números 09, 15, 16, 17, 18, 22 e 24.

Horário de funcionamento

- Segundas-feiras de 13:00 às 18:00.
- De Terças-feiras a domingos 10:00 às 18:00.
- Quintas-feiras horário de fechamento especial às 20:00.

Nos feriados, há horários especiais, então recomendamos consultar o site.

Preços

Esses são os valores cobrados:
- Adultos: 14 euros.
- Crianças e adolescentes até 18 anos: entrada gratuita.

Você pode comprar as entradas pela Internet, mas há cobrança de 6,38% de IOF. Para comprar o ingresso, acesse: http://www.mauritshuis.nl/en/ticketshop/tickets

Embora seja prático comprar a entrada on-line, o ticket não lhe dá acesso prioritário para a entrada nas salas do museu, então você deverá aguardar na fila com os demais visitantes. Nós não observamos nenhuma fila para o museu, tanto para a entrada nas salas de exibições, quanto para a compra dos ingressos, com vários guichês disponíveis, bem como máquinas para comprá-los diretamente.

Você pode comprar a entrada do museu em combinação com outros museus de Haia e assim economizar um pouco. É importante ver com antecedência quais museus você visitará no dia e comprar o combo no primeiro museu.

Você pode baixar o app do museu em seu telefone e ter o seu próprio áudio guide gratuitamente e diretamente no seu celular (para ser ouvido com fones) ou então alugar o audio guide do museu por 3,50 euros.

Conclusão

Gostamos muito do Museu Mauritshuis e seu acervo é fantástico. Como ele é pequeno em dimensões, você poderá visitá-lo em pouco tempo, mas sua beleza e preciosidade são gigantescas! Esta característica fez com que o museu recebesse o apelido carinhoso de The Jewelry Box (caixa de joias).

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece o Museu Mauritshuis? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 04, 2016 1:28 pm
Obras realmente belíssimas. To adorando conhecer Haia!

Patricia Mensagens: 2384
Qui Mai 05, 2016 9:54 am
Lindo demais! Além dos quadros, as molduras são lindas!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Mai 05, 2016 12:56 pm
Muito bonito o museu, e com obras fantásticas.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Mai 09, 2016 10:05 am
Este museu é realmente muito bom! Imperdível em Haia.





Booking.com

Voltar para “Haia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio