Escher in Het Paleis: o fascinante mundo das ilusões de ótica e mágicas perspectivas em Haia

Troca de informações e dicas sobre Haia, na Holanda.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qua Mai 25, 2016 11:52 am
Imagem

Visão geral

Maurits Cornelis Escher (1898-1972), mais conhecido como M.C. Escher, foi um artista gráfico holandês que trabalhou muito com xilografias e litografias, sendo um dos primeiros a criar obras de arte combinando construções impossíveis com explorações do infinito. Ele trabalhava muito com matemática e geometria, talvez por causa do seu passado como estudante de arquitetura (ele iniciou a faculdade, mas não terminou, e o mundo da arte o chamou) o tenha levado para este lado. Durante a sua vida ele viajou muito pela Europa, admirando os distintos tipos de construções e arquitetura, tendo isto influenciado suas obras.

A arte de Escher nasceu da mente do artista ao observar o mundo ao redor dele e ele conseguiu expressá-la em um plano irregular coisas simples da natureza, como folhas, aves ou peixes, transformam-se gradualmente em formas e padrões geométricos entrecruzados para então novamente se transformarem em algo totalmente distinto, em uma metamorfose infinita.

Uma ilusão ótica significa literalmente fazer puzzles com seus olhos e Escher era um mestre nesse campo. No museu o visitante será capaz de desvendar alguns dos mistérios do artista, como o impossível Triângulo de Penrose.

Esta é a maior coleção de obras deste incrível artista reunidas em um único lugar, sendo que algumas nunca foram expostas fora, então só poderia estar em um lugar especial, o Het Palais, um antigo palácio de inverno e de trabalho das rainhas-mães holandesas durante quatro gerações. Este edifício com mais de 200 anos, localizado em um dos mais bonitos boulevards de Haia, é uma obra prima em si. Nele ainda estão expostos móveis, objetos e fotos da monarquia holandesa e é o único edifício em Haia onde o público pode vivenciar um pouco na nobreza dos Países Baixos.

Vamos conhecer um pouco deste incrível museu?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas obras do artista:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por 5 euros é possível tirar uma foto "dentro" de uma das obras do artista e vivenciar a ilusão de ótica, experimentando o mundo de Escher. O visitante leva para casa a foto impressa e também um código para fazer o download da foto no site do museu.

Imagem

Em uma das salas do palácio é exibido um curto documentário sobre a vida do artista - em inglês.

O museu tem um pequeno café, instalado na antiga cozinha do palácio, e também uma loja com muitos itens para recordação.

Informações importantes

É permitido tirar fotos, sem flash e sem o uso de tripé ou pau de selfie. É possível interagir com algumas das obras, e é inclusive incentivado, mas as crianças devem estar sob observação dos responsáveis.

O museu é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção através de um pequeno elevador. Mochilas e bolsas grandes deverão ser deixados gratuitamente nos armários do subsolo. Aproveite e deixe seu casaco ou jaqueta, pois como o museu é climatizado você não precisará deles.

Imagem

Imagem

Como chegar

Endereço: Lange Voorhout, 74.

É um ponto bem central e acessível a pé da estação central de trens de Haia em cerca de 10 minutos.

Transporte público: TRAM números 9 e 17.

Horário de funcionamento

De terças-feiras a domingos das 11:00 às 17:00.

Fechado em alguns feriados, portanto consulte o site antes de sua visita.

O museus é uma das atrações mais concorridas de Haia, sempre havendo muita fila, por isso então indicamos chegar cedo.

Imagem

Preços

Os valores cobrados são:
- Adultos 9,50 euros.
- Crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos: 8,50 euros.
- Crianças até 6 anos: entrada gratuita.

Você pode comprar as entradas pela Internet, no site: http://www.escherinhetpaleis.nl/visitor-information/online-tickets/?lang=en.

Embora seja prático comprar a entrada on-line, não achamos vantagem, pois ao chegar você deverá trocar seu voucher pelo ticket na bilheteria e ainda há cobrança de 6,38% de IOF.

No dia que visitamos o museu havia somente uma atendente e somente uma fila, tanto para quem iria comprar ingresso na hora quanto para os que iriam somente trocar o voucher.

Você pode baixar o app do museu em seu telefone e ter o seu próprio áudio guide gratuitamente e diretamente no seu celular (para ser ouvido com fones), ou então usar o áudio guide do museu.

Conclusão

Gostamos muito do Escher in Het Palais! Embora ele seja pequeno, os visitantes precisam de um bom tempo para visitá-lo, porque é impossível não se perder nas obras do artista, tamanha a habilidade do mesmo. O acervo é muito completo e expõe vários temas em que Escher estava envolvido, como reflexão, percepção e perspectiva. Também gostamos muito de visitarmos ao mesmo tempo um edifício histórico da nobreza holandesa.

Recomendamos!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece o Escher in Het Palais? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mai 25, 2016 11:53 am
Haia é impressionante mesmo. Cheia de boas surpresas. Muito interessante o museu.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Mai 25, 2016 2:02 pm
Muito bacana esse museu. As crianças então, devem amar.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Mai 25, 2016 3:14 pm
Super interessante :o Adorei as salas!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Qui Mai 26, 2016 11:33 am
Hugo,
As crianças gostam mesmo, elas ganham um folheto e um lápis para "tentarem" repetir os desenhos.
Dai você vê algumas com o papel na frente de alguma obra e virando a cabeça para todos os lados. :P

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qui Mai 26, 2016 6:42 pm
Muito interessante o museu.

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Haia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio