Quinta do Crasto | Tradição na produção de vinhos de qualidade em Portugal

Troca de informações sobre a região do Douro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jun 23, 2016 9:24 am
Imagem

Visão geral

Os vinhos portugueses são conhecidos mundialmente e a região do Douro acolhe algumas das melhores vinícolas do mundo. A Quinta do Crasto está situada no coração do Douro, entre as cidades de Peso da Régua e Pinhão. A estrada de acesso é sinuosa e deve ser percorrida com cautela e em baixa velocidade, mas ao mesmo tempo oferece lindas paisagens da região do Douro, que foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2001.

A origem da Quinta do Crasto remonta ao ano de 1615, sendo que em 1981, Leonor Roquette e o seu marido Jorge Roquette assumiram a propriedade e com a ajuda dos seus filhos, Miguel e Tomás, iniciaram o processo de remodelação e ampliação das vinhas.

Ao longo dos anos os vinhos da Quinta do Crasto vem recebendo prêmios no mundo. O Crasto Vinhas Velhas chegou ao terceiro lugar do top 100 da Winespectator. O Crasto 2007 foi "wine of the week" pela famosa crítica de vinhos Jancis Robinson.

O principal diferencial para este reconhecimento deve-se ao cuidado e atenção com que o processo de vinificação ocorre. Desde o cultivo das uvas, realizado tanto em vinhas velhas como em vinhas novas, até a seleção dos melhores frutos e produção do vinho, tudo é acompanhado por profissionais competentes, que colocam a qualidade acima da quantidade.

Agendamento

Todas as visitas devem ser previamente agendadas e acontecem diariamente. Um grande diferencial desta vinícola é que os tours são sempre exclusivos, ou seja, se no mesmo horário estão agendados um casal e um grupo de 10 pessoas, o casal será acompanhado por um profissional e o grupo por outro. Com isso, o tratamento é sempre personalizado e oferece uma experiência ainda melhor.

Os preços dos programas são os seguintes:
- Visita e degustação: valor de 18.45 euros por pessoa e inclui visita pelas instalações e prova de 5 vinhos (1 branco, 3 tintos e 1 Porto);
- Visita, almoço e degustação: valor de 61.50 euros por pessoa e inclui visita pelas instalações e refeição harmonizada.

Crianças são aceitas nas visitas, degustações e almoço.

Visita

Nossa visita começou com uma visita pelas belas instalações, onde merece especial destaque a sala das barricas, que ganhou recentemente um sistema no estilo colmeia, que permite a retirada das barricas de baixo sem que seja necessário movimentar as superiores.

As explicações são detalhadas e eles ensinam tudo sobre o processo de produção do vinho e os cuidados necessários para que seja obtida uma alta qualidade nos produtos. Na produção do vinho do Porto, por exemplo, ainda é mantido o método da pisa da uva, realizada por funcionários da quinta. Isso acontece principalmente para que a uva sofra o mínimo de agressão, pois os pés amassam os frutos com uma delicadeza impossível de ser reproduzida por uma máquina.

Veja algumas fotos da visita:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um ponto de destaque durante toda a visita são as belas vistas do vale do Douro, que impressionam e encantam por sua beleza.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Degustação

Depois de conhecer a teoria, chega a hora da prática. Na Quinta do Crasto você não irá encontrar aquelas grandes mesas, em um enorme salão, onde as degustações ocorrem de forma padronizada. Aqui os vinhos são apresentados e oferecidos em uma sala requintada e exclusiva. A sensação é de que você está sendo recebido na casa de um amigo.

Imagem

Os vinhos degustados apresentam particularidades que conquistam até mesmo os paladares mais exigentes. São diferentes propostas que mostram toda a diversidade dos vinhos produzidos nesta simpática e elegante vinícola. Adoramos o atendimento e a atenção que recebemos.

Veja algumas fotos da deliciosa degustação:

Imagem

Imagem

Imagem

Compras

Após a degustação você pode passar na loja e adquirir alguns vinhos para trazer para casa. O ideal é já selecionar o seu preferido durante a degustação e comprar aquele que mais lhe agradou.

Imagem

Imagem

Como chegar

Chegar na Quinta do Crasto não é uma tarefa fácil, mas isso ocorre com praticamente todas as vinícolas do Douro. As placas são poucas e quando existem algumas apenas indicam a existência de uma vinícola, sem precisar qual.

Por isso o ideal é colocar o endereço no GPS e seguir suas instruções. A vinícola fica a apenas 20 quilômetros da cidade de Pinhão, mas por causa das inúmeras curvas prepare-se para gastar pelo menos uns 45 minutos neste trajeto.

Estacionamento

É gratuito e ao ar livre.

Planeje sua viagem para Portugal

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

A experiência na Quinta do Crasto foi excelente. A proposta intimista e personalizada faz toda a diferença, pois você se sente plenamente à vontade e tem plena liberdade para interagir com o seu guia. A visita foi detalhada e tivemos a oportunidade de conhecer todas as etapas de produção. E o tour se encerra com uma deliciosa degustação, com vinhos de alta qualidade, que demonstram todo o potencial desta belíssima vinícola.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Quinta do Crasto? Gostou da visita? Degustou seus vinhos? Gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 23, 2016 10:04 am
Linda vinícola, ótimo atendimento e excelentes vinhos. Um passeio muito bom. Só queria ter tido condições de trazer mais vinhos.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 23, 2016 2:41 pm
Adorei a proposta!
Quinta do Castro certamente estará no meu roteiro de Portugal! Adoro conhecer vinícolas!

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Nov 15, 2016 10:36 am
Não gosto muito de vinho tinto, pois acho forte, mas o Flor de Crasto é uma delícia!!!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Nov 16, 2016 8:01 am
Fernanda, o Flor de Crasto é muito bom mesmo. E na vinícola custa menos de 5 euros.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Ago 04, 2020 6:32 pm
Quinta do Crasto é a oitava melhor vinícola do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a Quinta do Crasto está na lista do "TOP 50 World’s Best Vineyards", uma seleção dos melhores destinos vínicos do mundo. A histórica propriedade do Douro ocupa o 8º lugar do ranking, a melhor classificação portuguesa.

A premiação, criada pelo grupo londrino William Reed, lista as 50 principais vinícolas de enoturismo de 18 países, com base na experiência de cerca de 500 entusiastas do vinho, sommeliers e correspondentes de viagens de luxo.

Nos critérios de avaliação estão: a arquitetura, as adegas, a paisagem, a variedade da oferta disponível, a gastronomia, o serviço, as boas práticas ambientais e, claro, a qualidade dos vinhos. No caso da Quinta do Crasto, os elogios foram unânimes à riqueza do patrimônio histórico e cultural da propriedade, vinhas e adegas, à excelência da gastronomia local e à "piscina infinita", assinada pelo arquiteto Souto Moura.

O enoturismo do Crasto reabriu no início de junho, seguindo todas as indicações da Direção Geral da Saúde e do selo "Clean & Safe" do Turismo de Portugal. Os passeios a pé pelas vinhas e adegas, as provas de vinhos e as refeições no terraço com vista para o rio Douro são alguns programas de turismo da vinícola.

No Brasil, os vinhos e azeites da Quinta do Crasto são importados pela Qualimpor.





Booking.com

Voltar para “Douro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio