Onde comer no Douro: Largo do Paço, o melhor restaurante 1 estrela Michelin da Europa

Troca de informações sobre a região do Douro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Abr 21, 2016 5:49 pm
Imagem

O Casa da Calçada - Relais & Châteaux é um hotel boutique localizado na cidade de Amarante, uma das mais belas do Douro. Sua localização permite explorar todas as atrações da região, inclusive as famosas vinícolas. O restaurante Largo do Paço está localizado dentro do charmoso e elegante hotel e oferece uma das melhores experiências gastronômicas de Portugal, sendo inclusive eleito como o melhor restaurante 1 estrela Michelin da Europa, e figura em segundo lugar na lista dos 50 melhores restaurantes europeus divulgada pelo site The European 50 Best Restaurants.

A decoração do salão do restaurante é formal, belíssima e o ambiente é muito calmo e silencioso. No entanto, apesar de todo o requinte, o restaurante consegue ser descontraído e muito acolhedor, principalmente por causa do excelente serviço, sempre amistoso no ponto certo, atencioso e pronto para ajudar.

Com influências mediterrânicas e apresentando uma proposta diferenciada que mescla tradição e as novas tendências gastronômicas, a cozinha do Largo do Paço, conduzida pelo chef André Silva, se destaca pela utilização de produtos da época, sempre frescos, visando sempre proporcionar uma experiência autêntica e repleta de sabores e texturas.

O restaurante está aberto todos os dias do ano, no almoço das 12:30 às 15:00 e no jantar das 19:30 às 22:30. É recomendado que se faça reserva com antecedência, pois as mesas são muito concorridas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A melhor forma de experimentar todos os sabores é através do seu menu degustação de 8 pratos. Trata-se de uma viagem gastronômica, na qual você é levado a experimentar texturas e sabores que nem pensava existirem.

O preço cobrado de 95 euros pelo menu, ou de 160 euros com degustação de vinhos, é um valor pode ser considerado elevado, mas é extremamente compatível com o nível e qualidade da experiência que oferecem. Na verdade, o cliente investe não em pratos, mas em lembranças que jamais serão esquecidas.

Tudo começou com algumas cortesias do chef, com uma apresentação impecável e um sabor diferenciado, e que foram harmonizados com um espumante Casa da Calçada, muito fresco e suave.

O ouriço com vieiras e outros elementos do mar impressionou desde a sua chegada, sendo um dos mais bonitos da noite.

Imagem

Imagem

Em seguida foram servidos lagostins e atum, perfeitamente preparados. A apresentação foi um luxo, com os cones cuidadosamente colocados em um pequeno galho de árvore. A harmonização desde prato foi feita com um Quinta da Calçada Edição Terroir 2014, elaborado majoritariamente com Alvarinho (85%) e Loureiro.

Imagem

Imagem

O bacalhau e suas ovas estava acompanhado de salsa, azeitonas, pimentão e cebola, sendo alguns deles na forma de uma delicada espuma. Todos os itens tinham separadamente um ótimo sabor, mas a melhor forma de degustá-los era colocando no garfo um pouco de cada um ao mesmo tempo.

Imagem

A sopa de peixe, enguia e algas veio na temperatura ideal, com um tempero perfeito. Até então nunca tínhamos experimentado enguia e a experiência foi fantástica, sendo um prato ao mesmo tempo leve e intenso. O prato foi harmonizado com um delicioso Quinta da Calçada Edição Exuberant 2014, feito com as castas Alvarinho, Loureiro e Azal.

Imagem

Imagem

Na sequência degustamos um dos melhores pratos da noite, uma lula gigante com rebentos de soja. Cada garfada fazia surgir novos sabores e a lula, perfeitamente elaborada, resultava em uma textura perfeita e diferente de tudo que já tínhamos experimentado.

Imagem

A codorna com foie gras, acompanhada de morcela e maça, reuniu em um único prato dois itens da alta gastronomia, mas de uma maneira extremamente delicada. O foie gras estava perfeitamente equilibrado e em sintonia com o restante do prato. A harmonização foi realizada com um espetacular Quinta da Calçada Vinhas Velhas, encorpado e elegante.

Imagem

Imagem

Em seguida foi servido um maravilhoso cordeiro, que na nossa opinião dividiu o pódio de melhor da noite com a lula gigante. A apresentação foi esmerada, em um prato simples e elegante. O sabor da carne e dos temperos estava em perfeita sintonia.

Imagem

Passamos então para a primeira sobremesa, uma leve junção de laranja, limão e toranja, que serviram não apenas para limpar o paladar como também para proporcionar leveza após tantos pratos saborosos e intensos.

Imagem

O último prato foi uma sobremesa centrada em produtos portugueses, com marmelo, vinho do porto, pinhões, papos de anjo e queijo da serra. Não bastasse ser uma combinação deliciosa, ainda veio servida em um prato que imita azulejos, deixando a experiência ainda mais marcante e mergulhada na atmosfera da região.

Imagem

Ao final foram servidos pequenos chocolates com café, encerrando uma viagem gastronômica por sabores cuidadosamente elaborados pelo chef André Silva, um verdadeiro artista em elaborar pratos marcantes e inesquecíveis.

Viajar é sempre bom, mas tudo fica ainda melhor quando você tem a oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica que jamais irá esquecer. E é exatamente isso que o Largo do Paço oferece. Além do ambiente belíssimo e luxuoso, agradável e do serviço impecável você experimenta pratos únicos e autorais, que alimentam a alma e marcam sua vida certamente.

Para o viajante sugerimos fortemente passar pelo menos uma noite no Casa da Calçada para que após o jantar no Largo do Paço tenham a oportunidade de encerrar a noite descansando em uma linda e confortável suíte, mas se não for possível dormirem neste lindo hotel, planeje ao menos um jantar e descubra porque um restaurante do interior de Portugal é conhecido como o melhor 1 estrela Michelin da Europa.

Planeje sua viagem para Portugal

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Bom apetite!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Largo do Paço? Gostou do ambiente? E da comida? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Abr 21, 2016 5:52 pm
Sensacional! Fiquei com água na boca. A gastronomia dos hotéis Relais & Châteaux é sempre uma experiência memorável.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 21, 2016 6:56 pm
Fantastico!

Fiquei com muita vontade de conhecer!

Adriana Mensagens: 2231
Sex Abr 22, 2016 8:45 am
OMG que pratos lindos! E com certeza deliciosos.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Abr 22, 2016 12:17 pm
Adorei o colorido do ambiente! E os pratos realmente estão lindos :clap

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Dom Abr 24, 2016 2:28 am
Tudo lá é perfeito. Ambiente lindo, ótimo atendimento e pratos incríveis. Realmente espetacular.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Abr 25, 2016 11:40 am
Lindo, lindo, lindo! Amei tudo!
O charme do ambiente colorido e os pratos com lindas apresentações. Realmente se tem a chancela Relais & Chateaux podemos confiar que será uma experiência inesquecível.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Mai 20, 2016 7:05 pm
Amei o restaurante e o hotel, que combinações tops ;)





Booking.com

Voltar para “Douro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio