Roteiro de 4 dias pela região do Douro
- falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
A região do Douro, mundialmente conhecida pelos seus vinhos, oferece ao visitante inúmeras atrações, desde lindas cidades, paisagens incríveis, ótimos restaurantes e vinícolas com excelente estrutura e ótimos vinhos. Algumas pessoas incluem o Douro apenas como um pit stop no roteiro ou um simples bate e volta de um único dia. Mesmo sendo esta opção uma boa oportunidade de conhecer algumas atrações, o melhor mesmo é dedicar alguns dias a explorar todas as belezas que a região oferece.
Vamos apresentar a seguir um roteiro que tem por objetivo auxiliar no planejamento da sua viagem ao Douro.
Dia 1
O melhor acesso ao Douro é a partir da cidade do Porto, que fica a menos de 1 hora de carro. Neste início de viagem sugerimos passar o dia na cidade de Guimarães, que é um lugar lindo e muito agradável. Ao chegar a cidade vá primeiro ao castelo, localizado no alto da cidade e em excelente estado de conservação. Separe em torno de 2 horas para visitar e conhecer tudo com calma. Próximo ao castelo você encontrará amplos estacionamentos.
Em seguida desça a pé mesmo até o centrinho medieval da cidade. Dedique um tempo a caminhar com calma pelas praças, passando pela Igreja de Nossa Senhora de Oliveira, pelo Largo das Oliveiras, Largo do Brasil e Praça de Santiago.
Como a cidade não é grande você conseguirá conhecer tudo caminhando. No final da tarde pegue o carro e vá até o seu hotel. Sugerimos que a hospedagem seja em um local charmoso, elegante e bem localizado, como o Casa da Calçada – Relais & Châteaux, localizado na cidade de Amarante.
Caso esteja lá aproveite para conhecer o restaurante do hotel, o Largo do Paço, premiado com 1 estrela Michelin e um dos melhores do país e que para nós foi uma experiência gastronômica simplesmente inesquecível.
Dia 2
Pela manhã dedique um tempo a passear pela cidade de Amarante, caso esteja hospedado lá ou próximo a ela. A igreja principal é linda, imponente e vale a pena conhecer o seu interior e admirar sua fachada externa. Visite algumas das inúmeras lojas e docerias tradicionais espalhadas pelas ruas. Para isso, apenas saia caminhando que elas aparecerão naturalmente no seu caminho.
Se não estiver em Amarante, considere a possibilidade de ir até lá ou então aproveite para conhecer a cidade onde você estiver hospedado.
Em seguida, sendo o Douro uma das melhores e mais bonitas regiões vinícolas de Portugal e do mundo, nada melhor do que conhecer uma vinícola.
Quando estivemos na região optamos por almoçar na Quinta Nova N. S. do Carmo, que fica a poucos quilômetros da cidade de Pinhão, mas não se engane com as curtas distâncias, pois as estradas estreitas e sinuosas tornam os deslocamentos bem demorados, por isso inicie o deslocamento com certa antecedência.
Após o almoço vá até a Quinta do Crasto, localizada a apenas 10 minutos da Quinta Nova, e faça um tour exclusivo, conhecendo um pouco da história do vinho do Porto e apreciando as lindas vistas do Rio Douro.
Retorne então para o seu hotel para descansar. Estando em Amarante aproveite para conhecer algum restaurante da cidade.
Dia 3
Pela manhã vá conhecer a bonita Vila do Pinhão. A posição estratégica desta cidade fez com que durante vários anos fosse utilizada como entreposto de ligação entre as vinícolas da região e a cidade do Porto. Chegando lá passeie a pé por suas agradáveis ruas e visite a estação ferroviária, uma das mais bonitas do país, repleta de painéis de azulejo que retratam a vida do Douro.
Saindo de lá pegue a estrada até Peso da Régua. Trata-se de um trecho curto, mas muito lindo, às margens do Rio Douro. Certamente uma das mais belas estradas do mundo e que merece ser percorrida com calma.
Chegando a Peso da Régua procure pelo Museu do Douro, que é pequeno e interessante. Antes do passeio aproveite para almoçar no próprio museu ou em algum restaurante próximo.
A cidade de Peso da Régua é relativamente grande e movimentada, por isso, ao final do dia, faça um passeio de carro mesmo por suas ruas e retorne ao seu hotel.
Dia 4
No último dia programe-se para conhecer mais uma vinícola. Nós estivemos na Quinta do Vallado e gostamos muito. O tour é agradável e ao final somos agraciados com uma excelente degustação acompanhada de pães e petiscos.
Para encerrar a viagem vá até Lamego, que na nossa opinião, juntamente com Guimarães e Amarante, é uma das três cidades mais belas da região.
Lamego é relativamente grande, mas menor do que Peso da Régua. No entanto, suas grandes praças, sua população alegre e cordial e as inúmeras atrações tornam a visita inesquecível.
Não deixe de visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que fica na parte superior da cidade. Se tiver fôlego suba os 686 degraus que chegam até ela, parando nos patamares intermediários para descansar e apreciar as estátuas, painéis e fontes.
Planeje sua viagem para Portugal
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Boa viagem!
Texto e fotos: Hugo Medeiros.
E você, conhece a região do Douro? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
- GabrielDias Mensagens: 41747
Estou adorando esses roteiros, Hugo!
- JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Muito legais esses roteiros!
Assim podemos explorar o melhor de cada região...
Assim podemos explorar o melhor de cada região...
- Hugomarcio Mensagens: 3750
Com um bom planejamento é possível conhecer muita coisa nessa linda região.
- Ajudante Mensagens: 18088
É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=76&t=18913" onclick="window.open(this.href);return false;
- Ajudante Mensagens: 18088
Matérias do FDV sobre a região do Douro
Roteiro de 4 dias pela região do Douro
Quantos dias ficar no Douro?
Quinta do Crasto | Tradição na produção de vinhos de qualidade em Portugal
Quinta do Vallado | Um ótimo tour com localização privilegiada no Douro
Onde se hospedar no Douro, em Portugal
Onde se hospedar no Douro: Casa da Calçada Relais
Onde comer no Douro, em Portugal
Onde comer no Douro: Conceitus Winery Restaurant, na vinícola Quinta Nova
Onde comer no Douro: Largo do Paço, o melhor restaurante 1 estrela Michelin da Europa
Roteiro de 4 dias pela região do Douro
Quantos dias ficar no Douro?
Quinta do Crasto | Tradição na produção de vinhos de qualidade em Portugal
Quinta do Vallado | Um ótimo tour com localização privilegiada no Douro
Onde se hospedar no Douro, em Portugal
Onde se hospedar no Douro: Casa da Calçada Relais
Onde comer no Douro, em Portugal
Onde comer no Douro: Conceitus Winery Restaurant, na vinícola Quinta Nova
Onde comer no Douro: Largo do Paço, o melhor restaurante 1 estrela Michelin da Europa
Booking.com
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante