O que levar na mala em uma viagem para a Patagônia

Troca de informações sobre a Patagônia Chilena.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Dom Mai 08, 2016 12:19 am
O que levar na mala em uma viagem para a Patagônia

Imagem

A Patagônia é um dos mais belos, exóticos e isolados lugares do mundo. A região, tanto no Chile quanto na Argentina, é cercada por belezas naturais e possui uma natureza selvagem e deslumbrante que encanta viajantes do mundo inteiro.

O que muitos não sabem é o que levar na mala em uma viagem para Patagônia? Se você tem essa dúvida, fique tranquilo, pois vamos lhe ajudar.

Nessa região a natureza é quem manda e o clima é totalmente imprevisível, em qualquer época do ano, dando um charme a mais na viagem e podendo tornar qualquer passeio inesquecível, para o bem ou para o mal. Devemos estar sempre preparados para tudo, pois você poderá perceber facilmente as 4 estações do ano em um único dia. O dia pode amanhecer quente e com um lindo sol e no meio da tarde a temperatura cair drasticamente, chover e até mesmo nevar. Os ventos cortantes e frios são imprevisíveis e intensos na região, chegando a derrubar pessoas. Temperaturas abaixo de zero e nevascas também são comuns por lá em várias épocas do ano.

Os passeios e trilhas exigem roupas adequadas para atividades ao ar livre e o ideal, e chave para o conforto e segurança, é se vestir sempre em camadas, onde cada peça de roupa cumpre um papel específico no aquecimento e na proteção. Produtos e acessórios de boa qualidade são fundamentais para esse tipo de viagem, principalmente para quem fará trekkings longos.

Vamos ao check-list do que levar na mala:

- Bota ou tênis impermeável, de preferência GORE-TEX.
- Calça impermeável.
- Jaqueta "pesada" impermeável.
- Corta vento "leve" impermeável.
- Segunda pele ou underwear.
- Segunda camada - uma espécie de fleece ou similar.
- Boas meias (1 boa meia vale mais do que 3 meias juntas de baixa qualidade)
- Boné.
- Gorro.
- Óculos escuros.
- Cachecol.
- Luvas (normais e impermeáveis).
- Filtro solar.
- Protetor para os lábios.
- Mochila: de preferência própria para trekking, para maior conforto, e impermeável (ou com capa de chuva).
- Stick para ajudar nas trilhas - alguns hotéis fornecem.

A principal dica é sair sempre de mochila, independente da previsão do tempo, carregando tudo o que puder nela: roupas, acessórios, um lanche, água, protetor para rosto e lábios. Assim, se o dia esfriar você terá como se esquentar ou, se o dia esquentar você terá onde guardar suas coisas. Vista-se sempre em 3 ou 4 camadas e assim sempre estará confortável e preparado para o que vier. Obviamente que uma viagem no inverno e no verão possuem riscos maiores ou menores de frio, mas lembre-se sempre que o clima na Patagônia é imprevisível o ano todo.

Respeite seus limites e a natureza, caminhe no seu ritmo e saiba quando parar para esperar as condições melhorarem. Segurança e conforto sempre!

Boa viagem!

Texto e foto: Juliana Magalhães.

E você, já foi para Patagônia? Em qual época? O que levou na mala? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

danielpaludo Mensagens: 292
Dom Mai 08, 2016 2:02 am
Belas dicas!!! Realmente a Patagônia é um local com um clima muito imprevisível... Sua mochila deve ser tratada como uma parte do seu corpo!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Mai 08, 2016 8:57 am
Eu já fui a Ushuaia, El Calafate e Bariloche e nunca usei nada além de tênis comuns, mas o tipo de calçado que você vai precisar vai depender do tipo de passeio que você vai fazer, da época do ano e da região da Patagônia que você vai conhecer. Em Atacama, por exemplo, não chove nunca e calçado impermeável pode ser desnecessário. Em Bariloche, por outro lado, eu me meti a fazer rafting e o único calçado que eu tinha para usar era um tênis. Chinelo de dedo eu tinha, mas não serviria pois acabaria se perdendo no rio. Acabei fazendo de tênis mesmo e depois mandei lavar e secar em uma lavanderia.

Avatar do usuário
RicVix Mensagens: 4524
Dom Mai 08, 2016 9:57 pm
Fui só a Bariloche e peguei um frio danado.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 09, 2016 8:43 am
Sem a roupa ideal, a viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo. Muito boas as dicas.





Booking.com

Voltar para “Patagônia Chilena”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio