Capillas de Mármol: uma das principais atrações da Patagônia Chilena

Troca de informações sobre a Patagônia Chilena.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Mai 11, 2018 9:46 am
Imagem

O Falando de Viagem embarcou para o norte da Patagônia chilena para explorar as belezas naturais desse lugar incrível. Porém, o território patogênico é enorme, e é impossível conhecer tudo em uma só viagem. Por isso, o ideal é conhecer a Patagônia aos poucos, e separar uma ou duas regiões por viagem. O mais legal é que esse destino tão fascinante é perto do Brasil, sendo uma ótima opção para feriados prolongados, por exemplo.

Dessa vez, nos concentramos na região de Aisén, que tem muitas atrações naturais incríveis, como as Capillas de Mármol, ou Capelas de Mármore, em português. Esse nome é dado porque as incríveis formações rochosas de mármore têm uma composição naturalmente arquitetônica, que se parecem com janelas, portas, vitrais e etc. Por isso, há muitos anos, os chilenos as compararam com capelas. E, de fato, existem casais que se casam lá. Como se as enormes formações de mármore não fossem deslumbrantes o suficiente, o lago no qual as capelas estão localizadas tem uma água turquesa belíssima. Nada mau, né?

Nossa base foi o Loberías del Sur, que é o maior e melhor hotel da região, localizado em Puerto Chacabuco. Além da hospedagem, o Loberías também é responsável por organizar os passeios por lá. Ao fechar um pacote com o hotel, a experiência se torna all-inclusive, e as atrações já fazem parte do preço da diária. Recomendamos muito fechar um dos pacotes do hotel, já que passeios na Patagônia costumam exigir toda uma estrutura, ou seja, são caros se comprados à parte.

Leia também: Loberías del Sur: o maior e melhor hotel do norte da Patagônia Chilena

É comum que atrações naturais exijam um dia inteiro de tour. Porém, para conhecer as Capelas de Mármore, é preciso de ainda mais estrutura. Durante anos, o Loberías fazia o passeio em um dia só, e os hóspedes saiam no hotel às seis da manhã e voltavam somente às duas da manhã. Ou seja, era uma experiência muito exaustiva. Ao pensar nisso, a equipe do hotel decidiu dividir o passeio das Capelas em dois dias, com uma noite em outro hotel perto da atração já inclusa no preço que você paga no próprio Loberías.

O percurso

A saída do hotel, agora, é às 8h, para percorrer longos 295 quilômetros até as Capelas, que é o equivalente a 5h40min de estrada.

Imagem

Não se assuste. Em destinos de aventuras, é comum que exista a necessidade de horas de locomoção até a atração. E a localização do hotel Loberías del Sur não é o problema. Há diversos passeios a se fazer na região de Aisén, e, independente do hotel que você escolher, alguns tours serão mais distantes, e outros serão mais perto. Não existe uma hospedagem que seja perto de todos, pois quando se fala de natureza, não há um pólo turístico onde todos as atrações estejam concentradas, entende? Por isso, seguimos recomendando o Loberías del Sur como a melhor opção na Patagônia Norte de olhos fechados.

A viagem é feita no transfer do hotel, que é uma van moderna e confortável, com assentos reclináveis individuais ou duplos e acesso à entrada USB em todos os assentos. É uma opção de transporte bastante confortável. E, claro, as paisagens patagônicas vistas da estrada são inesquecíveis.

Mesmo com o café da manhã do hotel, também há uma parada no caminho para um lanche em um restaurante local. É servido chá, café e chocolate quente, frios, pães, bolo e biscoitos. Essa pausa mostra exatamente o quão atencioso e simpático é o serviço ao hóspede do Loberías del Sur. A estrutura fornecida pela equipe do hotel é, de fato, a melhor que há.

Uma informação chata, mas que é importante ser dada, é que não há como nenhuma empresa te garantir que será possível realizar a navegação para as Capelas de Mármore. O barco usado é pequeno e simples, exatamente para que seja possível entrar nas cavernas de mármore. O passeio depende completamente das condições da água, que, por sua vez, é dependente diretamente das condições climáticas. Não é possível saber a previsão, já que o clima na Patagônia é muito instável, e muda muito a cada quilômetro de diferença. Ou seja: é possível, sim, que depois de todo esse tempo de estrada, você não possa navegar, por motivos maiores, de segurança.

Nesse caso, o fato do passeio ser dividido em dois dias é ainda mais benéfico. Se você não pôde ir até as Capelas no dia um, você poderá tentar novamente no dia seguinte. Se não for possível também no dia seguinte, infelizmente não há o que se possa fazer, pois a garantia de segurança deve prevalecer. Não há como reembolsar o valor do passeio, já que todo o percurso e estadia no outro hotel foram feitos.

Na nossa experiência, conseguimos navegar logo no primeiro dia. O dia estava completamente fechado, nublado e chuvoso, mas a água estava calma, e é isso que importa. Então, não se assuste se o dia acordar feio na data do seu passeio!

O que levar?

Antes mesmo de sair do Loberías del Sur, certifique-se de montar uma mochila ou mala de mão com o necessário para passar uma noite no outro hotel - uma muda de roupas, pijama e nécessaire. Não há problema algum em deixar a sua mala grande sozinha no hotel por uma noite. Mas, é claro, que em qualquer lugar do mundo, é recomendado que a bagagem esteja devidamente lacrada com um cadeado. Além das roupas de frio, se você tiver uma jaqueta corta-vento, leve-a, pois venta muito no percurso de barco.

Ao chegar à beira do Lago General Carrera, você pode (e deve), deixar seus pertences na van, porque a navegação até as Capelas é feita em um barco pequeno e aberto. O recomendado é levar apenas o básico do básico consigo.

Imagem

Para navegar, você irá vestir um colete salva-vidas obrigatório, e o Loberías disponibiliza capas de chuva resistentes, caso o tempo esteja ruim.

As Capelas de Mármore

São aproximadamente 20 minutos de navegação no General Carrera até as Capelas de Mármore. No nosso caso, com muito vento e com uma leve, porém chata, chuva. O primeiro contato com as belíssimas composições de mármore é nas cavernas. Como foi dito anteriormente, o barco é pequeno e aberto exatamente para que possamos entrar nas cavernas, tocar no mármore e apreciar as estruturas da rocha. O mármore é completamente preservado, porque é proibido realizar extrações nas Capelas.

Imagem
O percurso no barco.

Imagem
No interior de uma das cavernas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O visual é realmente muito impressionante. Todos os diferentes tons de mármore, em contraste com a água turquesa do lago, formam um visual de tirar o fôlego. É algo diferente de tudo que já vimos na vida.

Todas essas formações rochosas que vimos nos primeiros momentos, formam uma espécie de "paredão de mármore", mas há uma Capela principal, que é a mais famosa, e separada dessa "parede", que é a última parada do barco. É nela que, quando a maré está baixa, são realizados até casamentos.

Imagem
A capela principal.

Imagem

Imagem
Outro ângulo da capela principal.

Passamos muito frio, não por causa da temperatura em si, e sim por causa do vento e chuva, mas o visual é inesquecível.

O pernoite no hotel

Depois da visita nas Capelas, o grupo almoça em um restaurante local, e segue para o hotel. Confessamos que esperávamos um hotel mais simples, mas fomos surpreendidos. O Loberías del Sur realmente não trabalha com mediocridade.

Imagem
O quarto do Mallin Colorado.

O pernoite e o jantar acontecem no hotel Mallin Colorado Ecolodge. O terreno é uma graça, a decoração dos quartos é linda e moderna, e todos os funcionários são muito atenciosos. Ficamos impressionados e fomos muito bem acolhidos.

O dia seguinte

Como conseguimos navegar no primeiro dia, o dia dois foi dedicado apenas ao retorno ao nosso hotel, Loberías del Sur. Sentimos que a volta é bem mais exaustiva que a ida. Saímos do Mallin Colorado às nove da manhã. Para tornar o longo percurso mais interessante, os guias fazem diversas paradas em certos pontos turísticos e vistas icônicas da região, o que acaba deixando o caminho de volta mais demorado. Também há uma parada para o almoço em um restaurante local. Chegamos ao Loberías del Sur exaustos às 19h, prontos para jantar e dormir.

Vale a pena?

As fotos já falam por si só. As Capelas de Mármore são monumentos naturais únicos e a experiência é incrível. Mas entendemos que o percurso pode ser puxado para algumas pessoas. As Capelas são umas das principais atrações de toda a Patagônia. Então, se você quer muito conhecer, não se preocupe. É cansativo, mas nada exagerado, e o visual compensa.

Agora, se você não está disposto a passar por todo esse caminho, seja lá o motivo, há muitos outros passeios a se fazer por Aisén. Que fique claro que nenhum será igual às Capelas, pois essa composição do cenário de mármore, só é possível ver lá.

A conclusão é: achamos, sim, que vale a pena, pois é um passeio muito único e diferente. Mas, se você tiver alguma condição especial e não quer se pôr nessa situação de horas de caminho, também entendemos seu lado.

Bom passeio!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

E você, conhece as Capillas de Mármol? O que achou do visual? E do percurso? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Mai 11, 2018 2:54 pm
Sem palavras pra esse visual.. Diferente de tudo que já vi na vida!

soares Mensagens: 504
Sáb Mai 12, 2018 10:59 pm
Bonito mesmo! e logo ali!

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Mai 14, 2018 10:20 am
Lindo demais, uma região que ainda quero conhecer.





Booking.com

Voltar para “Patagônia Chilena”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio