Como chegar a Aisén, região norte da Patagônia Chilena

Troca de informações sobre a Patagônia Chilena.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mai 14, 2018 11:17 am
Como chegar a Aisén, região norte da Patagônia Chilena

Imagem

A Patagônia é um destino incrível e muito acessível aos brasileiros. Mesmo assim, ainda recebe poucos turistas estrangeiros. E um dos motivos é a falta de informação sobre o destino. E é para mudar isso que o Falando de Viagem embarcou para o Chile no final de abril, a fim de explorar a região de Aisén, localizada no norte da Patagônia.

Uma informação que é preciso ter em mente é que o território patagônico é enorme. Por isso, é praticamente impossível conhecer toda a Patagônia em uma só viagem. Relacionando ao Brasil, é o mesmo que um estrangeiro falar que deseja percorrer a área de Mata Atlântica nas férias. Essa viagem, do Nordeste ao Sul brasileiros, exigiria meses. Na Patagônia, é o mesmo. Por isso, recomendamos que você explore uma área por viagem.

Outra concepção errada que muitos turistas estrangeiros têm, é que viajar pela Patagônia é sinônimo de perrengue ou de roadtrip, mas isso não é regra. O turismo na Patagônia é muito forte, há bons hotéis, bons restaurantes e boa estrutura. É claro que é possível passar perrengues em qualquer lugar do mundo, mas não pense que um turismo de aventura é sinônimo de passar apertos.

Sobre locomoção: uma roadtrip pela Patagônia é uma opção legal de viagem, porém, novamente, não é regra. Muito pelo o contrário. Os aeroportos, mesmo nas cidades pequenas patagônicas, não só existem como funcionam muito bem. Companhias aéreas, como a LATAM e Sky Airline, voam diariamente para várias dessas regiões - para algumas, inclusive, mais de uma vez por dia. É totalmente possível viajar de avião pela Patagônia.

Chegando a Aisén

Aisén, ou Aysén, é uma dessas regiões que merecem uma viagem só para ela. Dentro dessa área, há várias pequenas cidades nas quais você pode se hospedar e, claro, muitas atrações naturais, entre elas: Capillas de Mármol (Catedrais de Mármore), Geleira San Rafael, Cerro Castillo, Parque Nacional Queulat, entre outros.

Imagem
O percurso aéreo.

O principal aeroporto da região é o Aeroporto de Balmaceda, localizado na pequena cidade de mesmo nome. Não há voos diretos para lá. Recomendamos voar até Santiago do Chile com a GOL Linhas Aéreas, e comprar separadamente um voo para Balmaceda com a LATAM ou Sky. Você pode fazer os dois voos no mesmo dia ou ficar alguns dias na capital chilena e depois partir para Aisén. Para a volta, o mesmo.

Leia também: Santiago do Chile | Um destino bonito, interessante e que encanta seus visitantes

Do Aeroporto de Balmaceda até o hotel

Isso dependerá da hospedagem que você escolher, mas tenha em mente que é muito comum que tudo na Patagônia seja distante. Não é como nas cidades grandes, onde os aeroportos ficam a meia hora ou 45 minutos do centro. Na Patagônia, não há centro. Por isso, os hotéis da região ficam espalhados pela imensidão desse território, podendo levar meia hora, uma hora ou até cinco horas de estrada do aeroporto.

O maior e melhor hotel da região de Aisén é o Loberías del Sur, localizado a duas horas do Aeroporto de Balmaceda. O Loberías foi a nossa escolha quando viajamos para lá e recomendamos fortemente.

Imagem
Percurso do aeroporto até o Loberías del Sur.

Leia também: Loberías del Sur | O maior e melhor hotel do norte da Patagônia Chilena

O Loberías trabalha de duas formas: em pacotes, nos quais o serviço é all-inclusive, ou com diária simples, com apenas café da manhã incluso. Ao fechar um pacote com o Loberías, além de todas as refeições e todos os passeios estarem inclusos no preço, o transfer de ida e volta para o aeroporto também é feito pelo hotel.

Imagem
O transfer do hotel.

Se você escolhe pagar pela diária simples, ou seu hotel de escolha não faz o serviço, você precisará pagar por um transfer. No Loberías, que é a referência que temos da região, o serviço separadamente custa 120 dólares por pessoa. Os preços separadamente são altos e é por isso que recomendamos tanto os pacotes do hotel.

Devo alugar um carro?

Como foi dito anteriormente, fazer uma roadtrip pela Patagônia pode ser uma boa opção, mas é importante que você saiba que não é a única. Se esse é o seu desejo, obviamente o aluguel de um carro será necessário. Se a sua dúvida refere-se a se você deve alugar um carro após voar até Balmaceda, só para fazer os passeios da região, a resposta dependerá, novamente, do hotel que você ficará hospedado. Se você pretende seguir a nossa dica dos pacotes do Loberías, você absolutamente não precisa (e nem deve) alugar um carro. Não há nem motivos para isso.

Agora, se você se hospedará em outro hotel e precisará fazer os passeios com empresas terceirizadas, é preciso verificar como acontece o deslocamento nestes passeios. Se há um ponto de encontro marcado ou se o transporte passa nos hotéis dos clientes, por exemplo. Caso seja a primeira opção, é possível que você precise alugar um carro, já que a região não oferece transporte público de fácil acesso à turistas.

No final das contas, se você se vê nesta situação, na qual exige o aluguel de um carro, repense. O Loberías del Sur oferece toda a infraestrutura para você não precisar deste custo adicional de um carro alugado. Nós, de fato, acreditamos que não há opção melhor.

Leia também: O que levar na mala em uma viagem para a Patagônia

Nosso objetivo é desmistificar a ideia de que viajar para a Patagônia é difícil e perrengue. Claro que a região é de natureza selvagem e turismo de aventura, mas também oferece uma ótima estrutura para receber turistas do mundo todo. Agora que você já sabe como chegar em Aisén, que tal começar a explorar essa selva gelada, tão incrível e próxima ao Brasil por lá?

Boa viagem!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

E você, conhece Aisén? Foi de avião ou de carro? O que mais gostou? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 21, 2018 8:19 pm
Informações essenciais! Eu mesmo, se quisesse viajar para lá, não saberia muito por onde começar.





Booking.com

Voltar para “Patagônia Chilena”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio