Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
 
 Título: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Sex Jun 08, 2018 7:26 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17750
Administrador
Como planejar uma viagem para a Patagônia

Imagem
Capillas de Mármol, uma das principais atrações da Patagônia.

A Patagônia é um destino deslumbrante e muito perto do Brasil. Mesmo assim, ainda recebe um número muito pequeno de estrangeiros. Acreditamos que um dos motivos que justifique a ausência de turistas de todo o mundo seja a falta de informações sobre essa região incrível. O planejamento de viagens para destinos de aventura pode assustar. Por isso, o Falando de Viagem assumiu a missão de desmistificar a Patagônia, para que você possa, finalmente, embarcar nessa viagem sem pé atrás. Abaixo, você confere passos essenciais para organizar as férias dos sonhos nesse paraíso gelado.

Escolha o destino

Querer "viajar para a Patagônia" não basta. O território patagônico é imenso e é impossível explorar toda a sua complexidade em uma só viagem. É o mesmo que um estrangeiro te dizer que quer "viajar para a Mata Atlântica", por exemplo. Por isso, o primeiro passo para organizar as suas férias é entender o mapa da Patagônia.

O território patagônico é divido entre a Argentina e o Chile, mas isso não é um problema. Se você quiser, é possível visitar os dois países na mesma viagem sem grandes questões. Afinal, ambos fazem parte do grupo Mercosul e os brasileiros são muito bem-vindos.

Uma vez entendido que não é possível conhecer a Patagônia de uma vez só, chegou a hora de escolher a área que você deseja explorar. Muitos turistas optam por conhecer duas ou três regiões por viagem, o que é totalmente viável.

Como o território é extenso e muito diverso, a melhor forma de escolher qual parte da Patagônia conhecer é pelas atrações. Numa breve pesquisa no Google, é possível ver os passeios disponíveis. A partir daí, entenda as suas expectativas para essa viagem: Você quer ver vida marinha? Lagos belíssimos? Montanhas? Passeios mais radicais? Ou de mais fácil acesso?

São muitas perguntas, mas pesquisa é chave. É preciso entender que nem todas as áreas possuem todas essas características. Muitas pessoas partem do princípio que a Patagônia é um território heterogêneo, ou seja, que todas as partes dele possuem todas as belezas naturais que se vê nas fotos, mas esta é uma visão muito simplória e errada. Se você deseja ver pinguins, é preciso ir até ilhas específica. Se deseja navegar, é preciso ir à lagos específicos, e por aí vai.

Agora que você já escolheu qual região você deseja conhecer, é preciso estudar um pouco mais. É essencial entender a logística de turismo da área: hotelaria, alimentação e passeios no local. Mais perguntas surgem: Como chegar a cidade? Há hotéis grandes ou apenas pousadas e chalés? Há restaurantes? Os passeios são feitos por empresas? É preciso alugar carro?

Leia também: O que levar na mala em uma viagem para a Patagônia

Como chegar a região escolhida?

Essa questão é mais fácil do que muitos pensam. É possível conhecer a Patagônia por ar, terra ou mar sem muita dor de cabeça. A frequência de voos e a própria existência de aeroportos nas pequenas cidades da terra gelada impressiona. Claro que toda a estrutura é simples, mas só de existir a possibilidade de locomoção aérea já é excelente. Recomendamos que você vá da sua cidade para Buenos Aires ou Santiago do Chile, qual for mais perto do seu destino patagônico, com a GOL Linhas Aéreas. A partir da capital escolhida, você pode pegar voos internos facilmente. Uma vez na Patagônia, você pode alugar um carro ou embarcar em um barco. Mas para chegar até lá, o transporte aéreo é a melhor opção.

Leia também: Porque eu sempre viajo com passaporte para a América do Sul

Hotel ou pousada/chalé?

Nas áreas mais turísticas da Patagônia, há hotéis grandes e de excelente estrutura, como em qualquer outro destino do mundo. Porém, sempre há também opções mais baratas, como pousadas e aluguel de chalés.

Esse tópico é importante porque é o principal fator responsável por não tornar uma viagem de natureza e aventura, como a Patagônia, em perrengue. A nossa dica é que você não economize na hospedagem. É preciso entender que em território patagônico, você basicamente irá ficar "no meio do nada". Portanto, se hospedar em um hotel bom, confortável, com alimentação inclusa e ótimo serviço é essencial. Não há nada pior que chegar em uma hospedagem sem estrutura depois de um dia cansativo de muitas atividades.

Considere que os preços das passagens e alimentação não são altos e não há compras a se fazer para gastar um pouco a mais em um hotel bacana. Garantimos que faz toda a diferença. Afinal, viagem deve ser o equilíbrio perfeito entre aproveitar o destino e descansar.

Ao pesquisar por hotéis, também é sempre importante pesquisar se eles disponibilizam serviço de transfer para buscar e levar hóspedes ao aeroporto. Se sim, a locação de um carro provavelmente não será necessária para o resto da viagem também.

Passeios x Aluguel de carro

As belezas naturais são, definitivamente, o ponto forte da Patagônia. Portanto, uma viagem para a região costuma ser recheada de muitos passeios incríveis. E a grande maioria deles requer uma estrutura específica, portanto, é preciso de uma equipe qualificada para realizar tais atividades.

Se algum hotel da região de sua escolhe oferecer pacotes all-inclusive com os passeios inclusos no preço da diária, é melhor ainda. Se não, basta procurar agências especializadas.

A necessidade de alugar um carro está diretamente relacionada com os passeios. Afinal, ao comprar um passeio com uma empresa, o transporte até a atração muito provavelmente já está incluso no preço. Mas se você deseja fazer tours pela região e trilhas leves sem acompanhamento de profissionais, a locação de um automóvel será indispensável, já que transportes públicos não funcionam por lá.

Nossa recomendação é que você tente se organizar para não precisar alugar um carro. Passeios já são caros, mas nesse caso, são indispensáveis. A locação de um automóvel é um custo extra e desnecessário em viagens para Patagônia com fins de turismo.

Se a sua viagem for no inverno, recomendamos ainda menos que você alugue um carro e faça atividades sozinho por aí. Dirigir na neve requer experiência e cuidados especiais que a maioria de nós, brasileiros, não temos. Não vale a pena arriscar.

Leia também: Tudo que você precisa saber para viajar à Patagônia Chilena

Conclusão

Em destinos de aventura, informação é a chave para o sucesso da sua viagem. Os passos para organizar a sua viagem para Patagônia são simples, mas precisam ser compreendidos. Com estes truques que demos neste guia, você está mais que preparado para programar a sua ida à essa selva gelada tão incrível. Organize-se, faça boas escolher e aproveite muito esse paraíso!

Boa viagem!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

E você, conhece a Patagônia? O que achou da viagem? Tem mais dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Sex Jun 08, 2018 7:51 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 9744
Um ponto que acho importante mencionar é a época do ano que se pretende ir. Quanto maior a latitude, maior a diferença na duração do dia conforme a estação do ano. Em Ushuaia, por exemplo, no verão o sol se põe depois das 22:00, então pode-se aproveita o dia ao máximo, enquanto que no inverno, além de fazer muito mais frio, o dia é bem curto.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Título: Re: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Jun 09, 2018 9:57 am 
Mensagens: 423
Considerando a distância para viagens turísticas internacionais mais badaladas, a Patagônia é logo ali.


 Título: Re: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Sáb Jun 09, 2018 2:27 pm 
Mensagens: 44
Muito bom.
Gostaria muito que vocês fizessem matérias separadas sobre a Patagônia do Chile e da Argentina.


 Título: Re: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Seg Jun 11, 2018 2:10 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 4951
Excelentes dicas! Quando fui para Patagônia fiquei muito perdida em relação a tudo! Não sabia nem para onde voar!! Fundamental entender bem o destino antes de fechar a viagem!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Título: Re: Como planejar uma viagem para a Patagônia
Mensagem não lidaEnviado: Sex Jun 15, 2018 5:27 pm 
Mensagens: 13751
Olá Racgeral,

Todas as matérias da Patagônia Chilena linkadas aqui: viewtopic.php?f=583&t=16042

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como planejar a sua viagem para curtir o Natal Luz em Gramado

em Gramado

Última mensagem Dom Nov 19, 2017 10:19 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

7

25 coisas que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Egito

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Egito

Última mensagem Sáb Jul 07, 2018 3:54 pm Emanuel Ver última mensagem

 

14

23 coisas que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Vietnã

em Vietnã

Última mensagem Seg Jul 09, 2018 4:39 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

Tudo que você precisa saber para planejar sua viagem para Myanmar

em Destinos - Ásia

Última mensagem Sáb Mar 24, 2018 4:41 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Atacama ou Patagônia?

em Chile

Última mensagem Ter Set 04, 2018 2:00 pm manucaldas Ver última mensagem

 

3

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante