Onde comer na Serra da Estrela

Troca de informações sobre a Serra da Estrela.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Set 17, 2016 2:56 pm
Imagem

Uma região fantástica em Portugal e que certamente deve ser incluída em qualquer roteiro de viagem é a Serra da Estrela. Lá está localizado o ponto mais alto do país, no qual está instalada uma estação de esqui que funciona de novembro a abril, além de algumas das mais belas cidades históricas e onde você poderá provar o famoso Queijo da Serra.

Um ponto interessante é que a serra fica bem no caminho entre o Douro e o Alentejo, permitindo ao viajante vivenciar experiências diferenciadas enquanto vai de uma região vinícola para outra.

Indicaremos a seguir alguns restaurantes que conhecemos na Serra da Estrela e aprovamos.

Restaurante da Pousada Mosteiro de Belmonte

A Pousada Mosteiro Belmonte possui o Restaurante Gourmet, um local com decoração elegante, lareira e uma bela vista para a Serra da Estrela. A rusticidade das mesas e cadeiras de madeira fazem um belo contraste com a delicadeza das taças de cristal e pratos de porcelana, com o atendimento extremamente atencioso.

A cozinha fica a cargo do chef brasileiro Valdir Dudek Lubave, nascido em Curitiba, mas que se mudou para Portugal aceitando o desafio da Pousada Mosteiro Belmonte para produzir pratos genuinamente portugueses, com um toque brasileiro.

Quando estivemos lá o atendimento foi muito atencioso e o ambiente acolhedor foi perfeito para uma noite fria. Merecem destaque a entrada diversificada e saborosa, e o bacalhau, constituído de uma posta alta, regada com azeite, e acompanhada por batatas coradas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O preço em torno de 20 euros por prato foi justo, considerando-se o requinte do lugar, o atendimento e a qualidade dos pratos.

Vallecula

Na Serra da Estrela está situado esse que é um dos mais famosos restaurantes do país, conhecido por proporcionar uma excepcional experiência gastronômica por um preço extremamente atraente.

Está localizado na Praça Dr. José de Castro 1, na cidade de Valhelhas. Em virtude do limitado número de mesas, recomenda-se a reserva com antecedência.

O belíssimo prédio histórico que abriga o restaurante, todo em pedra, já impressiona o visitante. Ao entrar você se depara com um salão charmoso e cuidadosamente decorado. A sensação é de se estar chegando na casa de amigos.

Imagem

Imagem

Imagem

O cardápio está escrito a mão em um pequeno quadro negro na entrada, mas lhe será explicado pelo único garçom da casa, que por sinal é o seu proprietário. Os pratos do dia variam de acordo com os produtos frescos que foram adquiridos mais cedo e é quase impossível escolher, pois tudo parece delicioso.

Ao ouvir as opções, mas sem saber os preços, surge naturalmente uma apreensão. Não se preocupe, pois os pratos têm preço que normalmente variam entre 10 e 15 euros. Separe aproximadamente 20/30 euros por pessoa e deixe-se levar pelas sugestões e dicas do proprietário que você não irá se arrepender.

Nossa refeição foi excelente! A linguiça de perdiz servida como entrada era de um sabor inesquecível e os pratos principais estavam simplesmente perfeitos.

Imagem

Imagem

Imagem

Esteja hospedado na Serra da Estrela ou apenas de passagem, reserve um tempo para almoçar ou jantar no Vallecula que você não irá se arrepender.

Restaurante Berne

A cidade de Manteigas está localizada na parte central da Serra da Estrela e é um local de visita obrigatório para quem está na região. A cidade em si é muito bonita e oferece boa estrutura para o visitante. Quando chegamos lá escolhemos almoçar no Restaurante Berne, localizado no hotel de mesmo nome.

O ambiente é bonito e confortável, mas sem grande charme. O atendimento foi muito bom e atencioso. Os pratos estavam saborosos e custam em torno de 15 euros. Um destaque do local é sua vista da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para quem busca um restaurante calmo, com boa comida e uma vista diferenciada, vale a pena ir ao Berne.

Bom apetite!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Serra da Estrela? Onde comeu por lá? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Set 19, 2016 8:04 am
São muitas opções de qualidade na região. Adorei os restaurantes.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Set 19, 2016 12:09 pm
Fiquei com água na boca com os pratos do Vallecula !!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Set 20, 2016 8:49 am
O Vallecula é mesmo imperdível. Ótima comida por um preço muito justo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Set 21, 2016 11:09 pm
Essa região é a que mais me fascina em Portugal e muito bom saber desses restaurantes imperdíveis!





Booking.com

Voltar para “Serra da Estrela”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio