Herdade do Rocim: uma das melhores vinícolas do Alentejo

Troca de informações sobre a região do Alentejo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jun 02, 2016 8:14 am
Imagem

Site: http://www.herdadedorocim.com

Visão geral

A Herdade do Rocim é uma propriedade localizada no Baixo Alentejo, com cerca de 120 hectares. A vinícola concilia a produção de vinho, sua função principal, com outras atividades relacionadas com cultura e o lazer. Um de seus grandes diferenciais é contribuir para o desenvolvimento da região ao mesmo tempo em que se promove a produção sustentável de vinhos de alta qualidade.

Em 2000, a região foi comprada pelo grupo Terralis que, durante seis anos, reestruturou a produção vinícola do local e construiu um lindo e moderno edifício. A estrutura é constituída por dois andares, onde estão localizados a loja, um bar, um anfiteatro, sala de barricas, restaurante, laboratórios e escritórios. Com a estrutura polivalente dos ambientes, torna a construção perfeita para abrigar vários tipos de eventos, como recitais de música e exposições. O projeto ficou a cargo do arquiteto Carlos Vitorino que conferiu ao local um aspecto industrial e moderno, mas ao mesmo tempo harmonioso e elegante.

Logo na chegada nos deparamos com uma estrutura de pedras que emoldura a paisagem e se integra com o ambiente. No local é comum ver a utilização de muito vidro, aço corten, pisos emborrachados de fácil limpeza, granito e diversos outros materiais que permitem a junção entre o rústico e o moderno.

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo isso foi pensado não apenas para abrigar uma vinícola, mas também para acomodar um espaço de entretenimento, onde o visitante pudesse se acomodar e aproveitar bem sua experiência no local. A produção do vinho está inserida de forma harmoniosa dentro do complexo. Com isso a visita se torna mais um passeio do que um tour propriamente dito.

Agendamento

Na Herdade do Rocim não existe improviso. Tudo é pensado e planejado para que a experiência do visitante seja perfeita. Exatamente por isso é essencial o prévio agendamento da visita.

Recomenda-se que as visitas e provas de vinhos, que são realizadas de hora em hora, sendo o primeiro horário às 11:00 e o último às 18:00, sejam previamente agendadas. Caso isso não seja possível existe a possibilidade do interessado se dirigir até o local e tentar participar de algum grupo disponível.

Visita e prova têm duração aproximada de 1:30 e percorre toda a bela estrutura existente.

Os preços dos programas são os seguintes:
- Prova Terroir Herdade do Rocim (2 vinhos: 8 euros por pessoa, com acompanhamento de pães e queijos regionais.
- Prova Terroir e Castas da Herdade do Rocim (5 vinhos): 18 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães e azeite.
- Prova Amphora (2 vinhos): 8 euros por pessoa, com acompanhamento de pães e queijos regionais.
- Prova Olho de Mocho (4 vinhos): 15 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães e azeite.
- Prova Comparativa (4 vinhos): 15 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães e azeite.
- Grande prova Herdade do Rocim (7 vinhos): 24 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães, compotas e azeite.
- Prova com lanche regional (6 vinhos): 24 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães, compotas e azeite.
- Prova Alentejo vs Lisboa (6 vinhos): 20 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães e azeite.
- Prova Vale da Mata (3 vinhos): 12 euros por pessoa, com acompanhamento de queijos, embutidos, pães e azeite.

Crianças são aceitas nas visitas, provas e almoço.

Visita

Desde a estrada você já observa um lindo lago e ao fundo um imponente e moderno prédio, que se destaca no horizonte. Após estacionar o carro nos dirigimos ao edifício e logo na entrada, sob os nossos pés, estão diversas barricas de carvalho que podem ser vistas através do piso transparente. Um pouco mais adiante está uma grande esplanada, constituído por um espaço multiuso, onde é possível realizar eventos.

A visita se inicia com uma conversa casual, através da qual somos apresentados à história do empreendimento. O caminho é agradável e em pouco tempo chegamos à área dos tonéis de alumínio, onde o vinho começa a se formar.

Na sequência passamos por um espaço único, formado por um conjunto de talhas de barro que se destinam a produzir vinho nos mesmos moldes que eram fabricados séculos antes.

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim passamos pelas barricas de carvalho, localizadas em um espaço muito bonito e ao mesmo tempo contemporâneo. A localização desta área é estratégica, de forma que a temperatura se mantém praticamente ideal durante o ano todo. Os materiais utilizados nas paredes também contribuem para este benefício, que visa não apenas a sustentabilidade como a economia.

Durante todo o percurso passamos por rampas de pequena inclinação, e sempre que nos deparávamos com uma escada, existia um elevador próximo. Tudo isso para garantir plena acessibilidade, pois a Herdade do Rocim quer reunir as pessoas e introduzi-las no mundo do vinho, o que só pode ser feito se todos, sem exceção, puderem vir.

Veja algumas fotos da visita:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ao final nos dirigimos para a área externa onde está localizada uma pequena área com uma diversidade de vinhas, cada uma de uma espécie diferente. Quando os frutos estão presentes é possível constatar pessoalmente as diferenças e semelhanças entre cada casta.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Adoramos a visita à Herdade do Rocim. Um dos grandes diferenciais foi o fato das explicações serem didáticas e apresentadas de maneira informal. Isso, aliado à beleza da região e do edifício, tornam o passeio prazeroso e descontraído.

Degustação

Depois de conhecer a teoria, chega a hora da prática. Na Herdade do Rocim a degustação pode ser em uma sala reservada ou durante um almoço na própria vinícola.

Optamos pela degustação durante a refeição e ficamos plenamente satisfeitos com o resultado. Os vinhos são de altíssima qualidade e cada um com características próprias. A sucessão dos deliciosos pratos enaltece a qualidade de cada vinho e propicia uma completa experiência.

Alguns vinhos, notadamente os mais leves, podem ser bebidos a qualquer momento, mas outros, mais estruturados e complexos, somente demonstram todo o seu potencial quando harmonizados com pratos adequados.

Essa experiência na Herdade do Rocim foi espetacular e completa!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O almoço somente é oferecido mediante reserva antecipada. A preocupação constante em oferecer produtos de qualidade, produzidos com ingredientes frescos, exige que os pratos sejam pensados com antecedência e realizados com toda a atenção possível, o que demanda tempo e dedicação. Adoramos o atendimento e a atenção que recebemos.

Compras

Após a degustação você pode passar na loja e adquirir alguns vinhos para levar para casa. O ideal é já selecionar o seu preferido durante a degustação, e comprar aquele que mais lhe agradou.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

Chegar a Herdade do Rocim é relativamente fácil. Ela está localizada entre Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, mas são poucas as placas indicativas. O ideal é utilizar o GPS, inserindo nele as coordenadas: Longitude: 7.85545W Latitude: 38.19687N.

Estacionamento

É gratuito e ao ar livre.

Conclusão

A experiência na Herdade do Rocim foi espetacular e inesquecível. Desde a chegada até a degustação, passando pelo edifício moderno e contemporâneo, tudo foi pensando com o objetivo de acolher o visitante, oferecendo uma visita diferenciada.

Se não bastasse, os vinhos são muito bons, com ótima estrutura e equilibrados. O lugar é a expressão dos seus idealizadores, um espaço atual e convidativo. Existem planos para no futuro construírem um hotel e torcemos muito para que isso aconteça.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Herdade do Rocim? Gostou da visita? Degustou seus vinhos? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jun 02, 2016 8:17 am
Restaurante da vinícola Herdade do Rocim: uma ótima experiência gastronômica no Alentejo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=588&t=13374" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jun 02, 2016 9:08 am
Sem dúvida uma vinícola excelente, com ótimos vinhos, atendimento diferenciado e um restaurante espetacular.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 02, 2016 2:52 pm
Que linda a herdade!
Adoro passeios em vinícolas. Fiquei com vontade de experimentar tanto os vinhos quanto o restaurante!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 02, 2016 5:35 pm
Ótima vinícola! Já provei os vinhos feitos lá e gostei.





Booking.com

Voltar para “Alentejo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio