Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo

Troca de informações sobre a região do Alentejo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jun 09, 2016 9:31 am
Imagem

O Alentejo é uma das principais regiões vinícolas de Portugal. Os especialistas Kerry Woolard e Frank Pulice, do jornal estadunidense USA Today, divulgaram uma lista com as 10 melhores regiões vinícolas para se visitar no mundo e o Alentejo foi cotada como a melhor.

Para se chegar a esse resultado foram analisados os restaurantes, vinhos, a estrutura para receber o visitante, os hotéis e lojas das principais regiões vinícolas do mundo.

A região, mundialmente conhecida pelos seus vinhos, oferece ao visitante inúmeras atrações, desde lindas cidades, paisagens incríveis, ótimos restaurantes e vinícolas com excelente estrutura e ótimos vinhos.

Localização é muito importante no Alentejo, por isso sugerimos ficar em Évora, que oferece muitas atrações e uma posição central, que facilita o acesso a diversos locais. Nós escolhemos o Vila Galé Évora e ficamos muito satisfeitos com o hotel.

Vamos apresentar a seguir um roteiro que tem por objetivo auxiliar no planejamento da sua viagem ao Alentejo.

Dia 1

No primeiro dia o ideal é explorar o coração do Alentejo, a cidade de Évora. Iniciei o seu passeio pelo Templo Romano de Évora, um dos mais importantes símbolos da presença romana em Portugal.

Imagem

Imagem

Siga a pé até a Sé de Évora, uma belíssima igreja que encanta os visitantes. Se estiver animado suba até o seu topo para ter uma linda vista de toda a cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois continua andando até a Capela dos Ossos, que mesmo sendo assustadora é um local de visita obrigatória. Toda revestida com ossos e caveiras, esse lugar chega a dar arrepios, mas é muito interessante. Ao seu lado está a Igreja de São Francisco, muito bonita e elegante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De carro passeie pela cidade e pare para apreciar as Muralhas e o Aqueduto, que estão presentes em vários locais e constituem uma obra de engenharia incrível.

Imagem

Imagem

Aproveite também para conhecer a Pastelaria Conventual Pão de Rala, uma das melhores docerias de Portugal, e que serve o maravilhoso Pão de Rala.

Imagem

Imagem

Após conhecer os principais pontos turísticos, vá de carro até a cidade de Arraiolos ou Estremoz, mas retorne antes do dia acabar para poder apreciar o pôr do sol no Alto de São Bento. Este mirante foi uma dica que recebemos de moradores locais e realmente vale a pena.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aproveite a noite para conhecer a ótima culinária Alentejana e descansar. Uma boa opção de jantar é no Tasquinha de Oliveira, um restaurante exclusivo, com apenas 5 mesas. É essencial fazer reserva com bastante antecedência.

Dia 2

Ir ao Alentejo e não visitar uma vinícola é como estar em Paris e não conhecer a Torre Eiffel. Neste específico você pode escolher visitar duas ou mais vinícolas, fazendo tour mais rápidos, ou então selecionar apenas uma e realizar uma visita completa.

Optamos pela segunda alternativa e fomos conhecer a Herdade do Rocim, um empreendimento jovem e moderno, mas que respeita as tradições e tem por objetivo produzir vinhos de altíssima qualidade.

Lá tivemos a oportunidade não apenas de realizar um passeio completo e extremamente didático, como também de participarmos da degustação harmonizando vinhos com pratos típicos do Alentejo. Reserve pelo menos 3 horas para esse passeio (o ideal são 4 horas). Trata-se de uma experiência completa e diferenciada, que merece ser vivenciada de maneira calma e tranquila.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida pode-se aproveitar para conhecer a cidade murada de Monsaraz (não confundir com Reguengos de Monsaraz, que é outro lugar). Deixe o carro em uma das áreas de estacionamento e suba a pé. Na aldeia você poderá visitar o seu lindo castelo, com vistas deslumbrantes do Alentejo e do Lago de Alqueva.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Caso tenha mais dias livres aproveite para ir ao Castelo de Elvas, Vila Viçosa, Redondo ou alguma das outras lindas atrações da região.

Guia de viagem ao Alentejo

:arrow: Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo
:arrow: Quantos dias no Alentejo?
:arrow: Onde se hospedar no Alentejo
:arrow: Onde comer no Alentejo
:arrow: Pousada Mosteiro do Crato: luxo e conforto no Alto Alentejo
:arrow: Herdade do Rocim: uma das melhores vinícolas do Alentejo
:arrow: Restaurante da vinícola Herdade do Rocim: uma ótima experiência gastronômica no Alentejo


Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a região do Alentejo? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jun 09, 2016 9:31 am
Pousada Mosteiro do Crato: luxo e conforto no Alto Alentejo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=588&t=13371" onclick="window.open(this.href);return false;

Herdade do Rocim: uma das melhores vinícolas do Alentejo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=588&t=13427" onclick="window.open(this.href);return false;

Restaurante da vinícola Herdade do Rocim: uma ótima experiência gastronômica no Alentejo http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=588&t=13374" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 09, 2016 11:51 am
Muito legal o roteiro!
Assim fica fácil planejar uma trip pra Portugal!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Qua Ago 14, 2019 11:52 am
O Alentejo, maior região de Portugal, encanta turistas do mundo todo com seu patrimônio histórico, natureza e hotéis e restaurantes incríveis. As paisagens são de tirar o fôlego, e uma ótima maneira de desfrutar ao máximo delas é viajando de bicicleta. Assim, é possível curtir cenários deslumbrantes, integrar-se à natureza e ainda visitar diversos destinos.

São inúmeros roteiros possíveis, percorrendo curtas ou longas distâncias, com muita ou pouca variação de altitude e duração maior ou menor. Para quem não abre mão do conforto, existem empresas especializadas que auxiliam os ciclistas, oferecendo guia, transporte de bagagem e até refeições.

Um bom roteiro, por exemplo, é o caminho entre a cidade de Santiago do Cacém e Odemira, com paradas em Sines e Vila Nova de Milfontes, um trajeto que soma cerca de 76 quilômetros. O ponto de partida, Santiago do Cacém, é encantador, situado em uma colina e lar de uma bela igreja matriz e um grandioso castelo medieval, de onde se tem uma vista estupenda para os arredores.

De lá até o próximo destino são 17 quilômetros em descida. Sines é uma antiga vila de pescadores cercada por 30 quilômetros de praias para todos os gostos: há a urbana Vasco da Gama, a isolada praia de Morgavel ou a praia de São Torpes, que possui água morna.

Saindo de Sines, são 33 quilômetros até Vila Nova de Milfontes, que também fica no litoral. Mais de dois terços do caminho fica em estradas que margeiam o oceano, garantindo paisagens surpreendentes. Vila Nova de Milfontes é um simpático vilarejo, também rodeado por praias bonitas. Possui um centro histórico encantador e um belo farol.

Outros 26 quilômetros conectam Vila Nova de Milfontes ao ponto final do roteiro, Odemira. Esta vila tem casinhas muito brancas orientadas para o rio, onde se encontram diversos artesãos de cestos, móveis, cerâmica e tecelagem. O rio marca a paisagem da cidade e pede um passeio de canoa ou barco, uma ótima maneira de encerrar a viagem.

Outra opção possível em bicicleta é partir de Elvas até Évora, passando por Vila Viçosa, Estremoz e Evoramonte. Enquanto o primeiro roteiro passa por vilas e vilarejos, esta opção passa por importantes cidades alentejanas que esbanjam, principalmente, um importante patrimônio histórico. A primeira é Elvas, uma das mais impressionantes cidades fortificadas do mundo. Com diversas estruturas militares de defesa espalhadas por seu território, a cidade-fortaleza tem muita história para contar e uma arquitetura impressionante.

Depois de Elvas, a primeira parada é Vila Viçosa, a 34 quilômetros, com algumas subidas no caminho. O destino é conhecido como “a princesa do Alentejo”, uma grande produtora de mármore que conta com inúmeros monumentos imponentes. Entre eles, o principal é o Paço Ducal de Vila Viçosa, uma antiga residência da família real portuguesa com uma fachada de 110 metros totalmente de mármore, e onde hoje funciona um museu.

O trajeto entre Vila Viçosa e Estremoz é mais curto, com 18 quilômetros, e a cidade parece uma vila encantada. Seu centro histórico tem charmosas ruas de pedras e casinhas brancas, e no topo está seu castelo, com uma espetacular torre de mármore branco com 27 metros de altura, conhecida como Torre das Três Coroas.

Mais 17 quilômetros levam até Evoramonte, uma pequena vila dividida entre zona baixa e vila medieval, que fica no alto de uma colina, rodeada por muralhas e um belo castelo. Por fim, basta pedalar mais 29 quilômetros para chegar a Évora, uma das principais cidades alentejanas. Lá estão alguns dos melhores restaurantes da região, boas lojas para compras e atrações imperdíveis, tais como o Templo Romano de Évora, a Sé de Évora e a Capela dos Ossos.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 06, 2020 11:55 am
É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=76&t=18913" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Dez 16, 2020 9:47 am
Hotéis para amantes de vinho no Alentejo

A Serenada
Situada nas proximidades do litoral alentejano, A Serenada é o hotel ideal para relaxar e se conectar com a natureza. Não só conta com paisagens de tirar o fôlego que incluem vinhas, olivais, sobreiros, campos e mar, como também oferece atividades como passeios a cavalo, caminhadas, piqueniques, tours de bicicleta e mais. A propriedade conta com uma vinha centenária e uma nova que, com influência das brisas atlânticas, criam vinhos únicos.

Cabeças do Reguengo
Um hotel pequeno e deslumbrante, a poucos quilômetros de Portalegre, o Cabeças do Reguengo conta com 11 acomodações extremamente confortáveis, todas com varandas com vistas panorâmicas para o entorno. Basta trocar algumas palavras com os proprietários para entender que a paixão deles é o vinho. A produção da propriedade tenta resgatar os métodos tradicionais e naturais.

Herdade da Malhadinha Nova
Se você ama vinho, já deve ter ouvido falar dos rótulos desta propriedade, cujos vinhos são muito prestigiados no mundo todo. Sua produção e seu hotel unem modernidade e tradição de uma forma singular. Quem se hospeda na Malhadinha Nova não apenas se aproxima dos vinhos alentejanos, mas mergulha de corpo e alma no estilo de vida local, realizando workshops de cozinha, jantares temáticos, piqueniques gourmet, tratamentos de spa e muito mais.

Herdade do Sobroso
Vinhos intensos e elegantes são a marca da Herdade do Sobroso, que também comercializa azeite, mel e geleias deliciosas produzidas por eles. Situada em meio a uma paisagem ímpar, próxima ao lago Alqueva, esta propriedade transmite toda a serenidade do Alentejo com sua decoração rústica com toques exóticos. Entre as opções de hospedagem, há quartos ou apartamentos completos, e é possível alugar bicicletas, passear de balão ou fazer safáris fotográficos.

Herdade do Vau
Esta propriedade situada às margens do rio Guadiana produz o vinho Riso, intenso e com bom volume e acidez, feito com colheita e seleção manuais das uvas. Posicionado entre três destinos históricos do Alentejo – Beja, Serpa e Mértola –, o hotel investe no conceito biochic, unindo simplicidade elegante com sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

São Lourenço do Barrocal
Os vinhos produzidos pela herdade de São Lourenço do Barrocal são de primeira categoria, feitos com uvas colhidas à mão. A hospedagem por lá também é de primeira, com um serviço impecável e muito charme. Situada na região da vila de Monsaraz, oferece quartos e até casas inteiras, com amplas áreas de estar e cozinhas equipadas.

Torre de Palma Wine Hotel
Este produtor de vinho fica nos arredores de Monforte e tem diversas experiências vínicas disponíveis: visita à adega, prova de vinhos, degustação de vinhos e tapas e até prova de vinhos na torre do hotel. O hotel supera as expectativas de qualquer hóspede, com quartos elegantemente decorados, spa, piscina e um excelente restaurante de gastronomia regional.

Vila Galé Clube de Campo
Quem se hospeda no Vila Galé Clube de Campo pode explorar a Adega Santa Vitoria, desde as vinícolas até as caves onde o vinho passa pelo estágio da maturação, além de degustar seus excelentes rótulos. O hotel tem uma estrutura completa que garante não apenas conforto, mas muitas atividades de lazer, que vão desde dias na piscina até safári de jipe, tiro aos pratos, passeios de bicicleta, paintball, canoagem e muito mais.





Booking.com

Voltar para “Alentejo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio