8 castelos imperdíveis para conhecer no Alentejo, em Portugal

Troca de informações sobre a região do Alentejo.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19332 Administrador
Sex Ago 21, 2020 9:37 am
Imagem

O Alentejo é a maior região de Portugal, famosa por seus vinhos, por suas belas paisagens naturais, que incluem campos verdejantes e extensos vinhedos, e por seus vilarejos encantadores, que mais parecem saídos de contos de fadas. Além disso, por todo o território alentejano é possível encontrar construções cheias de histórias para contar. Há igrejas antigas, conventos centenários, castelos medievais e muito mais. São tantos que o viajante pode fazer um roteiro totalmente focado em conhecer este patrimônio, que guarda a história do país.

Leia também: Roteiro de 18 dias em Portugal | Porto, Douro, Serra da Estrela, Alentejo e Lisboa

1) Arraiolos

Este é um dos poucos castelos no mundo com uma arquitetura circular e, por isso, vale muito a pena conhecer. Situado a apenas 20 minutos de Évora, principal destino alentejano, fica no topo do Monte de São Pedro, rodeado por uma muralha em forma de elipse. Além de visitar o castelo, é possível apreciar uma bela visão de 360º dos campos alentejanos.

2) Beja

Localizado mais ao sul da região, seu destaque é a torre que conta com 40 metros de altura. Mais que o tamanho e a imponência, no entanto, essa parte do castelo tem também uma beleza ímpar. O viajante pode subir seus 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

3) Elvas

Este castelo é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente às demais construções históricas de Elvas. Ele é um dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa. A própria cidade foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza, devido à sua proximidade com a Espanha. Além do castelo, os turistas podem explorar diversos fortes e fortins da cidade.

4) Estremoz

Atualmente, no Castelo de Estremoz, funciona uma pousada. Mas ainda é possível conhecê-lo mesmo que não queira se hospedar lá. Seu destaque é a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco. Ao lado do castelo fica uma estátua em homenagem à Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de haver transformado moedas em rosas no século 14.

Leia também: 3 cidades para fazer um bate e volta a partir de Lisboa

5) Evoramonte

Para quem gosta de construções diferentes, o Castelo de Evoramonte é perfeito. Formado por quatro torreões arredondados, ele conta com três pisos nobres no estilo do Renascimento Italiano, e suas salas monumentais têm abóbadas góticas impressionantes.

6) Marvão

A poucos quilômetros de Castelo de Vide, o Castelo de Marvão fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude, esbanjando uma vista e tanto. Do topo de sua torre, em um dia claro, é possível ver até mesmo a Espanha! Ele também impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.

7) Monsaraz

Este é um dos típicos vilarejos cheios de charme do Alentejo e seu castelo tornou-se um ponto turístico bastante popular na região. Isso porque, ao subir na construção, o visitante pode ver o grandioso Alqueva, que nada mais é que o maior lago artificial da Europa. Ao pôr do sol, a paisagem fica ainda mais impressionante.

8) Montemor-o-Novo

Esta vila conta com um fascinante castelo que foi construído sobre as ruínas de uma fortificação muçulmana. Embora seu estado atual não se compare à sua antiga glória, sua importância histórica permanece: ele sobreviveu ao terremoto de 1755 e às invasões francesas, além de ser palco dos últimos preparativos para a travessia marítima de Vasco da Gama para a Índia.

Guia de viagem ao Alentejo

:arrow: Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo

:arrow: Quantos dias no Alentejo?

:arrow: Onde se hospedar no Alentejo

:arrow: Onde comer no Alentejo

:arrow: Pousada Mosteiro do Crato: luxo e conforto no Alto Alentejo

:arrow: Herdade do Rocim: uma das melhores vinícolas do Alentejo

:arrow: Restaurante da vinícola Herdade do Rocim: uma ótima experiência gastronômica no Alentejo

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, conhece o Alentejo? Visitou algum desses castelos? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Promoções Premium: descontos, promoções relâmpago, cupons e bugs. Custa R$ 15,00 por mês, mas você vai economizar tanto que terá lucro, pode apostar! Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/PromoPremium
manucaldas Mensagens: 1404
Sex Ago 21, 2020 3:39 pm
Caramba, incrível a quantidade de opções em apenas uma região do país!
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41381
Sex Set 25, 2020 6:40 pm
Os castelos portugueses são incríveis.
Promoções Premium: descontos, promoções relâmpago, cupons e bugs. Custa R$ 15,00 por mês, mas você vai economizar tanto que terá lucro, pode apostar! Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/PromoPremium



Booking.com

Voltar para “Alentejo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio