
Muitos paulistanos ainda não conhecem bem o interior do estado, tirando as cidades mais famosas. Socorro, localizada a 132 quilômetros da capital, é um desses exemplos. A cidade é perfeita para quem deseja praticar esportes radicais, assim como para famílias com crianças que procuram tranquilidade e diversão. A região tem várias pousadas e hotéis fazendas que proporcionam conforto e atividades para todos os tipos de público. Socorro também é famosa pela moda e é possível comprar roupas de frio a preços bem atrativos.
A viagem para Socorro começa antes mesmo de você chegar à cidade, pois o percurso oferece belas paisagens, fazendo inclusive com que tenhamos vontade de estacionar o carro para admirar a paisagem e tirar belas fotos. Mesmo se você não parar o carro, verá da janela montanhas, diversos tipos de plantações e pássaros dançando a céu aberto. A entrada da cidade é simbolizada por um portal e a partir desse ponto o GPS pode ser desligado, pois a região é muito bem sinalizada, com placas em todos os locais indicando as atrações turísticas e hotéis.


Ficamos hospedados no Hotel Fazenda 7 Belo, que fica a poucos quilômetros da entrada da cidade, sendo de fácil acesso. Ele realmente tem o espírito de fazenda, transmitindo a tranquilidade do lugar, e é cercado por montanhas, cachoeiras e uma fauna exuberante. A acomodação é bem confortável, em forma de chalés, com toda a estrutura de um hotel. Um ponto diferenciado é a lareira no quarto, tornando as noites frias mais aconchegantes. Isso sem contar a sua infraestrutura, com 15 opções de lazer, e os pacotes de hospedagem com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).








Para começar com o pé direito na cidade das aventuras, decidimos realizar de cara a tirolesa com 1 quilômetro de extensão no topo da montanha. Localizada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, essa prática é conhecida como tirolesa voadora, pois ao contrário das tirolesas convencionas, que a posição para a atividade é sentada, nesta você vai deitado de bruços. O corpo fica suspenso por quatro cabos enquanto você curte a travessia. Realmente parece que estamos voando e a adrenalina vai literalmente lá em cima, pois estamos a 140 metros do chão, mas a sensação é tão boa que dá vontade de fazer de novo.


Reparamos que todas as atividades, sem exceção, remetem bastante ao contato com a natureza. A que mais sentimos essa conectividade foi o arvorismo, realizado no Parque de Aventura Monjolinho. O percurso é feito a pé, por uma trilha suspensa nos postes, na mesma altura das copas das árvores. Ao caminharmos, os obstáculos vão aumentando e dificultando a passagem: precisamos pisar sobre estreitas madeiras balançando, usando as cordas. A aventura termina com uma mini tirolesa. O passeio tem duração em média de uma hora e é muito gostoso!



Seguindo essa linha aventureira, fomos para a prática mais desafiadora da cidade: o rapel de 98 metros! Ele fica na Pedra Bela Vista, o ponto mais alto da cidade, que possui a vista panorâmica mais bonita da região. Para realizarmos essa atividade, passamos por uma miniaula com instruções técnicas de como descer a montanha e um treinamento prévio em uma rocha de 15 metros. Nesse momento percebemos que não era brincadeira!
O equipamento é composto por cadeirinha, capacete, toca higiênica, mosquetão, freio oito e luvas. O instrutor repetia que para fazer a descida teríamos que confiar no equipamento, pois é necessário inclinar todo o corpo para trás. É claro, que além dele sempre há duas pessoas para nos auxiliar e segurar. A nossa energizada descida foi realizada à tarde, então foi necessário subir rápido por uma trilha para avistar o pôr do sol. Uma palavra para a vista: E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!
O pôr do sol foi admirado junto à fogueira, pois assamos um pan de palo, uma receita peruana que é um pão em uma haste de madeira. Depois de assado, a equipe da cozinha retirou o pão da haste para rechear. As opções são: mussarela, queijo branco, requeijão, calabresa, carne seca, goiabada com queijo ou doce de leite. Depois de passar por tamanha adrenalina, caminhar na trilha, assistir o sol se pondo e comer essa delícia, não tem como não sentir o sentimento de gratificação com a mãe natureza!



Para intensificar ainda mais essa adrenalina, realizamos dois passeios com a empresa Rios de Aventura: o quadriciclo e o rafting. A volta de quadriciclo pode ser feita em casal, mas somente um pode ir dirigindo. A emoção é garantida para ambos, pois a sensação de andar no veículo é única. Passamos ao redor de belas montanhas e o trajeto também possui uma parada de degustação de cachaças, na Cachaçaria Santo Mé. Nessa hora quem vai na garupa sai ganhando, pois são vários sabores exóticos para degustar!
Para finalizar, escolhemos fazer o rafting, uma prática radical em equipe que consiste na descida em corredeiras do Rio do Peixe, por meio de bote inflável. São 7 quilômetros de pura diversão, adrenalina e banho! Vá preparado para se molhar muito e ficar ainda mais conectado com a natureza.






Para os amantes de moda e compras, Socorro possui o shopping Moda de Fábrica. O seu forte são roupas de frio, principalmente malhas, mas você encontra também diversos tipos de vestimenta por um preço bem acessível. Logo após as compras vale tomar um expresso no fim de tarde no Doce Arte Café, também localizado dentro do shopping. A cafeteria é famosa por produzir as bebidas desde o início da escolha dos grãos até servir. Palmas para o café gelado com chocolate, chamado de frappearte.





Socorro é um destino perfeito para ser visitado em qualquer época do ano, pois a região está localizada na exuberante Serra da Mantiqueira, tornando o clima agradável em quase todas as estações. O verão é o queridinho, pois oferece belas cachoeiras, que são perfeitas para você se refrescar nos dias quentes. As atrações radicais também são um destaque, assim como a natureza exuberante e o sossego proporcionado.
Quer aventura? Você encontra. Quer descanso? Encontra também. Quer interação com a natureza? Será uma constante. Quer paisagens bonitas? Verá muitas. Casais, famílias, idosos, jovens e crianças se encantam e voltam revigorados de lá. E quer saber? Pode apostar que você vai querer voltar.
Boa viagem!
Texto e fotos: Laura Gariglio.
O Falando de Viagem viajou para Socorro a convite do Turismo de Socorro.
E você, conhece Socorro? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!