Como programar a sua viagem para o Valle Nevado

Troca de informações sobre Valle Nevado.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Dom Jul 01, 2018 3:49 pm
Como programar a sua viagem para o Valle Nevado

Imagem

O brasileiro ama destinos de neve. Nosso vizinho, o Chile, oferece nada menos que o maior centro de esqui da América Latina. É o tipo de viagem que todos deveriam fazer ao menos uma vez. A estrutura do Valle Nevado Ski Resort é excelente para receber turistas de todas as idades e com as mais variadas necessidades, mas como estamos falando de um clima extremo e de uma viagem de aventura, alguns cuidados são indispensáveis. Se você planeja o roteiro pela primeira vez, algumas dúvidas e inseguranças podem estar surgindo. Essa lista é cita alguns cuidados necessários para que a viagem ocorra da melhor maneira possível, evitando imprevistos e possíveis dores de cabeça.

Leia também: 10 dicas para você aproveitar ao máximo suas férias no Valle Nevado | Chile

Transporte

Mesmo estando localizado a apenas 46 km do centro de Santiago, o caminho até o Valle Nevado requer cuidado. A estrada é estreita e cheia de curvas sinuosas. Ao todo, são mais de quarenta curvas. Para quem não está acostumado com o trajeto e nem possui habilidade em dirigir na neve, o recomendado é não ir por conta própria. O ideal é que o turista contrate algum sistema de transfer – privado ou excursão. Já no aeroporto de Santiago, há vários quiosques de empresas que oferecem serviços esse serviço até o Valle Nevado.

Leia também: Como ir de Santiago do Chile até Valle Nevado

Roupas apropriadas

Incluir na mala peças adequadas para uma temperatura abaixo de zero é importante para conseguir aproveitar cada momento no Valle Nevado. Então, esqueça aquela jaqueta "quentinha" usada no inverno da maioria das cidades brasileiras já que, provavelmente, ela não será suficiente para proteger do frio da Cordilheira dos Andes. O ideal é vestir-se em camadas, com segunda pele térmica, agasalhos e calças impermeáveis. Para qualquer eventualidade, há lojas no resort onde é possível alugar calças, jaquetas, luvas e capacetes, além de uma charmosa ruazinha de pedestres com lojas das principais marcas especializadas em frio e neve. Para não congelar os pés, prefira um calçado impermeável também, já que a neve acaba molhando. Gorro, cachecol, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são indispensáveis, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele.

Leia também: Como fazer uma mala de inverno

Saúde

Principalmente por conta da luz refletida na neve queimando a pele, aceite aquela velha recomendação dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar todos os dias e acrescente no seu nécessaire um protetor labial e um hidratante. Fazendo o básico, você evita queimaduras e o ressecamento da pele. Além disso, não esqueça de tomar muita água, evitar refeições pesadas e nunca sair com o cabelo molhado. Sua saúde agradece! Para os prevenidos de plantão, vale incluir analgésicos, umidificantes nasais e pomadas para dor muscular.

Cuidados para a altitude

O "Mal de Altitude" é uma resposta do seu corpo tanto a altitudes altas como baixas, se houver uma grande variação de pressão do ar e oxigênio. O Valle Nevado fica situado em um dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, a mais de três mil metros acima do nível do mar. Então, vale a pena se prevenir! Algumas das dicas para amenizar os efeitos dessa mudança são: respirar fundo e mais vezes, já que nosso corpo costuma ficar cansado mais rápido; beber bastante água, no mínimo 3 litros por dia, pois em altitudes mais elevadas o ar tende a ser bastante seco; evitar alimentos pesados e não exagerar nas bebidas alcoólicas. É recomendado que idosos e crianças não acostumados com essa condição consultem seus médicos antes de embarcar.

Equipamentos

É de extrema importância a utilização do capacete durante a prática de esqui ou snowboard, pois mesmo que a pista não ofereça muito risco, o acessório pode diminuir as consequências para a cabeça decorrentes de quedas ou acidentes que possam ocorrer. A bota e o esqui também devem ser adequados ao seu tamanho para evitar torções no pé ou desconforto. Os especialistas das lojas de aluguel de equipamentos do Valle Nevado vão escolher o conjunto ideal para cada pessoa, considerando também o nível de experiência de cada esquiador.

Reconhecimento de terreno e adaptação ao clima

Fazer o reconhecimento das mais de 40 pistas da estação antes de sair esquiando montanha abaixo é a melhor opção mesmo que você tenha um pouco de prática ou esteja na companhia de alguém com mais experiência. O Valle Nevado oferece aulas para todos os níveis – particulares ou coletivas - e os valores podem ser consultados no site oficial da estação ou diretamente na Escola de Neve. Consulte o mapa de pistas antes de partir para a aventura!

Seja prudente

Esquie somente em pistas habilitadas para o seu nível. As pistas do Valle Nevado são divididas e identificadas por cores, sendo as verdes as mais fáceis, as azuis, de nível intermediário, e as vermelhas e pretas, as mais difíceis. Respeite seus limites e seu processo de aprendizado. Na primeira vez esquiando, alguns turistas aprendem mais rápido e outros, mais devagar. Não há regra, cada caso é um caso. Na dúvida, consulte as sinalizações ou converse com o seu instrutor.

Excesso de bagagem

Com a recente decisão das companhias aéreas em cobrar pelo volume de bagagem despachada de acordo com as condições da passagem comprada, não se esqueça de verificar a franquia permitida antes de embarcar e evite gastos desnecessários. Alugar roupas na estação de esqui pode sair mais barato do que pagar pelo excesso de bagagem.

Leia também: Novidades do Valle Nevado para a Temporada de Inverno 2018

Em destinos com um clima e geografia tão diferentes do que temos em nosso país, informação é chave. Ainda mais quando se fala de uma viagem de aventuras e esportes radicais. Ir esquiar é uma missão que exige alguns cuidados e atenções especiais, e é normal que em sua primeira vez, dúvidas sejam frequentes. Mas fique tranquilo, pois a estrutura do Valle Nevado recebe inúmeras famílias, desde crianças até idosos, com muita segurança e conforto. Com essas dicas, você está mais que preparado para aproveitar muito sua ida ao Valle Nevado. Agora, sua única preocupação é a de aproveitar muito.

Boa viagem!

E você, pretende viajar para Valle Nevado? Já esquiou? Ou será a primeira vez? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jul 02, 2018 10:19 am
Nunca fiz uma viagem de esqui, então eu tenho mil dúvidas só de pensar na possibilidade! Guias assim ajudam demais

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 16, 2018 12:02 pm
Ano passado fui lá com meu filho, mas ele não aproveitou muito, pois tinha 3 anos. Agora ele está mais interessado na neve e pergunta se vai nevar no Rio de Janeiro. Ele diz que adora neve, hahaha.





Booking.com

Voltar para “Valle Nevado”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio