Vinhedos do Monte Agudo oferecem a harmonização perfeita entre gastronomia e os vinhos

Troca de informações sobre a Serra do Rio do Rastro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Set 03, 2016 11:26 am
Imagem

A Serra Catarinense é referência nacional em dois grandes quesitos: o frio e o vinho. Região onde anualmente se é registrada a menor temperatura do país, também serve de casa para muitos restaurantes que se especializam em oferecer ao cliente uma experiência inesquecível quanto aos vinhos servidos.

O Vinhedos do Monte Agudo é um charmoso restaurante localizado dentro da Vinícola Monte Agudo, em São Joaquim, Santa Catarina. A vinícola sempre foi administrada pela mesma família que a fundou em 2004 e conta com um espaço enogastronômico, inaugurado em 2013, para que seus visitantes possam degustar excelentes vinhos enquanto desfrutam da mais bela paisagem da Serra Catarinense.

Reconhecendo que uma das principais características do vinho é a harmonização com a comida, os pratos geralmente dão uma forte valorização a produtos da região, como a truta, pinhão e frescal, entre outros. O cardápio é constantemente renovado, geralmente a cada 3 ou 4 semanas, e funciona através de menu degustação, com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Em uma estrutura rústica, campeira e muito aconchegante, a casa serve somente rótulos produzidos na própria vinícola e sua carta conta com quatro variedades: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot e Rosé de Merlot.

Imagem

Imagem

Imagem

Cada prato do menu degustação é acompanhado por um tipo de vinho diferente. A harmonização com o vinho certo faz o sabor da comida ser ressaltado e se transformar completamente.

De entrada, foram servidos um creme de abóbora com queijo gorgonzola e uma taça de vinho rosé para harmonizar:

Imagem

O creme estava bem cremoso e o queijo gorgonzola, apesar de ter um gosto um pouco mais forte que a grande maioria, estava suave e desmanchando no momento em que entrava na boca. Porção feita na medida para abrir o apetite!

De prato principal havia duas opções:
- Ossobuco cozido em molho de vinho tinto servido com uma polenta cremosa e uma taça de vinho tinto, que é ideal para carnes;
- Truta grelhada com purê de batata doce e grelhado de pinhão e uma taça de vinho branco para harmonização com esse levíssimo prato.

Imagem

Imagem

O ossobuco, como é característico, estava se desmanchando no prato, fazendo com que a harmonização com a polenta, que nunca falha ao acompanhar uma carne, começasse no momento em que os talheres se encostavam.

A truta, peixe típico da região, juntamente com o grelhado de pinhão, típico do inverno, fazem o prato se tornar um grande diferencial, se tornando extremamente delicioso e saboroso. Realmente imperdível!

De sobremesa, provamos o mini churros com doce de leite:

Imagem

Após uma apetitosa entrada e um excelente prato principal, essa porção "mini" é na medida certa para sairmos satisfeitos com tudo que degustamos no restaurante.

Além de abrir para almoço e jantar, a casa trabalha também com o Piquenique da Monte Agudo, que é uma espécie de piquenique nos vinhedos, durante o entardecer, que lhe oferece uma vista privilegiada do pôr do sol entre as montanhas da serra.

O Sunset, é um piquenique realizado embaixo dos vinhedos da própria vinícola, onde ocorrem degustações dos mais variados e premiados vinhos da casa, enquanto acompanham um banquete composto de pães, frios, frutas, quitutes, patês e geleias.

Imagem

O preço total do menu degustação foi de R$140,00, mas ele varia de acordo com os pratos que são servidos a cada dia e de acordo com a época do ano. Como o restaurante só funciona mediante a reserva, aconselhamos perguntar o preço no momento em que você ligar para solicitar uma mesa. Existem também valores diferenciados para crianças e menores de 18 anos, que não participarão da degustação de vinhos. Essa opção custa em torno de R$70,00.

Adoramos o Vinhedos do Monte Agudo! Além de sua gastronomia de altíssima qualidade e seus vinhos que harmonizam de tal forma que justificam todos os prêmios já recebidos pela vinícola, o fato de o atendimento ser feito sempre por uma das proprietárias e o tratamento ser muito pessoal dá a sensação de estarmos realizando uma refeição em casa, de tão aconchegante que o ambiente fica.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Daniel Paludo.

E você, conhece o Vinhedos do Monte Agudo? Gostou do ambiente? E dos pratos? Degustou os vinhos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Set 04, 2016 11:06 am
Adoro conhecer vinhedos e não conhecia esse!
As paisagens são lindas e esse menu degustação parece excelente! Ótimas dicas!

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Set 05, 2016 11:17 am
Eu e os amigos estamos combinando um role pra Serra do Rio do Rastro de moto e está aí uma boa complementada no passeio.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Out 24, 2019 9:52 am
Serra do Rio Rastro | Guia completo de uma das estradas mais bonitas do mundo https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=597&t=18022" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Serra do Rio do Rastro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio