Serra do Rio Rastro | Guia completo de uma das estradas mais bonitas do mundo

Troca de informações sobre a Serra do Rio do Rastro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Out 24, 2019 9:50 am
Imagem

A Serra do Rio Rastro é uma estrada localizada no estado de Santa Catarina. A composição das 284 curvas cercadas por Mata Atlântica resulta em um visual impressionante, que garantiu à serra a notoriedade de ser considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. Por esse motivo, dirigir - ou para os mais radicais, pedalar - pela Serra do Rio Rastro tornou-se uma meta viajante. Para te ajudar a cumpri-la, montamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre uma das estradas mais belas do planeta.

Leia também: 8 vinícolas imperdíveis em Santa Catarina

Como chegar à Serra do Rio Rastro?

O cartão-postal catarinense pertence ao município Lauro Müller. Como você provavelmente não irá viajar apenas para fazer este passeio, recomendamos que você monte uma roadtrip por Santa Catarina. O estado é ideal para viagens de carro com multidestinos porque a distância entre as cidades é curta. O Falando de Viagem já cobriu algumas destas pequenas e interessantes cidades catarinenses. Explore nosso conteúdo e escolha quais são as paradas ideais de acordo com seus interesses, seja história, praia ou enoturismo.

Leia também:
- 5 cidades pouco óbvias que você precisa conhecer em Santa Catarina
- 5 motivos para visitar as vinícolas da Serra Catarinense e de Urussanga | Santa Catarina
- 3 motivos para visitar Laguna, cidade de belezas naturais e históricas em Santa Catarina
- 10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú e arredores
- 3 motivos para incluir Nova Veneza no seu roteiro de viagem por Santa Catarina

Para chegar até Lauro Müller, a melhor ideia é voar até Florianópolis, alugar um carro e dirigir até a cidade, que fica a aproximadamente 115km de distância do aeroporto. Você pode voar direto de algumas cidades brasileiras até Florianópolis com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros com aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo. A GOL tem voos diretos de: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Chapecó.

Como é o passeio? O que fazer?

O mais interessante da Serra do Rio Rastro é que, apesar de ser uma estrada, você não precisa percorrê-la necessariamente para se conectar de um ponto a outro. São apenas 12km de distância. Portanto, se o seu objetivo é realmente passear e curtir a vista, o roteiro mais recomendado é subir e descer a serra, indo e voltando para o mesmo ponto, em Lauro Müller. Esta opção não deixa nada de fora. Ou seja, aqueles que usam a estrada para locomoção até outra cidade não veem mais do que aqueles que apenas fazem a subida e a descida. Fora que, assim, o percurso é nada cansativo e tem a duração ideal para apreciação sem que fique entediante. 12km é realmente muito pouco para uma estrada, mas lá se dirige devagar, o que faz o tempo ser melhor aproveitado.

No ponto mais alto da Serra do Rio Rastro, aos 1.421 metros de altitude, há um mirante, que é a única atração da estrada aproveitada fora do carro. Lá é o local para apreciar a vista de cima e tirar muitas fotos. A imagem que ilustra esta matéria é da vista proporcionada pelo mirante. Há aqueles clássicos binóculos de metal que você pode usar com algumas moedas se quiser observar melhor os detalhes. Não invente de parar o carro no meio da estrada para fazer estas atividades.

Também há um quiosque bem simples caso você queira comprar uma bebida ou salgadinho, mas lembre-se que o passeio é rápido. O ideal é você escolher um lugar mais legal para comer depois de descer. Inclusive, um ponto alarmante foi perceber a quantidade de lixo presente no chão e na grama do mirante. Os visitantes e o órgão governamental precisam se responsabilizar.

Por falar em onde comer, uma boa sugestão é conhecer em seguida da serra a fábrica da Lohn Bier, a cervejaria mais premiada do Brasil. Além da degustação dos rótulos, há um pub dentro da fábrica com cardápio completo de acompanhamentos.

No mirante, os quatis são uma atração à parte. Os sempre gulosos bichinhos circulam e chegam muito perto das pessoas, dando um verdadeiro show. Mas é preciso entender que, apesar de bonitinhos, estes são animais selvagens que não recebem carinho como cães e gatos. Brincalhões e atrás de comida, eles têm como ''alvo'' os visitantes que estão com sacolas de plástico ou compraram algo no quiosque. A recomendação é de não os alimentar com produtos industrializados.

Imagem

A direção na Serra do Rio Rastro é perigosa?

A direção em qualquer lugar do mundo pode ser perigosa e na Serra do Rio Rastro não seria diferente, mas entendemos a preocupação, principalmente pelo alto número de curvas. Percebemos que dirigir nesta estrada exige sim alguns cuidados especiais para além dos que devem ser aplicados em qualquer rodovia.

Pelo que pudemos observar em nossa experiência, não se corre ao dirigir na Serra do Rio Rastro. Por melhor motorista que você seja, as 284 curvas são sempre percorridas em velocidade média, prezando a cautela. Também há muitos ciclistas, o que exige um cuidado extra. Mas o principal diferencial desta estrada é a dinâmica dos ônibus de viagem. Como esses veículos são grandes, eles precisam de espaço livre para fazer as curvas, portanto todos os carros dão ré para liberar a área inteira para o ônibus. Os moradores da região já sabem a dinâmica feita nestes casos, mas para o turista desavisado essa informação é essencial.

O clima também é uma preocupação adicional. Conhecemos a Serra do Rio Rastro em um dia ensolarado e nos poupamos da insegurança de encarar a estrada sob neblina, chuva e até neve. Não há uma resposta certa sobre se você deveria ou não encarar os desafios climáticos, mas é evidente que eles categorizam uma ameaça adicional.

Leia também: Os melhores destinos para esportes e aventura no Brasil

As curvas enjoam?

Cada organismo é único, o que faz dessa reposta imprecisa. Em nossa experiência, as curvas não enjoam. Basta analisar os fatos: como foi dito anteriormente, são apenas 12km e os veículos costumam andar em uma velocidade relativamente baixa por causa das próprias curvas e do fluxo. Combinemos que estas duas características compõe um cenário pouco provável para enjoos.

Vale a pena percorrer a Serra do Rio Rastro?

Claro! A estrada não é conhecida como uma das mais belas do mundo por acaso. O único adendo é que recomendamos que a sua viagem abranja mais do que a Serra do Rio Rastro. O passeio pela estrada é lindo, porém curto. E Lauro Müller é uma cidade pequena que não sustenta uma viagem inteira - em nosso roteiro, um dia lá foi mais do que o suficiente. A melhor ideia, como dissemos anteriormente, é combinar destinos catarinenses em uma roadtrip.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do Sebrae Santa Catarina.

E você, conhece a Serra do Rio Rastro? Como fez o passeio? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Out 24, 2019 1:55 pm
Guia mais do que completo. A Serra é muito linda. Vale muito a pena conhecer.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Out 28, 2019 12:51 pm
Realmente concordo. É uma das estradas mais bonitas do mundo.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Out 30, 2019 12:31 pm
Conheci apenas parte dela e fiquei encantada! Tenho muita vontade de fazer essa viagem.





Booking.com

Voltar para “Serra do Rio do Rastro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio