Viagem de navio: como evitar enjoos?

Troca de informações sobre destinos e empresas de cruzeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Mar 21, 2019 4:52 pm
Imagem

Por incrível que possa parecer, muitas pessoas têm mais medo de entrar em um navio do que em um avião. Os motivos são vários, mas o desconhecimento é o principal deles. O número de pessoas que já viajou de avião é imensamente maior do que o de pessoas que já viajou de navio. Os gigantes dos mares impressionam, mas são totalmente seguros, mesmo durante uma tempestade. Aliás, vale lembrar que os navios são equipados com tecnologia de última geração, e conseguem detectar tempestades, desviando o curso para evitar encontrá-las. O monitoramento tanto do navio, quanto da rota a ser navegada, acontece 24 horas por dia. Enquanto você está relaxando na piscina, com o seu drinque favorito, a tripulação está 100% focada em levar o navio com segurança.

Leia também: Dicas úteis para marinheiros de primeira viagem em cruzeiro

Tudo que está no mar vai balançar, mas isso está longe de ser um problema para os navios de cruzeiro, que tem estabilizadores para minimizar o balanço. Quanto mais novo o navio, mais moderno o seu sistema, e consequentemente menos balanço você vai sentir. Entretanto, é preciso saber que sempre depende da agitação do mar, e em determinadas situações, com o mar revolto, pode balançar consideravelmente. Ao viajar de avião pode ter turbulência, não pode? Ao viajar de navio pode haver momentos em que ele balança bastante. Isso não é, de forma nenhuma, uma desculpa para não viajar.

O enjoo pode acontecer também por outros motivos. Como a comida é liberada e em abundância, muitas pessoas exageram e comem além da conta, podendo se sentir mal por isso. Além disto, o excesso de bebidas alcoólicas também pode fazer você ter mal-estar e se sentir enjoado. Portanto, tem gente que diz que ficou enjoada com a viagem, quanto na verdade exagerou com a alimentação e as bebidas alcoólicas.

Em dias normais, na maior parte do tempo, você nem sente muito o navio balançando. Mesmo assim, quando sente, é algo leve. Em algumas ocasiões você tem a impressão de que bebeu uma bebida alcoólica, mesmo sem ter bebido nada. Para dormir ou tomar banho, você também pode sentir um pouco, mas novamente não é nada que incomode.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre os cruzeiros

Qual local balança menos?

Ao comprar um cruzeiro, no momento da reserva, você pode escolher a categoria e a localização exata da cabine. Ao contrário dos hotéis, onde você só sabe o número do quarto no momento do check-in, no cruzeiro você já saberá o número da sua cabine no momento da compra. Você pode escolher a dedo onde quer ficar e a escolha é garantida. Geralmente, o meio do navio é o local mais estável, onde a maioria das pessoas gosta de ficar. A proa (frente) e a popa (traseira), principalmente nos decks mais altos, são os locais onde há maiores chance de balanço.

É bom levar um remédio?

Sim, é sempre bom. Nas primeiras horas dentro do navio, seu corpo já vai se adaptando, por isso é preciso esperar um pouco. Inclusive, quando você desembarca do navio, geralmente sente uma sensação um pouco estranha também, até o seu corpo se adaptar novamente a terra firme. Evite começar a viagem na proa, a parte da frente do navio, pois é o local que costuma balançar mais. Quanto mais central você ficar, melhor. Por isso, vale a dica acima, de escolher uma boa cabine no momento da reserva. Vale, inclusive, optar por uma cabine externa com varanda, pois senão você pode ter duas sensações ruins ao mesmo tempo: aperto e enjoo.

Você pode embarcar normalmente, com qualquer remédio. Você também pode comprar o remédio no Brasil e viajar com ele para o exterior sem problemas. Inclusive, o ideal é levar os remédios que você costuma usar, pois pode não ser fácil conseguir durante a viagem, e dependendo da medicação pode ser necessário um atestado médico (o brasileiro não vale).

O Dramin é indicado para prevenir e tratar sintomas de enjoo, tontura e vômitos. Ele costuma ser uma boa opção, mas tem um efeito colateral e dá sonolência, então é preciso usar com moderação.

Tem médico no navio?

Sim! Em todos os navios há profissionais de saúde para lhe atender em caso de problemas, mas o atendimento pode ser cobrado, por isso é importante ter um bom seguro viagem para solicitar posteriormente o reembolso.

Antes de procurar um médico, tente duas alternativas para diminuir o enjoo:
- Ande na mesma direção do navio;
- Olhe fixamente para o horizonte.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, já teve enjoo ao viajar em um navio de cruzeiro? Tem dicas para melhorar? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Sex Mar 22, 2019 7:12 am
Já fiz 4 cruzeiros, e tanto eu quanto minha família suportamos muito bem a questão do enjoo.

Para dormir, aquele balancinho é uma maravilha!

Somente em uma situação sentimos um pouco mais, e *muita* gente passou mal, foi num cruzeiro para Buenos Aires, o tempo estava realmente ruim quando estávamos perto de Punta del Este (Uruguai), mas creio ter sido algo realmente atípico.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 23, 2020 7:41 pm
Estamos fazendo uma nova pesquisa, sobre a COVID-19 e os cruzeiros. Você topa participar? Demora entre 1 e 2 minutos o preenchimento. E o FDV agradece muito! Participe aqui: https://fdv.im/pesquisacruzeiro





Booking.com

Voltar para “Cruzeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio