Pesquisa revela as expectativas para viagens de cruzeiro após a pandemia do coronavírus

Troca de informações sobre destinos e empresas de cruzeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Dom Mai 03, 2020 6:15 pm
Imagem

A grande diferença da pandemia da COVID-19 para a de H1N1, em 2009, é o impacto social no dia a dia de cidadãos de todas as partes do mundo. Em 2009, apesar da doença ser extremamente séria e letal, não houve uma paralisação quase integral como vemos hoje, e um dos principais setores afetados com o coronavírus é o de turismo. O Falando de Viagem sempre ajudou viajantes e agora não seria diferente. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia, estamos com uma cobertura completa sobre o coronavírus com o enfoque nas viagens, é claro.

Nossa primeira pesquisa foi sobre as viagens de uma maneira geral e você pode conferir o resultado aqui: Pesquisa revela as expectativas dos brasileiros para viagens após a pandemia do coronavírus.

A segunda pesquisa foi focada exclusivamente no mercado de cruzeiros, um dos mais afetados pela pandemia. Foi chocante ver os gigantes dos mares sem conseguir autorização para entrar nas cidades e a quarentena obrigatória nos portos. Felizmente, tudo foi resolvido, e as empresas já anunciaram as datas de retorno.

A pesquisa foi dividida em duas partes:
- A primeira, para entender a experiência dos entrevistados no mundo dos cruzeiros;
- A segunda, para saber o que pensam sobre o mercado após o coronavírus.

Algumas perguntas não exigiram resposta obrigatória, para ser possível a participação na pesquisa mesmo de quem nunca fez uma viagem de cruzeiro. Foram ouvidas 369 pessoas, entre os dias 23 e 30 de abril de 2020.

Primeira parte da pesquisa: o mercado de cruzeiros antes da pandemia

Quando foi a sua última viagem de cruzeiro?

- Antes de 2018: 33,1%;
- Nunca viajei de cruzeiro: 27,6%;
- 2019: 18,4%;
- 2018: 12,5%;
- 2020: 8,4%.

Quantas vezes você já viajou de cruzeiro?

- Nenhuma vez: 27,9%.
- 1 vez: 21,7%;
- Mais do que 5: 21,4%;
- Entre 3 e 5: 15,7%;
- 2 vezes: 13,3%.

Qual companhia de cruzeiro vem primeiro no seu pensamento?

- MSC Cruzeiros: 42,5%;
- Royal Caribbean: 35,2%;
- Disney Cruise Line (DCL): 7%;
- Costa Cruzeiros: 6%;
- Norwegian Cruise Line (NCL): 4,1%;
- Celebrity: 3,3%;
- Silversea: 0,8%;
- Carnival: 0,8%;
- Azamara: 0,3%;
- Regent Seven Seas Cruises: não recebeu resposta;
- Oceania Cruises: não recebeu resposta.

Você tem mais interesse em:

- Viagens pelo EUA e Caribe de cruzeiro: 47,7%;
- Viagens pela Europa de cruzeiro: 21,7%;
- Viagens pela América do Sul de cruzeiro: 10,8%;
- Viagens pelo Brasil de cruzeiro: 10,6%;
- Viagens para outros destinos: 9,2%.

O que é mais importante para você na hora de reservar um cruzeiro:

- A rota que será navegada: 39,3%;
- A estrutura do navio: 31,4%;
- O preço: 22,5%;
- A empresa do navio: 6,8%.

Por qual local você prefere comprar a viagem de cruzeiro?

- Direto no site da empresa: 56,1%;
- Através de agências de viagens: 36%;
- Outros sites: 7,9%.

O que faz você optar por uma viagem de cruzeiro?

- Conhecer vários destinos na mesma viagem: 49,1%;
- Sistema all-inclusive: 21,4%;
- Praticidade: 15,2%;
- Estrutura de lazer: 14,4%.

O que mais lhe chama atenção em relação à infraestrutura do navio?

- Restaurantes e bares: 56,6%;
- Piscinas e jacuzzis: 20,1%;
- Shows: 19,8%;
- Opções de jogos: 2,7%;
- Discoteca: 0,8%.

Você prefere viajar em:

- Cabine externa com varanda: 60,2%;
- Cabine externa: 24,4%;
- Cabine interna: 10,6%;
- Suíte: 4,9%.

Você já ficou enjoado ao viajar de cruzeiro?

- Não: 74,4%;
- Sim: 15,5%;
- Às vezes: 10,1%.

Quantos dias você acha que são ideais para uma viagem?

- 7 dias: 46,3%;
- 10 dias: 18,4%;
- 5 dias: 17,3%;
- 6 dias: 6,2%;
- 14 dias: 6,2%;
- Mais dias: 3,3%.
- 3 dias: 2,2%;

Você gosta da comida oferecida nos cruzeiros?

- Sim: 52,4%;
- Depende do restaurante: 26,2%;
- Depende da companhia: 17,4%;
- Não: 4,1%.

Você costuma fazer cruzeiros com quem?

- Família: 49%;
- Casal: 37,1%;
- Amigos: 11%;
- Sozinho: 3%.

Você se interessa por viagens de navio de volta ao mundo?

- Sim: 61,2%;
- Não: 38,8%.

Você tem receio de viajar de cruzeiro por não falar outro idioma?

- Não: 94,3%
- Sim: 5,7%.

Você prefere pagar a viagem:

- Parcelamento sem juros em 10 ou 12 vezes: 82,7%;
- À vista: 16,5%;
- Parcelamento com juros em mais de 12 vezes: 0,8%.

Segunda parte da pesquisa: COVID-19

Você terá algum receio em visitar um dos portos mais afetados pela COVID-19?

- Sim: 41,7%;
- Talvez: 32,5%;
- Não: 25,7%.

Qual a importância da higienização do navio para você?

- Muito importante: 89,2%;
- Vou me preocupar por causa da pandemia: 7,9%;
- Importante: 3%;
- Não me preocupo: não recebeu resposta.

Em relação à contaminação da COVID-19, como você se sente em relação à segurança dos cruzeiros em comparação a outros meios de transporte?

- Todos oferecem o mesmo nível de segurança: 47,2%;
- Cruzeiro é menos seguro: 43,6%;
- Cruzeiro é mais seguro do que avião/trem/ônibus: 9,2%.

Você acha que as viagens de cruzeiro ficarão após o coronavírus:

- Mais baratas: 83,2%;
- Mais caras: 16,8%.

Você acha que será seguro viajar de cruzeiro depois do coronavírus?

- Sim: 66,1%;
- Não: 33,9%.

Quando você pretende realizar uma viagem de cruzeiro?

- Apenas quando houver vacina para a COVID-19: 42,5%;
- 2021: 30,6%;
- 2022: 22,5%;
- Segundo semestre de 2020: 4,3%.

Você faz seguro viagem quando viaja de cruzeiro?

- Sim: 77,5%;
- Não: 16,6%;
- Às vezes: 5,9%.

Após a normalização do turismo você acredita que o dólar:

- Vai estar entre R$ 4,00 e R$ 5,00: 42%;
- Vai estar entre R$ 5,00 e R$ 6,00: 40,1%;
- Vai estar acima de R$ 6,00: 13,8%;
- Vai estar abaixo de R$ 4,00: 4,1%.

Análise qualitativa dos dados: o que os números nos mostram?

A análise qualitativa dos dados obtidos tem um quê de subjetividade. Sugerimos percepções e reflexões sobre os resultados mais do que verdades absolutas. Destacamos alguns pontos a se pensar.

Em primeiro lugar, chama a atenção a grande porcentagem de brasileiros que nunca fizeram viagens de cruzeiro, afinal, já são mais de 10 anos desde a primeira temporada de cruzeiros no Brasil. O mercado ainda tem muito espaço para crescer. A maioria das pessoas que já fez cruzeiro, acabou viajando novamente pelo menos mais uma vez, segundo os dados da pesquisa. Isso comprova que mesmo quem tem receio de viajar, depois que tem a primeira experiência positiva quer continuar viajando.

A MSC Cruzeiros é a empresa mais lembrada pelos brasileiros e o motivo é fácil de entender: é a companhia marítima que mais investe no mercado brasileiro, com vários navios, então acaba sendo natural a lembrança. Em seguida, a Royal Caribbean aparece, empresa que já atuou em nosso mercado, e que tem alguns dos maiores e mais tecnológicos navios do mundo, com forte presença nos EUA e Caribe. Como quase 50% dos entrevistados responderam que preferem rotas pelos EUA e Caribe, e a Flórida é o estado mais visitado pelos brasileiros, a RC tem forte apelo.

Chama a atenção na pesquisa o fato do preço não ser o fator mais relevante. No mercado das companhias aéreas, o preço acaba sendo o principal chamariz, mas quem viaja de cruzeiro se importa principalmente pela rota que será navegada e pela estrutura do navio. A maioria também respondeu que prefere parcelar em 10 ou 12 vezes sem juros, o que não é nenhuma surpresa.

Sobre a estrutura do navio, os brasileiros gostam mesmo é de comer e beber bem. A alimentação é o item mais importante para mais da metade dos entrevistados. Vale ressaltar também que mais da metade afirma gostar da comida servida nos gigantes dos mares. O maior público dos navios é de famílias, seguido por casais, e as rotas com duração de 7 e 10 dias, respectivamente, são as mais interessantes para o público. A imensa maioria tem interesse em cruzeiros de volta ao mundo, o que é surpreendente, pois é um produto que não é muito procurado ainda.

A pesquisa também acaba com dois mitos:
- Viajar de cruzeiro não causa enjoo para 74,4% dos entrevistados;
- 93,4% não sente insegurança com relação ao idioma da tripulação.

Mudando para a segunda parte, a COVID-19 é uma preocupação não apenas para quem deseja viajar de cruzeiros, mas para qualquer viagem, independentemente do meio de transporte. A higienização do navio é um item de fundamental importância para quase 90% dos entrevistados e 47,2% acham que o cruzeiro tem o mesmo nível de segurança de um avião, trem ou ônibus. Se somarmos com os 9,2% que acham que os cruzeiros são mais seguros, percebemos o otimismo dos viajantes em sua maioria.

As promoções para incentivar as viagens de cruzeiro deverão acontecer na opinião dos viajantes, que também apontam que será seguro viajar de cruzeiro. No entanto, apenas 6,3% responderam que pretendem viajar de navio ainda em 2020. A maioria respondeu que pretende viajar apenas quando houver uma vacina - vale destacar que dezenas de vacinas já estão sendo testadas no mundo inteiro, inclusive em humanos. O Falando de Viagem acredita que teremos uma vacina eficaz em tempo recorde.

O que pode ser feito no mercado de cruzeiros?

As empresas estão criando estratégias para a retomada, mas ainda não foram divulgadas. Citamos alguns pontos que pensamos que podem ser adotados:
- Teste rápido obrigatório para embarque nos navios;
- Testagem semanal na tripulação;
- Diminuição no número de passageiros;
- Reorganizar as atividades de lazer para evitar aglomerações;
- Higienização diária, de madrugada, em todas as áreas comuns do navio;
- Ajustes nos restaurantes de bufê - podendo até haver exclusão, ficando apenas no à la carte.

Quanto mais confiança a empresa conseguir passar, mais seguros os viajantes ficarão. Uma comunicação assertiva, junto com mudanças internas, fará com que o mercado veja uma retomada no interesse a curto prazo.

O que você achou dos dados? Como os interpreta? Ficou surpreso com algum resultado? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 04, 2020 10:02 am
Como a pesquisa comprova, esse será um dos setores mais afetados da economia. Talvez só depois de uma vacina ou tratamento eficaz é que a situação dos navios volte ao normal.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 04, 2020 10:18 am
Bem interessante o resultado. Acho que as empresas que saírem na frente propondo mudanças e realizando boas ofertas irão liderar.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Mai 04, 2020 11:21 am
Interessante o resultado, com certeza as empresas terão muito trabalho para retomar ao patamar antes da pandemia.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Mai 04, 2020 12:10 pm
Bastante interessante e vejo muitas respostas positivas. Força!!

mcoral Mensagens: 74
Seg Mai 04, 2020 1:50 pm
O otimismo em relação ao dólar eu gostei.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 04, 2020 4:49 pm
Me deu esperança ver esses resultados. Esse tipo de trabalho é muito importante para o mercado de turismo.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Mai 18, 2020 3:11 pm
Pesquisa revela as expectativas para viagens de avião após a pandemia do coronavírus https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=18951" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 07, 2020 12:32 pm
O mercado segue sofrendo. A retomada é adiada sempre. Agora está em 2021, sendo que é improvável ser logo no começo do ano.





Booking.com

Voltar para “Cruzeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Anúncio