Comparativo entre as principais companhias de cruzeiros

Troca de informações sobre destinos e empresas de cruzeiro.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Nov 25, 2010 11:12 pm
Imagem

Escolher um navio é como escolher um hotel. Assim como tem gente que prefere a rede Hilton e outros preferem a rede Marriott, as companhias de cruzeiro também têm seus seguidores fiéis e públicos distintos. Cada uma dessas companhias destaca-se por motivos diferentes, tendo características únicas, que as diferenciam das demais companhias, e formando assim uma espécie de padrão. Quem viaja de Celebrity, por exemplo, espera sempre uma excelente culinária, ao passo que quem viaja de Costa espera sempre entretenimento de boa qualidade. A seguir farei uma breve listagem das principais companhias de cruzeiros e suas características próprias. Assim fica mais fácil escolher qual navio pegar numa próxima viagem.

Royal Caribbean:

Famosa companhia de cruzeiros norte-americana, virou xodó dos brasileiros nos últimos tempos ao trazer para cá o Splendour e o Vision of the Seas. Em 2010/2011 trouxe também o Mariner, um de seus maiores navios. Os navios da Royal caracterizam-se por sua grandiosidade e pela inovação. Tanto é assim que, sempre que "o maior navio do mundo" é lançado, ele pertence à Royal. Costuma ter uma boa gastronomia, e um bom entretenimento, sendo considerada uma companhia de cruzeiros informal (para os padrões norte-americanos). Boa para: Quem procura qualidade no serviço, boa comida e diversão sem se preocupar com muita sofisticação. Ruim para: Quem não está muito a fim de se socializar, ou para quem quer sossego e sofisticação.

Celebrity Cruises:

Pertence à mesma empresa que administra os navios da Royal Caribbean, mas caracteriza-se por ser mais luxuosa e sofisticada. Seus chefs de cozinha vivem ganhando diversos prêmios internacionais. E podem acreditar: não há comida igual em qualquer outra companhia de cruzeiros. Seja na sofisticação ou na qualidade dos pratos, a culinária é, com o perdão do trocadilho, de lamber os beiços. Os navios da Celebrity caracterizam-se por serem mais discretos e sóbrios. Os maiores navios são o Equinox e o Solstice, com 122.000 toneladas. Boa para: Quem quer comer como um rei e para quem busca sossego e um ambiente discreto, sofisticado e sem muito agito. Ruim para: Quem quer atividades de lazer o dia inteiro, clima informal, festas que varam a noite e uma boa equipe de lazer.

Costa Crociere:

Talismã dos mares brasileiros, alguns de seus navios navegam por aqui muito antes das viagens de cruzeiro virar moda no país. Companhia italiana, de corpo e alma. Navios animados, com boa equipe de lazer e repletos de atividades. Decorações suntuosas, que para muitos chega a ser brega. Boa para : Quem quer entretenimento de boa qualidade, para quem deseja sentir-se em um clube, ou para quem busca simplesmente um cruzeiro animado. Ruim para: Quem busca boa gastronomia, sofisticação e requinte.

Holland America Cruise Line:

Companhia de cruzeiros holandesa, do mesmo holding que administra a Carnival, a Princess, dentre outras. Possui um público fiel, acostumado ao estilo dos navios da Holland. Está no meio-termo entre a Royal e a Celebrity: Nem tão descontraída quanto a primeira e nem tão sofisticada quanto a segunda. Seus navios têm cabines mais amplas do que a maior parte das companhias de cruzeiros. Boa para: Quem busca bons roteiros (a Holland possui ótimos itinerários) e não liga tanto para o que o navio tem a oferecer, para quem quer ficar na sua o cruzeiro inteiro, sem ser incomodado por ninguém (os funcionários da companhia são treinados para não serem "invasivos"), e para quem quer cabines espaçosas. Ruim para: Quem quer navios suntuosos, gigantes e festeiros, ou para quem liga mais para o navio em si do que para o roteiro da viagem.

Princess Cruises:

Companhia que junta o que de melhor há dentre todas as outras. Boa culinária, serviço amigável, navios sofisticados, porém sem afetação. O ponto fraco é a falta de boas ofertas e a dificuldade de conseguir um bom atendimento na agência que tem a exclusividade de vendas em navios da Princess no Brasil. Boa para: Quem quer uma junção de um pouquinho de cada companhia de cruzeiros. Ruim para: Quem quer buscar boas ofertas.

Norwegian Cruise Line:

Adota o chamado Freestyle Cruising, onde as noites de gala existentes na maior parte dos navios são deixadas de lado, e cada um veste-se como quer, comendo onde quiser, na hora em que bem entender. Recentemente, inaugurou o Norwegian Epic, mega-navio que veio bater de frente com os gigantes da Royal Caribbean. Boa para: Quem detesta ter que se vestir de maneira formal em um navio, para quem quer comer cada dia em um restaurante diferente e para quem quer fazer um cruzeiro mais informal. Ruim para: Quem gosta de navios tradicionais, com jantares de gala e turnos definidos, e também para quem não quer ter muitos gastos extras (a maior parte dos restaurantes dos navios da Norwegian são pagos à parte).

Há várias outras companhias de cruzeiro, como MSC, Carnival e CVC. Não coloquei análises sobre elas aqui, pois nunca viajei em um de seus navios, nem tenho informações suficientes para fazer este tipo de análise. Convido quem já viajou em uma dessas companhias a escrever suas impressões. Ou, se você já viajou em uma dessas companhias aqui retratadas, deixe também suas análises e comentários!

Compre seu cruzeiro com pagamento em até 12 vezes sem juros

A Logitravel é uma agência on-line de turismo, fundada na Espanha em 2004. No Brasil, a Logitravel é conhecida por ser uma das principais agências de turismo para reservas de cruzeiros, com excelentes preços e opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros.

São mais de 8.000 rotas de cruzeiros e 30 companhias marítimas, sendo possível realizar todo o processo de compra on-line, usando sem cartão de crédito, com pagamento em reais e equipe especializada, com atendimento em português, para solucionar qualquer dúvida.

Para mais informações, acesse: https://fdv.im/Logitravel

Caso prefira, envie um e-mail para [email protected]

Boa viagem!

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura


Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST


Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

victorbastos Mensagens: 48
Dom Dez 12, 2010 2:42 pm
Já fiz um cruzeiro pela CVC e não gostei... eram poucos dias, o navio estava lotado, tudo lá dentro ficava lotado, não havia lugar perto da piscina... enfim, um mico! É preferível pagar um pouco mais para ter qualidade e conseguir aproveitar.
No restaurante era um avanço... parecia que a maioria não via comida fazia tempo...

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Dez 12, 2010 6:38 pm
Victor, obrigado pelo relato. Nunca viajei num navio da CVC, e, pelo que vc escreveu, vou continuar sem viajar rs.

Na verdade, tenho um certo problema com cruzeiros pela costa brasileira no geral. Os portos são muito desorganizados, a qualidade da comida e do serviço cai, e boa parte do público só quer saber de muvuca. A viagem acaba perdendo parte da graça. Em mini-cruzeiros, este problema se agrava.

Não que os norte-americanos, com seu tradicional apetite, não comam feito condenados nos navios, mas, em outras companhias, há toda uma organização que faz com que os passageiros não tenham essa impressão que vc teve na CVC, de todo mundo avançar em cima da comida. A mesma coisa com a super-lotação das áreas. É tudo uma questão de planejamento e logística.

Ainda sobre a CVC, muitos dos navios da companhia são navios antigos de companhias norte-americanas, que são comprados e reformados pela CVC.

Abraços.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 12, 2010 7:56 pm
Eu compartilho do seu pensamento, Fabio. E ainda digo mais: os preços cobrados aqui no Brasil são altíssimo se comparados a cruzeiros nos Estados Unidos e Europa.

O cruzeiro que fiz, no Vision of the Seas, foi uma promoção que ganhei. Meus irmãos queriam ir, mas ao verem os preços desistiram. Paga-se muito por apenas 3, 4 dias. Não torna-se um bom custo/benefício.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Dez 12, 2010 8:14 pm
Pois é, como o mercado de cruzeiros marítimos vem se aquecendo no Brasil ano após ano, as companhias estão cobrando o olho do cara.

Pior é constatar que, apesar do Brasil ter uma imensa área litorânea, com praias paradisíacas, os cruzeiros marítimos ainda engatinham por aqui se comparados ao mercado externo. Pega o Caribe, por exemplo, cheio de praias lindas, cada ilhota lá tem estrutura e logística para receber bem pelo menos um navio. Enquanto aqui, grandes cidades do Nordeste simplesmente não conseguem receber um cruzeiro marítimo de médio a grande porte, ou porque os portos são obsoletos, ou porque não há condições para receber mais de mil passageiros de uma só vez. Apenas Santos, Rio de Janeiro e Salvador conseguem funcionar como portor de chegada e partida de cruzeiros marítimos, e ainda assim com muita dificuldade. Um país como a Itália, mil vezes menor que o Brasil, tem pelo menos 3 portos aptos a serem pontos de partida e chegada de cruzeiros marítimos (Civitavecchia, Veneza e Gênova). Perde o Brasil, que poderia lucrar muito mais com os cruzeiros marítimos, perde o turismo doméstico, perdem os viajantes.

Por isso que, quando quero fazer um cruzeiro por belas praias, acabo me mandando para o Caribe.

Abraços.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 12, 2010 9:01 pm
É verdade, Fabio. O Brasil não investe em turismo. Temos diversas cidades lindas, onde por falta de estrutura não recebe cruzeiros... então você acaba com poucas opções. Quem mora no Rio de Janeiro, por exemplo, em sua grande maioria já conhece Búzios e Ilha Grande, então o atrativo de um roteiro Rio-Búzios-Santos-Ilha Grande-Rio é muito baixo.

Cruzeiros com muitos dias no mar também são pouco interessantes, pois como os navios são pequenos não existem muitas atrações e acaba ficando chato.

Outro exemplo: vemos isto ao exigir visto de americanos e canadenses, que para não terem trabalho preferem viajar ao Caribe. Mas o país prefere a reciprocidade ao invés de lucrar com o enorme turismo que teríamos aqui.

Isso sem falar nos aeroportos, segurança e etc.

Falta muito para melhorarem os cruzeiros no Brasil e assim, quem tem disponibilidade financeira, prefere viajar e pegar cruzeiros saindo dos Estados Unidos ou Europa.

alberto Mensagens: 41
Dom Jan 09, 2011 1:44 am
Em dezembro fiz um cruzeiro de 7 dias Caribe Leste no Norwegian Epic. Adorei, navio zero bala, serviço de primeira qualidade, ambiente sofisticado, porém informal o que deixa o passageiro bem à vontade. Pretendo fazer outro cruzeiro no mesmo Navio.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 09, 2011 1:30 pm
Obrigado pelo relato, Alberto!

O Fabio disse que a maioria dos jantares são pagos à parte neste navio. Como funcionou isso? Conte para nós a sua experiência!

alberto Mensagens: 41
Dom Jan 09, 2011 3:59 pm
Seguinte,
Ao todo são 7 restaurantes 3 são pagos: Italiano $10 Dolares por pessoa, Francês $20 e Restaurante Brasileiro(Churrascaria) $18. Os outros 4 são incluídos no preço do cruzeiro, sendo 2 buffet e 2 à la carte. Todos são ótimos. Fui em todos eles e posso afirmar que o padrão de qualidade da comida é excelente. A meu ver o que se paga nos restaurantes é apenas a reserva para restringir o número de pessoas, já que são ambientes pequenos em relação aos demais restaurantes. Também observei que nos restaurantes pagos o clima é mais romântico tipo jantar à luz de velas mais direcionados aos casais que buscam um pouco mais de glamur para fugir da proposta de informalidade do navio. Ah! outra coisa que quero aqui registrar é o atendimento da tripulação do navio, tudo nota 10, desde serviço de cabine aos garçons que em sua grande maioria originários das Filippinas, sempre com um sorriso no rosto.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 09, 2011 4:51 pm
Achei os preços ótimos. Pagaria sem reclamar!
Nos cruzeiros da Royal Caribbean que já fiz também haviam restaurantes pagos, mas nunca fui neles.
Acho legal terem opções pagas para criar um clima diferente e mais reservado. E como existem os restaurantes gratuitos cada um escolhe o seu predileto.





Booking.com

Voltar para “Cruzeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio