Comparativo entre as principais companhias de cruzeiros

Troca de informações sobre destinos e empresas de cruzeiro.
EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Ter Abr 05, 2016 9:43 am
Se as gorjetas são obrigatórias, é uma novidade (e um absurdo), pois, como disse, qdo fui (ano passado), era opcional.

Pela Royal, no Cruzeiro que fiz janeiro passado, aí sim foram incluídas, não teve como tirar.

É que brasileiro tem fama de não dar gorjeta mesmo. Eu sempre dou, mas direto para os atendentes.

greycer2150414461 Mensagens: 11
Qua Abr 06, 2016 9:18 am
Eu liguei para MSC e me passaram a mesma informação, que não era possível retirar as gorjetas :(. Por precaução resolvi pagar antecipadamente com o dólar congelado à U$2.,99

vpcorrea Mensagens: 16
Dom Mai 01, 2016 12:48 pm
Olá Pessoal,

Muito legal esse tópico para tirar dúvidas sobre Cruzeiros, especialmente pela infinidade de informações dada pelo FabioCalderon e outros viajantes, eu tenho duas ótimas experiências de Cruzeiros, ambas com a Royal Caribbean (a primeira de Santos até Buenos Aires) e a segunda Flórida-Bahamas, adorei as duas, ambas feitas no mês de janeiro. Agora, em função do preço e oportunidade, e considerando que aqui em casa somos 5 pessoas, estou pensando em fazer um pela empresa Costa Cruzeiros de 7 dias em janeiro pelo Mediterrâneo, Roma-Gênova-Marselha-Barcelona-Palma de Maiorca-Roma.

Duas perguntas:

1. Fiquei surpreso em saber que a Costa é considerada de "2ª linha", não seria um exagero essa afirmação? Será que é muito inferior ao RC?

2. Será que é muito ruim fazer um Cruzeiro no inverno? Na verdade o navio seria apenas nosso transporte e "hotel", visto que o foco mesmo é conhecer as cidades por onde ele passará e nos divertimos um pouco no próprio navio?

Abraços a todos amantes de uma boa viagem!!!!

Vinicius

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Mai 01, 2016 5:01 pm
Olá vpcorrea,

Obrigado pelos elogios :D

Sim, Costa é considerada uma companhia de cruzeiros de segunda linha quando comparada a outras cias de grande porte como Princess, Celebrity, Holland, NCL e até Royal Caribbean. Estou desconsiderando as cias de alto luxo, como SilverSea, Oceania e Regent, que aí são companhias de primeiríssima linha e sequer disputam a mesma fatia de mercado com as cias acima mencionadas.

A Royal Caribbean está longe ser minha companhia favorita, acho inclusive que a qualidade dela decaiu muito nos últimos anos em nome da megalomania de construir navios cada vez mais imensos e da tentativa de "popularizar" seus cruzeiros. Mas ainda é uma boa companhia, melhor que Costa, embora a diferença entre RC e Costa seja menor que a diferença entre Celebrity e Costa, por exemplo. Pra mim, a Costa tá no mesmo patamar da MSC em termos de qualidade.

Cruzeiros que percorrem a costa brasileira são infinitamente inferiores aos que navegam por águas internacionais, seja em termos de qualidade do serviço, dos passageiros ou da estrutura dos portos. Portanto, pode até ser que vc goste mais do seu cruzeiro na Europa do que daquele que pegou no Brasil. Não vejo grandes desvantagens em fazer este roteiro durante o inverno, são cidades no sul da Europa que são aprazíveis o ano todo. Só não espere pegar calor ou aproveitar a piscina do navio, por exemplo. As cidades também tendem a estar mais "paradas" do que durante o verão, mas não acho que isso interfira no aproveitamento da viagem.

Abraços!

vpcorrea Mensagens: 16
Dom Mai 01, 2016 10:29 pm
Olá Fábio,

Obrigado pela resposta, e de forma tão rápida, ela ajudará na nossa decisão. Realmente acho que a Royal possa estar atualmente mais próxima do nível da Costa do que das demais que você citou, eu gostei dos Cruzeiros que fiz com eles, mas, lendo as características acima, identifiquei no meu último Cruzeiro algumas das questões que você atribuiu a Costa. Se nossa viagem se concretizar, depois postarei um comparativo. Pois é, essa questão de ser na Europa pode ser um ponto mais positivo.

Como sou desses iniciantes em Cruzeiros, ainda não conheço essas outras cias consideradas de melhor nível, acessei os sites delas hoje, aproveitando suas dicas, e dei uma pesquisada, mas, os preços estão bem acima da Costa, e meu problema é que para a família (5) a coisa piora, vou deixar para estrear nessas cias em uma viagem que possamos fazer só o casal.

Abraços e mais um vez obrigado pelas dicas.

Vinicius

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Mai 01, 2016 11:13 pm
Vinícius,

Meus primeiros cruzeiros foram justamente com a Costa. O primeiro deles, foi uma das últimas viagens do lendário Eugenio C. Lembro que foi maravilhoso. Depois de algum tempo, comecei a viajar de Royal/Celebrity (as duas cias pertencem ao mesmo grupo). Foi no começo dos anos 2000, na época em que o Splendour era tido como um dos navios mais modernos do mundo, e que a Royal começava a olhar para o Brasil com mais atenção (este investimento acabaria dando com os burros n'água mais adiante, e hoje é para o mercado asiático que a companhia volta seus olhares). E só depois de mais algum tempo é que experimentei as demais companhias.

Atualmente, minhas preferidas são Princess e Celebrity. Disney Cruise Line, pra quem tem criança principalmente, é maravilhosa também. Mas tendo tido a oportunidade de viajar em algumas cias de altíssimo luxo nos últimos 2 anos, vi que o esquema realmente é outro. Fora que nessas companhias, os gastos extras são quase nulos, já que quase tudo está incluído. Mas o que olho antes de qualquer coisa, na hora de decidir a viagem, é o roteiro. Pra mim, roteiro vem antes ainda do navio. Se der pra aliar um bom itinerário a um bom navio, melhor ainda. Ano passado peguei 2 cruzeiros com a Royal, pela Ásia, e não me arrependo. Neste ano vou pegar outro, no novíssimo Ovation of the Seas.

Se eu fosse fazer uma escala de 1 a 5, sendo 5 o pior e 1 o melhor, diria que 1 são as companhias de altíssimo/alto luxo (SilverSea, Oceania, Regent, Crystal Cruises, etc); 2 seriam as tradicionais de luxo (Celebrity, Princess, Holland, Disney Cruise Line); 3 seriam Royal e NCL; 4 seriam Costa, MSC e similares; e 5, seriam aquelas companhias de baixo custo que utilizam navios velhos reformados, essas não precisa nem passar perto rs.

vpcorrea Mensagens: 16
Dom Mai 01, 2016 11:36 pm
Legal Fábio, vejo que tem muito experiência, o que já imaginava pelos posts que li hoje.

Gostei muito de ter feito os Cruzeiros, quero ampliar minha experiência, Quando fiz os dois da Royal, pesquisei muito e percebi uma grande diferença nas opiniões da época (2013), entre MSC e Costa-Royal, mas, achei que a Costa estava mais para Royal do que para MSC, por isso minha surpresa hoje. Vou seguir essas suas dicas, especialmetne do roteiro, e no futuro ampliar a experiência com cias mais sofisticadas, preciso pelo menos consolidar na escala "3"...para ir evoluindo... :) :)

Curiosamente, e por isso minha 2ª pergunta, que apenas a Costa faz o Mediterrâneo "ocidental" em janeiro, talvez pelas características do clima nessa época.

Sobre o mercado, achei que o Brasil estivesse "aquecido" nesse mercado de Cruzeiros, especialmente antes desse período de crise. Achei interessante seu comentário sobre isso.

Abraços
Vinícius

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Mai 02, 2016 12:15 am
Até estava aquecido, mas a equação falta de estrutura portuária + problemas com a legislação trabalhista brasileira + o mau comportamento de parte do público afastou as grandes companhias daqui. As poucas que ainda insistiram, como a Royal, passaram a mandar apenas os navios mais velhos. Hoje nem esses navios ela manda mais. Enquanto isso, a Royal manda 2 de seus navios das mais novas gerações, tidos como os mais tecnológicos do mundo, para a China, que chegou a construir 2 terminais novos só para receber estes navios.

P.s: não que os chineses sejam conhecidos pelo bom comportamento, mas lá pelo menos a Royal não sofre com falta de estrutura e problemas trabalhistas. E ainda consegue encher os navios.

Quanto ao fato da Costa ser uma das únicas que faz esses roteiros nessa época, pesa nessa questão o fato de ser uma companhia italiana, e que atende muito o público europeu.

rafacortez Mensagens: 2
Seg Mai 02, 2016 2:43 pm
Boa tarde pessoal.

Sou novo aqui no fórum, vou fazer uma viagem de lua de mel para a Europa em outubro deste ano..
Estou pensando em fazer um cruzeiro e estou em dúvida entre 3 opções:

Royal Caribbean | 8 dias a bordo do Vision of the Seas saindo de Veneza (Itália)
Veneza (Itália), Kotor (Montenegro), Piraeus (Atenas), Mykonos (Grécia), Argostoli (Grécia), Navegação,Veneza (Itália)

Royal Caribbean | 8 dias a bordo do Rhapsody of the Seas saindo de Civitavecchia (Roma)
Civitavecchia (Roma), Livorno (Florença), Ajaccio (Córsega), Tolon,Navegação, Valência (Espanha),Palma de Mallorca (Espanha),Barcelona

NCL Norwegian Cruise Line | 8 dias a bordo do Norwegian Epic saindo de Barcelona
Barcelona, Navegação, Nápoles, Civitavecchia (Roma), Livorno (Florença), Cannes (França), Marselha (França),Barcelona

Entre Royal e Norwegian qual opção seria melhor?

Desde já, muito grato.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Mai 02, 2016 6:18 pm
Olá Rafacortez,

Entre os três roteiros, o que pareceu melhor, inicialmente, foi o terceiro, saindo de Barcelona. Mas vi que sua lua de mel será em outubro, que é um mês mais chuvoso na região de Barcelona, principalmente na segunda quinzena. Então é bom ter isso em mente.

A saída de um cruzeiro de Veneza é um espetáculo, mas achei que este primeiro roteiro tem poucas paradas para 8 dias. Sabe dizer se ele vai pernoitar em alguns destes lugares?

Agora, se for decidir unicamente pelo navio, seria o Epic. Royal Caribbean e NCL disputam a mesma fatia de mercado, com navios familiares que focam muito na parte de entretenimento. Mas o Rhapsody e o Vision estão entre as embarcações mais antigas da Royal.

Então, pela junção roteiro + navio, se vc não se importar com a chance maior de pegar um pouco de chuva, a escolha seria pelo Epic.

Sugestão: pesquisar outros roteiros pela região em companhias como Celebrity, Holland e Princess, que são ótimas para uma viagem de lua de mel.





Booking.com

Voltar para “Cruzeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes