Cruzeiro no Mediterrâneo

Informações sobre as principais dúvidas de quem faz cruzeiros.
flpabreu Mensagens: 8
Dom Jan 09, 2011 6:31 pm
Olá,

Estou programando um Cruzeiro para minha viagem de lua de mel no final de junho/11. Minha primeira opção é pegar um navio na Itália que siga para as Ilhas Gregas.

Será meu primeiro cruzeiro e entre tantas opções confesso que fiquei meio perdido, as dicas do site já me ajudaram muito. Alguém tem dicas mais específicas de Cruzeiros no mediterrâneo?

Obrigado!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Flávio
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 09, 2011 6:45 pm
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, flpabreu!

Em minha lua-de-mel fiz um cruzeiro saindo de Roma e seguindo pelo Mar Mediterrâneo. Foi no Navigator of the Seas. Leia tudo sobre ele aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=6&t=683" onclick="window.open(this.href);return false;

Este eu recomendo!

O especialista em cruzeiros é o Fabio. Vamos aguardar a opinião dele.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Jan 10, 2011 3:01 am
Flávio, posso lhe assegurar que sua ideia é excelente. Pegar um navio na Itália e seguir para as Ilhas Gregas é um dos roteiros de viagem mais românticos e interessantes que alguém pode fazer! E na época que vc vai, é garantia de tempo ensolarado!

Já fiz 2 cruzeiros pelas ilhas gregas saindo da Itália. Um deles saiu de Veneza, e foi um dos espetáculos visuais mais bonitos que já vi! Sugiro que vc tente pegar um cruzeiro que saia de Veneza e que pare pelo menos em Mikonos ou Santorini caso queira maximizar o romantismo da sua lua de mel. Outras paradas interessantes podem ser feitas em Atenas, Rhodes, Corfu, ou então na Croácia, Egito ou Nápoles. Geralmente, os cruzeiros que fazem ilhas gregas incluem ao menos uma parada em alguma cidade da Turquia (Istambul ou Kusadasi), ou da Croácia (Split ou Dubrovnik), ou do Egito (Alexandria), ou da Itália (Nápoles, Civitavecchia, Livorno, Gênova, Sicília). Há uma infinidade de cruzeiros por esta região nesta época do ano.

Geralmente os portos de parada na Grécia são facilmente percorridos em apenas um dia. Em Atenas, vc parará no porto de Pireus, que fica a cerca de meia hora da Acrópole. Nos outros, o navio já estará na cara da cidade e dos principais pontos. A mesma coisa aplica-se a Kusadasi, Dubrovnik e Livorno.

Para Istambul, Nápoles, Alexandria e Civitavecchia (que fica a cerca de uma hora de Roma), é preciso mais tempo. Aí, a parada do navio servirá mais para vc ter um panorama geral da cidade ou para se aprofundar em uma das atrações turísticas, pois conhecer tudo será impossível.

Sugiro que vc dê uma lida no tópico "comparativo entre as principais companhias de cruzeiros" para decidir aquelas que se encaixam melhor no seu perfil e na sua ideia de lua-de-mel. Aí então vc pode partir para uma pesquisa de preços e de roteiros. Se tiver dúvidas sobre qual roteiro escolher, tente seguir as dicas do tópico "como escolher um roteiro de navio".

Qualquer dúvida sobre algum porto de parada, ou sobre qualquer coisa relativa a navios, pode perguntar aqui mesmo que eu responderei o mais rapidamente possível.

Abraços!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Seg Jan 10, 2011 3:03 am
Complementando: existem cruzeiros de 7 a 14 dias por esta parte da Europa. Caso vc tenha disponibilidade de tempo, poderá escolher um cruzeiro de maior duração, ou ainda combinar um cruzeiro de uma semana com um roteiro de carro pela Itália, o que dá uma viagem sensacional!

flpabreu Mensagens: 8
Seg Jan 10, 2011 10:28 am
Obrigado pela resposta Fábio, a dicas ajudam muito.

A idéia é justamente essa, fazer um cruzeiro de 7 dias e mais uma semana em um roteiro de carro pela Itália.

Com tudo que já li, suas dicas e a data que tenho disponível estou entre duas opções com preços bem similares:

- Navigator of the Seas da Royal Caribbean (3/jul): saindo de Civitavecchia passando por Messina, Atenas, Ephesus e Chania.
A favor nesta opção está o Navio dos mais novos e maiores que fazem a região, e o tempo de parada em cada porto que é praticamente o dia todo. Contra: o roteiro que não passa por Mikonos e Santorine.

- MSC Musica (2/jul): saindo de Veneza passando por Bari, Katakolon, Santorini, Mikonos, Atenas, Corfu e Dubrovnik. A favor nesta opção está o roteiro passando por Mikonos e Santorine. Contra: o navio menor e mais antigo, e pelo grande número de paradas para um roteiro de 7 dias o tempo em cada parada é pequeno, cerca de meio periodo.

Outras opções que tenho no período são MSC Armonia, MSC Magnifica, Norwegian Jade, Costa Romântica, Costa Victoria e Costa Fortuna, na comparação excluí todos eles.

Agradeço de puder dar sua opinião em função das opções apresentadas.

Abraços,

Flávio
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jan 10, 2011 10:48 am
Particularmente não gosto da MSC. São os que escutamos mais problemas aqui no Brasil.
Em dezembro o MSC Musica estava ancorado perto da Ponte Rio-Niterói pois quebrou o ar-condicionado. Todos os passageiros perderam a viagem e ele ficou lá esperando uma peça para ser trocada.
O Costa é navio de segunda linha.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Jan 11, 2011 5:11 am
Reforço o que foi dito pelo Gabriel: Costa e MSC são companhias de segunda linha comparadas às outras. Sugiro que vc escolha Costa apenas se quiser bom entretenimento e um navio animado. De resto, ele fica muito abaixo das outras companhias de cruzeiros.

Outro problema da Costa e da MSC é com relação ao tempo de parada em cada porto. Muitas vezes, o roteiro dos navios parece bom à primeira vista, mas quando vc vê o tempo de parada, não dá nem tempo de dar uma volta no quarteirão. Aí a parada acaba não valendo muita coisa. Se o navio que vc viu da Costa para em Atenas das 8 da manhã ao meio-dia, por exemplo, esqueça, pois mal dará tempo de vc chegar na porta da Acrópole. Prefira os roteiros com tempo maior de parada, ainda que isso implique em um número menor de lugares que vc conhecerá. Esse roteiro da MSC é excelente, mas o tempo curto de parada nos portos pode acabar prejudicando muito a sua viagem. Geralmente, para fazer todos estes portos, os navios dedicam um roteiro de 10 dias. Para fazê-los em 7 dias, só mesmo apertando o tempo de parada em cada porto.

O roteiro da Royal não deixa de ser interessante, além do navio ser excelente, vc passará por dois lugares que eu adoro e recomendo muito: Atenas e Ephesus, que é uma das sete maravilhas do mundo antigo!

Messina não fica nada a dever aos outros portos, e Chania, bem, deve ser um local no mínimo exótico!

Entre as 2 opções, ficaria com o cruzeiro da Royal, mesmo que tivesse que abdicar de Mikonos e Santorini.

Vc chegou a ver os cruzeiros da Celebrity, da Princess e da Holland? São ótimas companhias de cruzeiros também!

Os 2 navios que vc viu e que está considerando reservar saem de qual porto?

A ideia de juntar o navio com o roteiro de carro pela Itália é excelente! Qual região da Itália vc pretende fazer?

Abraços!

flpabreu Mensagens: 8
Ter Jan 11, 2011 11:48 am
Em função do próprio navio e e do tempo das paradas eu já estava pendendo para o Navigator of the Seas, agora com a informação de vocês sobre a MSC e Costa estou excluindo definitivamente as opções dessas duas empresas.

Eu olhei sim os cruzeiros da Celebrity, da Princess e da Holland. Num primeiro momento havia descartado essas empresas por só apenas ter encontrado cruzeiros de mais de 10 dias e acreditar que seria muito tempo para passar dentro de um mesmo lugar. Agora com suas dicas e tudo que li estou revendo minha posição, acreditando que com um bom roteiro e paradas adequadas para descer do navio e conhecer bem os lugares a viagem pode se tornar bem dinâmica na medida da necessidade.

Penso que para uma lua-de-mel o roteiro ideal reúne conhecer lugares novos, românticos e também ter tempo para descansar e curtir um ao outro, ou seja, sem correrias mas com atividades suficientes para tornar a viagem inesquecível.

Adicionamente à opção do Navigator of the Seas com 7 dias saindo de Roma (Civitavecchia), encontrei duas outras opções com mais dias:

- Celebrity Equinox (10 noites - 08/jul): 1.Rome (Civitavecchia), 2.Messina 3.At sea, 4.Athens (Piraeus), 5.Ephesus (Kusadasi), 6.Rhodes, 7.Mykonos, 8.Santorini, 9.At sea, 10.Naples/Capri, 11.Rome (Civitavecchia).

- Princess Star (12 noites - 05/jul): 1.Veneza (pernoite), 2. Veneza, 3.Dubrownik, 4.Corfu, 5.Katakolon (Olympia), 6.Athens (Piraeus), 7.Mykonos, 8.Ephesus (Kusadasi), 9.Rhodes, 10.Santorini, 11.At sea, 12.Naples/Capri, 13.Rome (Civitavecchia).

Quanto ao Celebrity Equinox o navio me parece muito bom, apesar de um pouco menor se comparado ao Navigator. Me preocupa um pouco o navio ser muito formal e com "frescuras", pois essa foi a sensação que fiquei com tudo que li. Escolhendo essa opção eu reduziria meu roteiro terrestre pela Itália, ficando apenas poucos dias em Roma antes do cruzeiro, e no máximo extendendo minha estada mais alguns dias na Costa Amalfitana, nesse caso alguém sabe se seria possível encerrar o cruzeiro e descer do navio em Napoles?

Já o Princess Star tem um roteiro excepcional com a possibilidade de início em Veneza e fim em Roma, possibilitando passar por mais 2 lugares nas pontas da viagem, porém como já dito por você em outro tópico achei o preço da Princess bem salgado.

Já tive a oportunidae de ir 2 vezes para a Itália, portanto já conheço os principais pontos turisticos, mas minha noiva não. Decidindo pelo Navigator a idéia é ir para Costa Amalfitana (que ainda não conheço) antes do Cruzeiro, e após o cruzeiro ficar 2 ou 3 dias em Roma, e então retornar para Milão (nosso aeroporto de volta) passando pela região de Chianti na Toscana, Florença e Pisa (mais uns 4 dias nessa rota). Veneza ficaria fora por estar mais afastada.

Flávio
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 11, 2011 5:11 pm
O Navigator of the Seas para mim é excelente. Recomendo! O "irmão" dele virá ao Brasil este ano, que é o Mariner of the Seas.
Só não gostei da parada em Messina. Não havia nada de interessante por lá.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Jan 12, 2011 2:33 am
Flávio, acho que estamos numa encruzilhada rs. Todos os roteiros escolhidos por vc têm seus prós e contras, difícil escolher. Vou tentar te ajudar:

Se fosse única e exclusivamente pelo roteiro, não pensaria duas vezes antes de escolher o roteiro da Princess. Apesar de ter um roteiro bem parecido com o Equinox, ele tem um plus, que é a saída de Veneza, um espetáculo que ficará para sempre na memória. Com o navio pernoitando em Veneza, vc terá tempo para conhecer ao menos os principais pontos da cidade, caso não fique hospedado nela antes do início do cruzeiro! Recomendo muito os navios da Princess, caso o preço não seja o principal fator na escolha do roteiro, sugiro que vc invista neste cruzeiro. Mas avalie bem a questão dos gastos, caso for pesar muito no bolso, os outros roteiros também são excelentes!

Os navios da Celebrity parecem meio sisudos à primeira vista, mas vou te dizer que essa é uma das minhas companhias de cruzeiros preferida. Para um cruzeiro de lua-de-mel, em que tudo que o casal mais quer é sossego e privacidade, os navios das Celebrity se encaixam perfeitamente. E a comida da Celebrity é a melhor de todas as companhias de cruzeiros! Esta seria minha segunda opção sem pesar o preço, pois o roteiro também é muito bom!

Ainda não conheço a nova classe da navios da Celebrity, formada pelo Solstice, Equinox e por um outro navio cujo nome me foge agora. Mas, pelo que já ouvi falar, são navios super modernos, com decoração espetacular. Os navios da Celebrity são, sim, mais sofisticados e mais formais, mas não é nada afetado, garanto que vc se sentirá muito à vontade durante todo o cruzeiro.

O que me incomodou particularmente nesta nova classe de navios da Celebrity é que, ao ver as plantas dos navios, vi que eles diminuíram a área comum para encher o navio de restaurantes pagos. Mas não creio que isso seja motivo suficiente para desistir de um cruzeiro em um desses navios.

Quanto ao fato do navio ser menor, não se preocupe quanto a isso. Navio grande não significa necessariamente navio bom. Muitos dos melhores navios do mundo, inclusive, são menores do que a média. Navio menores são mais privativos, mais familares, e em alguns casos até mesmo mais confortáveis. Claro que eles não têm a mesma variedade de opções e de entretenimento do que estes mega-navios, mas, em um roteiro como estes pelo Mediterrâneo, com paradas quase todos os dias, não creio que vc e sua esposa se sentirão entediados.

O roteiro do Navigator, por fim, continua sendo uma boa opção, com a vantagem de que, neste caso, vc pode percorrer mais a Itália de carro. Esta opinião que vou dar é muito particular, mas, considerando que vc já foi à Itália duas vezes e está com muita vontade de fazer um cruzeiro, acho que o mais interessante seria pegar o cruzeiro da Celebrity ou da Princess, assim vc conheceria mais lugares novos, e faria uma viagem de sonho.

De qualquer maneira, estas 3 opções são válidas. Minha ordem, pesando a questão do custo-benefício, seria: 1- Equinox, 2- Princess Star, 3 - Navigator. Elaborei essa ordem pensando na questão do preço e do roteiro do navio.

Não sei se vc pode descer em Nápoles, geralmente, é possível fazer isso, desde que o porto tenha estrutura para embarque e desembarque de passageiros, o que é o caso de Napoli. Mas recomendo que vc entre em contato com sua agência de turismo, ou com a Nascimento Turismo (representante da Celebrity no Brasil) ou com o próprio site da Celebrity, para se certificar disso.

A Costa Amalfitana é show de bola, recomendo muito!

Fique seguro com qualquer das 3 opções que vc escolher Flavio, todas elas são muito boas!

Abraços!





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio